A Liderança Servidora
Por: mayarabello • 19/5/2021 • Trabalho acadêmico • 3.958 Palavras (16 Páginas) • 176 Visualizações
1
OS IMPACTOS POSITIVOS DE UMA LIDERANÇA SERVIDORA NO ÂMBITO
ORGANIZACIONAL: CAMINHOS DE REFLEXÃO
Mayara de Farias Bello Tesch
RESUMO:
A liderança é um tema que estimula muitos estudos; suas descrições, atribuições, perfis e comportamentos, são capazes de elaborar diversas pesquisas e curiosidades. Todas as suas apresentações podem ser desenvolvidas, aprimoradas e vislumbradas em diversas organizações humanas, sendo empresarias, religiosas, escolares, entre diversas outras. O estudo da liderança servidora traz à evidência um perfil de líder que destaca uma posição de servir em sua convivência com seus liderados. A partir destas considerações, o presente artigo procura entender os impactos de uma liderança servidora no âmbito organizacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa. Certifica-se que são favoráveis e benéficos os impactos causados pela liderança servidora nas organizações, pois são notórias a motivação, disposição e inspiração de seus membros ao perceber que as prioridades do líder servidor estão em proporcionar o bem estar profissional e pessoal de seus liderados e não a busca incessante por resultados e cobranças, entendendo que a capacidade de liderar está na capacidade de liderar.
PALAVRAS-CHAVE: Liderança; Liderança Servidora; Servir.
INTRODUÇÃO
A liderança é uma das temáticas mais estudadas e investigadas no comportamento organizacional e também em pesquisas relacionadas no âmbito da administração. Nota-se, que sendo um tema de destaque, existe uma grande tentativa no campo acadêmico de descrever as características de um líder. Entretanto, com todas as mudanças nos hábitos pessoais, economia, política e tecnológicas, ainda existem questionamentos da melhor forma de exercer a liderança.
A Liderança Servidora é considera uma forma inovadora e mais recente de
liderar no mundo organizacional. Esse é um modelo, o qual o líder se coloca a serviço de seus liderados, desconstruindo a imagem de que o líder está no topo da cadeia, e que precisa ser servido.
1
2
Sendo um tema significativo e inspirador, este estudo consiste em
compreender as consequências de uma liderança servidora no ambiente organizacional. A questão que norteará o artigo será: Quais os impactos da liderança servidora nas organizações?
O estudo visa apresentar os pontos positivos da liderança servidora, a qual
entende que, a capacidade de liderar bem, está totalmente ligada a capacidade de servir, trazendo a reflexão à importância com a equipe e liderados, conseguindo através do serviço alinhar a visão, expectativas e resultados.
Diante da relevância da liderança servidora não só para o mundo corporativo
como para a gestão relações humanas, que se dá tanto nas organizações, como em muitos âmbitos da sociedade, onde se pode entender que todos ganham quando não se busca apenas pelos interesses individuais e sim o bem em favor de todos que estamos cercados. Mesmo sendo percebido o interesse dos estudos para com o tema liderança, ainda são encontrados poucos a cerca da liderança servidora, sendo considerado um assunto inovador e contemporâneo.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa envolvendo uma revisão narrativa da literatura, caminho apropriado para descrever e discutir o desenvolvimento ou o “estado da arte” de um determinado assunto, sob o ponto de vista teórico ou conceitual. Em outras palavras, trata-se de textos que constituem a análise da literatura científica na interpretação e análise crítica do autor que podem contribuir no debate de determinadas temáticas, levantando questões e colaborando na aquisição e atualização do conhecimento em curto espaço de tempo (ROTHER, 2007). Para apresentação dos resultados o artigo foi estruturado a partir dos descritores Liderança, Liderança Servidora e Liderança Servidora nas Organizações.[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
Liderança: conceito, significado e aplicações.
O tema liderança gera grande interesse, tanto nos estudos das academias como nas empresas, porém continua sendo complexo diante das diversas tentativas
de conceituação.
2
3
Por sua vez, Johann (2013) define liderança como:
Um processo de interação entre as pessoas que conduz à busca de resultados efetivos e socialmente relevantes, obtido junto a vários públicos, da organização, como clientes, os funcionários, os acionistas, os fornecedores, o meio ambiente e a comunidade. (JOHANN, 2013, p.106)
Robbins (2005) destaca que liderança é a capacidade de influenciar um grupo
para que juntos alcance os mesmos objetivos e Hunter (2006) afirma que liderar diz respeito ao carisma e poder de encantar e envolver as pessoas, conseguindo assim, adornar os corações, mente, espírito, criatividade e a eficácia a serviço de um objetivo.
A respeito do líder Bergamini (2008) afirma que, a intenção de todo ajuntamento de pessoas tenho o propósito de satisfazer as necessidades de seus integrantes. Sendo que nestes grupos, destaca-se a relevância de ter alguém que direcione, seja guardião de uma visão e que consiga fazer o encaminhamento de todos para o alcance de um propósito em comum. Esta figura pode ser denominada de líder.
...