A MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Por: nei1408 • 26/4/2015 • Artigo • 2.397 Palavras (10 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
3 MÉTODOS QUANTITATIVOS 6
4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 9
5 CONCLUSÃO 10
6 REFERÊNCIAS 11
- INTRODUÇÃO
O Objetivo deste trabalho é mostrar como os gestores de uma empresa, independente de seu porte devem direcionar seus esforços para entender a utilizar os talentos humanos na empresa, Assim tornando-se mais competitiva.
Podemos perceber que a Harmonia entre as pessoas, tornou-se um dos diferenciais competitivos para que a empresa possa responder às necessidades atuais e futuras de se manter competitiva num mercado cada vez mais exigente.
É necessário criar e manter um clima organizacional, saudável, cuidando das pessoas e do ambiente de trabalho.
Os valores éticos interferem nos conflitos e no clima de convivência porque estão relacionados com as intenções e evidenciados por meio das atitudes e comportamento de cada pessoa.
Buscar o aperfeiçoamento de suas competências em prol do diferencial competitivo para seu negócio é uma base para que a empresa possa se fortalecer dentro da comunidade que está atuante.
- MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
O minimercado Morari foi fundado em Guaíba no ano de 2004 pelo senhor Marcio Morari, no bairro Moradas da Colina, Guaíba/RS. Além de seu sócio, Sr. Marcio conta com a ajuda de 1 funcionário.
No início o Minimercado vendia apenas produtos de 1ª necessidade, como Alimentos e Higiene e Limpeza, mas com o passar dos anos, observando o padrão dos clientes e a procura por outros produtos que ainda não comercializava, adotou a uma estratégia simples, mas que deu certo Começou aos poucos a adequar novos produtos e passou a controlar a quantidade que comprava e o que vendia. Assim controlando seu estoque.
Sabia que seu negócio estava dando certo, pois a clientela havia aumentado consideravelmente, então passou a controlar suas despesas, impostos, água, luz, pagamento de empregados, fornecedores.
A empresa é informatizada e implantou um sistema de gestão onde consegue controlar tudo em tempo hábil, os produtos que comercializa são os mais variados, Sendo que a preferencia é para gêneros alimentícios, higiene pessoal, material escolar, bebidas e carnes, também fornecendo o serviço de venda de crédito para todas as operadoras de telefonia. Quando a Inflação aumenta os preços das mercadorias acabam subindo, fazendo os clientes optarem por marcas similares.
Por funcionar também aos domingos a comunidade fica satisfeita em saber que pode comprar em qualquer dia da semana com comodidade e bom atendimento.
A faixa etária de idade de seus clientes é de 10 a 40 anos, a maioria homens pertencentes à classe media, grande parte acompanhadas de suas esposas e filhos, o motivo é que o minimercado fica em um ponto favorecido pelo número de estudantes que passam por ali Diariamente e entram para fazer compras Rápidas como uma borracha, caneta, ou biscoitos e salgadinhos. O minimercado tem mais movimento no horário da manhã por volta das 08h00min quando abre e por volta do 12h30min.
Os clientes escolhem a forma de pagamento, que pode ser em dinheiro, cartão de crédito e débito ou ainda com cartão de alimentação.
O gasto médio dos clientes é em torno de R$ 5,00, sua média de vendas é R$ 650,00 por dia, obviamente aumenta nos finais de semana.
O aumento de preço é controlado de acordo com os fornecedores, a cotação do mercado e a inflação. A forma de pagamento aos fornecedores é dinheiro ou boleto bancário, mas não deixa de fazer comparativo de preço e escolher o melhor preço, mas que atenda às expectativas da empresa. O mesmo vive um momento de equilíbrio, atendendo a demanda e ofertando produtos com variedade de preço e de marcas, satisfazendo assim a comunidade. Mas não fica desatento aos concorrentes que fazem propaganda o tempo todo, mas sem grandes rivalidades.
A empresa adotou a política pública do Simples Nacional, o simples é uma forma simplificada e englobada de recolhimento de tributos e contribuições, tendo como base de apuração a receita bruta.
- Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, Indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.
- Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.
Diferenciando microeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo de modo geral.
- MÉTODOS QUANTITATIVOS
Quando se lê algo na mídia sobre questões de gestão empresarial, é comum se deparar com técnicas de pesquisas elaboradas para melhor compreendimento e gestão. Uma metodologia muito utilizada é o método quantitativo.
...