A MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Por: thatii • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.941 Palavras (16 Páginas) • 311 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Seabra
2014
THATIANE REIS SILVA
ESTRUTURA DE MERCADO NO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos, ética política e sociedade.
Prof: Alex Jordao de Oliveira
Seabra
2014
SUMÁRIO
1. Introdução............................................................................................... 4
2 Microeconomia e Macroeconomia ...........................................................5
2.1 Inflação de Custo ....................................................................................8
2.2Inflação de Demanda ..............................................................................8
2.3 Inflação Inercial.......................................................................................8
3 Métodos Quantitativos...............................................................................9
3.1 Números e Índices ...................................................................................12
4 Ética, Política e Sociedade...........................................................................13
5 Conclusão....................................................................................................16
6 Referências.................................................................................................17
1INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma clara e objetiva. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um administrador competente. Em relação à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas sobre, o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões no ambiente organizacional. E aquele capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim um gestor bem sucedido. A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida apartir de um modelo voltado para conquista de consumidores.
2MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários á sobrevivência e à qualidade de vida. Para explicar melhor a economia ela se dividiu em dois grandes blocos a microeconomia e a macroeconomia.
A Microeconomia economia atua no âmbito dos consumidores ou das empresas. Lida com as preferências dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas. Também lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, e com a quantidade do bem que a indústria deve ofertar. Trata-se do estudo dos monopólios, oligopólios, monopólios e concorrência perfeita. Na microeconomia é possível o desenvolvimento de modelos de fenômenos sociais simplificados, o que pode ser útil antes de se lançar um produto novo no mercado. A Microeconomia está mais relacionada à economia da empresa e ela estuda oferta, demanda o equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado, teoria da firma e a teoria do consumidor.
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos tais como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
Oferta refere-se às várias quantidades de bens e serviços que os empresários desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. A função de oferta mostra uma correlação direta entre a quantidade ofertada de um produto e seu nível de preços.
Quando ocorre um excesso de ofertas (um maior número de produtos à venda do que de consumidores para consumi-los), os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda (muitos consumidores para comprar um número pequeno de determinado produto), os consumidores estarão dispostos a pagarem mais caro pelos produtos escassos. Assim, existe uma tendência ao equilíbrio, não existindo pressões para alterar preços e os planos dos compradores são consistentes com os planos dos vendedores, e não existem filas ou estoques não planeados nas empresas. Quando a quantidade demandada de um bem é igual á quantidade ofertada,temos o chamado equilíbrio de mercado, mas a oferta sempre será um pouco maior que a demanda.
Podemos classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e serviços da seguinte forma:
Concorrência Perfeita – é uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente,consegue afetar opreço. Alémdisso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos.
Monopólio – é uma situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tenha substitutos próximos: economia das empresas-UVB.
Concorrência Monopolista – é uma situação de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos entre si;
Oligopólio – é uma situação de mercado em que um pequeno número de firmas domina o mercado, controlando a oferta de um produto que pode ser homogêneo ou diferenciado.
A teoria da firma ou teoria de empresa são organizações que produzem e vendem bens e serviços, que contratam e utilizam fatores de produção, que podem ser classificados em primárias ou secundárias.Segundo essa teoria, as firmas trabalham com o lado da oferta de mercado, ou seja, com os produtos que vão oferecer aos consumidores, como bens e serviços produzidos. As firmas são de extrema importância para os mercados, pois reúnem o capital e o trabalho para realizar a produção e são as responsáveis por agregar valor às matérias-primas utilizadas nesse processo, com uso de tecnologia. As empresas produzem conforme a demanda do mercado e a oferta é ajustada por aqueles que estão dispostos a consumir.
...