A Macroeconomia e Microeconomia
Por: diene.993 • 15/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
MICROECONOMIA, MACROECONOMIA E SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA
DIENE FERREIRA DOS SANTOS N188GJ-4
SÃO PAULO
ABRIL - 2017
DIENE FERREIRA DOS SANTOS
MICROECONOMIA, MACROECONOMIA E SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA
Trabalho apresentado ao Professor: NORBERTO FERREIRA DE SOUZA
Da disciplina ECONOMIA E NEGÓCIOS
Da turma AD1Q33, turno NOTURNO
Do curso de ADMINISTRAÇÃO 1ºSEMESTRE
UNIP – Universidade Paulista
São Paulo - 04/04/2017
SUMÁRIO
1-Introdução p.4
2-Microeconomia p.5
3- Conceito coeteris paribus p.5
4-Conceito do princípio da racionalidade p.5
5-Principais agentes econômicos p.5
6- Teoria de demanda p.6
7- Curva da demanda p.6
8- Bem substitutivo p.6
9- Bem complementar p.7
10- Teoria da oferta p.7
11- Equilíbrio de Mercado p.7
12- Macroeconomia p.8
13- Conclusão p.10
14- Bibliografia p.11
1-Introdução
(Macroeconomia e Microeconomia)
A economia estuda como as pessoas decidem usar os recursos para satisfazer vários desejos. Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.
Mas porque ela se divide em Microeconomia e Macroeconomia? Enquanto a Macroeconomia tem uma visão global a Microeconomia é mais especifica, trata do comportamento individual.
2-Microeconomia
Trabalha analisando mercados específicos, ou seja, a Microeconomia analisa os mercados específicos como exemplo mercado de açúcar, automóveis, magazines, as diferenças entre salários das mulheres e homens etc. Analisa tudo minuciosamente com maior riqueza de detalhes,
3-Conceito coeteris paribus
Conceito latim que significa, tudo mais permanece o mesmo, ou seja, quando estamos analisando um mercado especifico, as variáveis que devemos considerar é oferta e demanda, todas as outras variáveis que implicam numa diferenciação do preço de um produto ou da disponibilidade dele, não será considerada, vamos sempre considerar que ela permanece o mesmo, então qualquer variável que possamos imaginar que possa implicar no preço ou na quantidade de um produto a ser disponibilizado, mas que não tenha haver com oferta ou demanda dele essas variáveis serão consideradas as mesmas.
4-Conceito do princípio da racionalidade
Todo o agente produtor vai sempre buscar maximizar seus lucros, se ele puder lucrar mais ele vai buscar esta maneira de lucrar mais.
5-Principais agentes econômicos:
Empresas/Agentes Produtores: que são os que produzem bem ou disponibilizam, ofertam serviços e os agentes consumidores que são responsáveis pela oferta, e tem como objetivo maximizar seus lucros;
Famílias/Agentes consumidores: tem o objetivo de satisfazer suas necessidades, são responsáveis pela demanda.
Governo: objetivo de fornecer o mínimo básico, ampliar o bem-estar social.
6-Teoria de demanda
Demanda é o desejo de efetuar uma compra, desejo de adquirir um bem, produto, não é sinônimo de comprar, e sim de desejo, impulso, analisa os motivos que levam o consumidor a escolher um determinado produto ao invés de outro, usualmente leva-se em consideração 4 fatores: preço produtos, preço produtos concorrentes, renda consumidor e a preferência ou gosto do consumidor para o tipo do produto.
7-Curva da demanda
Numa situação de curva decrescente, quando o preço está muito alto, a disposição do consumidor de comprar, ou seja a demanda dele será numa quantidade menor de produtos, quanto mais este preço vai diminuindo maior será a quantidade de produtos que ele vai adquirir, isso significa que um preço baixo motiva o consumidor a comprar mais, quanto mais baixo o preço tiver , mais ele vai querer comprar uma quantidade maior de produto, neste caso a motivação é o menor preço para satisfazer suas necessidades.
8-Bem substitutivo
Aquele que substitui o produto que estamos analisando, por exemplo, um refringente de cola, ou você compra Coca Cola ou você compra Pepsi. Quanto menor o preço do bem substitutivo (Pepsi) menor vai ser a quantidade do bem original (Coca Cola) a ser comprado. Se o preço do bem substitutivo aumenta, maior vai ser a quantidade do bem original ser comprado.
9-Bem complementar
Produto que acompanha outro produto, se complementam, por exemplo feijão (original), e arroz (complementar), imagine que o produto complementar aumente o preço, quanto menor o preço do bem complementar, maior é a quantidade do produto original que é motivado ao consumidor comprar, se o preço do produto complementar aumenta, acontece que a quantidade do produto original reduz.
10-Teoria da oferta
Tudo aquilo que o agente produtor quer vender, disponibilizado no mercado. Quanto menor for o preço, menor vai ser a quantidade que o agente produtor é motivado a vender, à medida que o preço aumenta, maior vai ser a motivação do agente produtor em vender. Levamos em consideração três fatores que alteram a curva de oferta:
A oferta de um produto, depende do preço deste produto, quanto maior for o preço, maior vai ser a motivação do agente produtor vender.
Custo de produção: se o custo aumenta a lucratividade diminui, se o custo de produção diminui a lucratividade vai aumentar.
...