A Meta - Eliyahu Goldratt
Por: Z0025acw • 24/5/2015 • Monografia • 523 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
Resumo Capítulos 33 a 40 – A Meta
Capítulo 33
Após Alex descobrir que precisava arrumar uma forma de persuadir outras pessoas, teve como seu primeiro e mais importante alvo, convencer a Lou para ser seu novo companheiro de trabalho, os outros membros da equipe também são promovidos e Alex abre espaço para que cada um deles exponham seus sonhos, desejos e o que aprenderam com a experiência desses últimos turbulentos meses.
Capítulo 34
Alex recebeu grandes conselhos de Julie e com isso se Reuniu com sua equipe antes de sair da fábrica, eles discutiram sobre a melhor maneira de se conseguir coletar dados de uma empresa, como conhecer a empresa, e chegaram à conclusão que os relatórios e todos os levantamentos de dados não funcionam muito bem na prática, é preciso explorar essa questão.
Capítulo 35
A Reunião continuou em outra data, começou com a história da criação da tabela periódica de Medeleyev e o foco central da reunião era organizar as informações e encontrar uma ordem intrínseca, pré-definida. Seria uma poderosa ferramenta de gerenciamento, mas até então inexistente.
Capítulo 36
Alex e seu pessoal se reúnem para discutir um sistema que faça com que a empresa continue crescendo e ganhando dinheiro. E após a apresentação de diversos pontos de vista, eles mostraram um processo com cinco etapas:
- IDENTIFICAR as restrições do sistema.
- DECIDIR como EXPLORAR as restrições do sistema.
- SUBORDINAR o resto à decisão anterior.
- ELEVAR as restrições
- Se, nas etapas anteriores, mudar alguma restrição, volte ao primeiro passo, mas não permita que a INÉRCIA gere uma restrição no sistema.
Capítulo 37
Continua a reunião, e apesar do plano que traçaram, ainda há melhorias a fazer, pois apesar de se analisar uma restrição, ela mudará de condição a cada vez que é alterada. Alex tem uma ideia que pode ajudar e decide fazer contato com o departamento de marketing.
Capítulo 38
Em uma conversa com os responsáveis pelo departamento de marketing, Alex expõe seus planos, a fábrica estava trabalhando com 20% de tempo ocioso, se conseguissem mais encomendas poderiam encaixar nesse tempo ocioso, aumentando a produtividade sem aumentar todos os custos, apenas o material, assim teriam um grande aumento no lucro e trabalhariam com 100% da capacidade. A ideia foi aceita e confirmaram uma encomenda para a França.
Capítulo 39
Mais uma vez a fábrica começa ter problemas, o excesso de pedidos gerou atraso na entrega de várias encomendas, prejudicando o marketing e também os custos da empresa, que teve de arcar com horas extras a mais do que o volume esperado. O problema era simples, apesar do aumento de encomendas não se descompensou o inventário, fazendo com que algumas maquinas em dado momento ficassem ociosas enquanto outras estavam sobrecarregadas.
Capítulo 40
Alex toma posse da gerencia da organização e procura estabelecer as diretrizes para essa nova fase, consideradas as dificuldades que a organização vem passando, a tarefa não se mostra fácil. Uma das grandes dificuldades que se encontra são as políticas internas ultrapassadas, essas se demonstram ser as grandes restrições do momento. Alex tem agora um grande novo desafio pela frente, ocupando sua nova posição precisa encontrar resposta para três novas perguntas essenciais: o que mudar? para o que mudar? e como motivar para mudar?
...