A NATUREZA DO PROJETO E O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO
Por: gabivalen • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.567 Palavras (7 Páginas) • 294 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE PROJETOS
ANA PAULA DE MELO ÂNGELO – 4200050361
GABRIELA GUEDES DA SILVA – 4200050363
LUCAS ALEXANDRE DELFINO BRITO – 4211807778
MARCELO SOARES NASCIMENTO – 4200050378
RENATA MARQUES TORRES – 0000024662
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS (ATPS) – ETAPA 1
PROFESSOR GERSON CROCIATI
GUARULHOS
2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE PROJETOS
ANA PAULA DE MELO ÂNGELO – 4200050361
GABRIELA GUEDES DA SILVA – 4200050363
LUCAS ALEXANDRE DELFINO BRITO – 4211807778
MARCELO SOARES NASCIMENTO – 4200050378
RENATA MARQUES TORRES – 0000024662
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS) – ETAPA 1
Atividades Práticas Supervisionadas, etapa 1, apresentada ao Curso de Administração na Faculdade Anhanguera Educacional, sob orientação do Professor Gerson Crociati.
GUARULHOS
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ETAPA 1 – A NATUREZA DO PROJETO E O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que o projeto é uma tarefa que possui início, meio e fim. Contudo, percebe-se a existência de uma grande dificuldade enfrentada principalmente pelas empresas que trabalham por projeto, na forma como realizam a sua gestão.
Desta forma, a ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) irá abordar a definição de projeto, sua natureza e seu gerenciamento, que contribuirão para a elaboração de um projeto de social a ser desenvolvido pela equipe que será apresentado na unidade da instituição de ensino. Nesta etapa será iniciado o projeto, contendo as informações iniciais do mesmo.
ETAPA 1 – A NATUREZA DO PROJETO E O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO
Um projeto pode ser definido como uma atividade única em diversos aspectos seja no produto ou serviço que entrega, no cliente do projeto, quem participa do mesmo, entre outros fatores. Ele se diferencia de atividades cíclicas e rotineiras, pois tem um objetivo claro e preciso que, quando alcançado, representa o término do projeto. Isto é, um projeto tem começo, meio e fim.
Projeto, para Kerzner (2006), “trata-se de um empreendimento com objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade. Além disso, projetos são, em geral, considerados atividades exclusivas em uma empresa”.
Por exemplo, a confecção de um plano de negócios para a criação de um produto ou serviço pode ser considerado um projeto, pois há um objetivo definido: desenvolver tal documento para atrair investidores com as informações colhidas para iniciar um novo negócio. Porém, o conteúdo desse documento não será considerado como tal, pois um negócio, em regra, é feito para que sobreviva por muito tempo.
Os projetos permitem que a empresa alcance suas metas estratégicas e consequentemente seus resultados esperados.
Gerenciar um projeto é utilizar-se de conhecimentos, técnicas e habilidades para assegurar o sucesso do mesmo. Envolve os processos de planejamento, execução e controle do projeto, desde o início ao seu término.
A gestão de projetos pode ser definida como o planejamento, a programação e o controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seus objetivos com êxito, para benefício dos participantes do projeto. [...] A gestão de projetos transformou-se em um campo de treinamento para futuros administradores gerais que serão capazes de tomar decisões empresariais globais. (Kerzner, 2006, p. 15-16).
O Project Management Institute (PMI) reuniu as principais práticas de gestão de projetos utilizadas mundialmente em projetos distintos em uma publicação intitulada PMBOK, Project Management Body of Knowledge. Sendo aceito como padrão mundial para a aplicação em projetos de diferentes tipos tamanhos, contém vários processos de trabalho a utilizar nas cinco fases do projeto: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização. Assim, é proposto que com essas técnicas, o projeto será entregue no prazo atingindo o seu objetivo e com o custo estipulado.
O PMI organizou estes processos em nove áreas de conhecimento, sendo elas a gestão do escopo, a gestão de custos, o gerenciamento de riscos, a gestão integrada do projeto, a gestão de prazo, a gestão de recursos humanos, a gestão da qualidade, a gestão da comunicação e a gestão das aquisições (procurement). Assim como há técnicas para execução de atividades dentro do gerenciamento de processos, há ferramentas adequadas para auxiliar na tarefa, como o Microsoft Project, sendo de extrema importância ter certa cautela ao ser utilizadas, pois mesmo que haja uma certa sofisticação nestes softwares de apoio, se não houver um conhecimento teórico capaz de utilizar todo o potencial do mesmo, pode ocorrer o risco de extrair informações inúteis que foram inseridas desnecessariamente. Algumas das técnicas de gestão de projetos nem precisam de tamanha sofisticação. Por exemplo, segundo o autor, a definição da estrutura analítica do projeto pode ser feito com um flip chart ao invés de utilizar softwares para isso.
Por último, é lembrado que em um projeto são envolvidas pessoas nas quais precisam lidar todo o tempo, como a equipe, os clientes, fornecedores entre outros nos quais o gestor de projetos precisa de habilidades superiores ao uso de programas de computador, como as habilidades interpessoais.
INFORMAÇÕES INICIAIS DO PROJETO
- Dados de Identificação
- – Titulo do projeto: Crescendo com a família
Projeto iniciado em Março de 2014, com o foco na Oficina de Geração de Renda que trabalha com a construção de artesanatos sustentáveis.
O objetivo deste projeto, que atende até 40 participantes, é tratar o autocuidado e a inserção social de pessoas sem usufruto dos seus direitos, e sem qualidade de vida, além de incentivar o retorno ao mercado de trabalho formal ou autônomo.
...