A Negociação
Por: guvecchi • 10/10/2019 • Trabalho acadêmico • 823 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
Introdução
Desde a categoria de base, Neymar sempre foi rondado por grandes clubes do futebol europeu, quase acertando de forma precoce sua transferência junto ao Real Madrid, quando tinha apenas 15 anos. O negócio acabou não acontecendo e ele tornou profissional, ganhou quase todos os títulos possíveis com a camisa do Santos. Até que em maio de 2013, após meses de novelas e cifras milionárias em jogo, o atleta foi contratado pelo Barcelona por 57 milhões de euros. e em maio de 2013, ele foi
Os números e a data do acordo sempre foram contestados. Uma vez que ninguém sabe definir até hoje se esses valores estão corretos ou até mesmo se ele foi contratado em 2013, muitos dizem que ele já havia firmado acordo em 2011, antes da final onde os dois clubes envolvidos se enfrentaram na final do mundial de clubes.
Em dezembro de 2013, Jordi Cases, sócio do Barcelona, entrou na justiça para exigir esclarecimentos da negociação. Logo após, em janeiro de 14, o jornal El Mundo, publicou detalhes do contrato, onde afirma que o jogador foi negociado por 95 milhões de euros. Onde que o Presidente, da época, Sandro Rosell renunciou ao cargo. Com isso, Cases decidiu retirar a ação com receio de prejudicar o clube na justiça.
definitivamente contratado pelo Barcelona por 57 milhões de euros.
O caso ficou conhecido como Neymargate, o escândalo sobre a transferência de Neymar do Santos ao Barcelona, em 2013., nome dado foi em alusão ao caso Watergate, escândalo político que levou a renúncia do Presidente Nixon.
Durante o período no clube, o atleta colecionou dribles, gols e títulos, mas também polêmicas. Grandes problemas com o fisco espanhol, fraude e desvio fiscal realizadas pelo seu próprio pai, Neymar da Silva Santos, no qual, embolsou grande fatia da transferência do jogador.
Síntese do Caso
- Escândalo da transferência do Neymar do Santos ao Barcelona, nomeado “Neymargate”;
- Desvio de grande parte da negociação;
- Valores destinados à empresas de Neymar da Silva Santos;
- Causou a Renúncia do Presidente do Barcelona Sandro Rosell;
- Negociado junto ao Paris Saint-Germain;
- Possibilidade de retorno ao clube catalão.
As partes envolvidas
- Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona
- Neymar da Silva Santos Junior
- Neymar da Silva Santos (Pai de Neymar)
- Fútbol Club Barcelona
- Santos Futebol Clube
- NR Sports (empresa do pai de Neymar)
Interesses
Os interesses das pessoas envolvidas em se beneficiar financeiramente foram colocados à frente dos interesses das próprias instituições – Santos e Barcelona, e até mesmo dos benefícios de que o atleta poderia proporcionar dentro de campo.
Opções
Algumas das opções que enriqueceram a negociação:
- Investimento no Instituto Neymar Jr;
- Dois amistosos: em Barcelona e, em Santos com toda a renda destinada ao time da santista;
- Bonificação em caso de ser finalista na premiação FIFA Ballon D’or.
Contexto
As análises dos ambientes dentro do contexto de toda a negociação foram as seguintes:
- Ambiente Externo: queda de popularidade mundial, falta de credibilidade na política dos clubes envolvidos, menor exploração comercial pelo atleta.
- Ambiente Interno: influência na performance do atleta dentro de campo, clima no elenco prejudicado, ausência de treinos e jogos importantes.
Batna
A melhor alternativa para a negociação, e posteriormente, investigação, o plano B, foi negociar Neymar junto ao PSG, tornando a contratação mais cara da história, vendido por 222 milhões de Euros. Com isso, foco do fisco espanhol foi diminuído ao Barcelona e voltado ao atleta. No qual constantemente tem sido alvo de investigações por parte da justiça espanhola.
...