A Negociação
Por: jessica.santos • 8/6/2015 • Artigo • 333 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
negociação (é basicamente fazer as propostas adequadamente e no momento certo, na hora certa), ter conhecimento do setor de atuação e visão de negócio para alcançar o máximo que se deseja na negociação.
1.3 – Qual é o papel do negociador neste processo?
No entendimento do grupo o negociador tem o papel criar a empatia para boa estratégia de negociação e a comunicação com eficiência. É a pessoa escolhida por um grupo organizacional a fim de ter as características necessárias para conduzir a negociação, ele vai dirigir o ritmo da negociação para se chegar através do uso das suas habilidades conseguir uma concessão do tipo “ganha-ganha”.
O negociador tem que conhecer muito bem os caminho a ser seguido para uma boa negociação, itens importantes como o tempo para fechar o negócio, os limites e até que ponto deve ir. Com essas informações em mãos, ele se sentirá mais confiante durante a negociação, sendo de extrema importância a escolha da pessoa certa, pois podendo trazer lucros ou prejuízos para a instituição. É importante lembrar que bom o negociador ter um “plano b” para um impasse caso fracasse em sua investida.
REFERÊNCIAS
BITTENCOURT, Francisco. O ato de negociar, reflexões sobre a preparação. Disponível
em: <http://www.institutomvc.com.br/costacurta/artFB_Ato_de_Negociar.htm>.
Acesso em: 01/06/13
CALDAS, Cícera das Dores de; SILVA, Glicério Fernandes da; PESSOA, Eliana.
Estilos de Negociadores: uma análise inicial. Disponível em:
<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/estilos-denegociadores-uma-analise-inicial/24850/>. Acesso em: 03/06/13
CANDELORO, Raúl. As 7 habilidades do bom negociador. Disponível em:
<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/as-7-habilidades-dobom-negociador/30384/>. Acesso em: 03/06/13
Definições de negociação. Disponível em:
<http://onegociador.com.br/biblioteca/archives/155>. Acesso em: 05/06/13
MARTINELLI, Dante P.; GUISI, Flávia A. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica. São Paulo: Saraiva, 2010.
ENRIQUEZ, E. Os desafios éticos nas organizações modernas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 6-17, abr./jun. 1997.
WELLS, B.; SPINKS, N. Ética, de cima para baixo. HSM Management, São Paulo, ano 2, n. 7, p. 142-146, mar./abr. 1998.
...