A Profissão Administração
Por: brenet • 6/4/2021 • Resenha • 1.733 Palavras (7 Páginas) • 103 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
BACHARELADO EM ADMINSITRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO COM PESSOAS I
BRENO DE ARAÚJO SILVA
PESQUISA SOBRE A PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR
TERESINA 2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
Regulamentação da profissão administração no Brasil 4
Especializações e funções do administrador 5
Habilidades que deve ter o administrador 6
Símbolo e cores da administração 7
Perfil do administrador 8
Referencias: 9
INTRODUÇÃO
Em busca de um maior conhecimento sobre o administrador, suas funções, áreas de atuação e regulamentação dessa profissão, foi feita a busca de informações em diferentes textos e com autores diferentes. O momento de sua regulamentação e a história por trás disso no Brasil, a forma como foi constituída o currículo escolar para a graduação do administrador, a busca pelo símbolo que o representasse, as cores, as áreas de atuação e quais habilidades deveriam conter o formando em administração.
Com o desenvolvimento e crescimento do Brasil, com a modernização e a indústria 4.0 surgindo, é necessário a busca de uma maior especialização e profissionalização, onde todo conhecimento e habilidade fara com que o administrador dentro da organização seja capaz de resolver todas as dificuldades, de gerir a equipe, pois as empresas são formadas por pessoas e a gerência de recursos sejam realizadas da melhor forma possível.
É necessário que o administrador seja capaz de obter todas essas habilidades e conhecimentos, onde vai saber como se portar como gestor, como perfil de liderança e que veste a camisa da empresa em busca dos melhores resultados, onde se qualifica e se especializa em áreas especificas para uma melhor realização da função.
Regulamentação da profissão administração no Brasil
Em 9 de setembro no ano de 1965 foi regulamentado no Brasil a profissão do Administrador certificada pela lei nº 4.769. O surgimento do ensino superior nesse período está ligado a expansão e o tipo de desenvolvimento econômico adotado após 1964, calcado na tendencia para a grande empresa. Nesse contexto, as empresas, equipadas com tecnologia complexa e com um crescente grau de burocratização, passam a requerer mão-de-obra de nível superior para poder lidar com a realidade.
A presente Lei, no seu artigo 3º, afirma que o exercício da profissão de Técnico em administração é privativo dos Bacharéis em Administração publica ou de Empresas, diplomados no Brasil, em cursos regulares de ensino superior, oficial, oficializado ou reconhecido, cujo currículo seja fixado pelo Conselho Federal de Educação, nos termos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que fixa as diretrizes e bases da educação no Brasil. Isso veio ampliar um vasto campo de trabalho para a profissão do Administrador.
Tem-se de superar certa tendencia atomística que decompõe o currículo em todos os elementos que poderá abranger, adicionados, depois, como matérias autônomas: é a tendencia prevalecendo ao longo da tradição educacional, a que se deve a excessiva densidade dos planos de estudo. Dentro dessa orientação, mais ou menos mecânica, torna-se impraticável a redução, salvo por processo igualmente mecânico que elimina, mutilando.
De acordo com o Parecer nº 307/66, o currículo mínimo do curso de administração, que habilita ao exercício da profissão de Técnico de administração, seria constituído das seguintes matérias: Matemática, Estatística, Contabilidade, Teoria da Economia , Economia Brasileira, Psicologia aplicada a Administração, Sociologia aplicada a Administração, Instituições de direito publico e privado (incluindo Noções de Ética administrativa), Legislação Social, Legislação Tributária, Teoria Geral da administração, Administração Financeira e Orçamento, Administração Pessoal, Administração de Material.
Além desse Elenco de matérias, tornava-se obrigatório o Direito Administrativo, ou Administração de Produção e Administração de Vendas, segundo a opção do aluno. Os alunos também tinham de realizar um estágio supervisionado de seis meses para obter o diploma.
Especializações e funções do administrador
Dentre as especializações do administrador, as de maiores buscas são Gestão de pessoas, Comunicação empresarial e marketing, Controladoria e finanças corporativas, Gestão estratégicas e de negócios, Inteligência de mercado, Liderança executiva empresarial, comércio exterior e logística, Gestão de crise e recuperação judicial, Gestão pública, Turismo e hospitalidade.
As principais áreas de atuação do administrador são: Gestão financeira, administração de gestão, o planejamento estratégico, marketing, logística e vendas.
Habilidades que deve ter o administrador
Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Para Katz existem 3 habilidades essenciais para o administrador:
HABILIDADES TECNICAS que envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. É o caso de habilidades em contabilidade, em programação de computador, engenharia etc. As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com “coisas”, como processos materiais ou objetos físicos e concretos.
HABILIDADES HUMANAS estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se a facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas.
HABILIDADES CONCEITUAIS envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalha com ideias e conceitos, teoria e abstrações. Um administrador com habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, como a organização se relaciona com seu ambiente, e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, como o raciocinar, com o diagnostico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.
...