A Remuneração Estratégica
Por: carolinapezzo • 3/9/2019 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
A remuneração sempre foi exaltada na questão de trabalho, mas de formas diferentes com o passar dos anos. Salários na antiguidade, já foram pagos com sal, vinho, e outros produtos nobres da época, até chegar nos dias de hoje.
E com a chegada dos anos modernos, era necessário e flexibilização das empresas, pois mudanças pairavam em torno destas. Trazendo assim novos benefícios no salário do trabalhador.
Com as grandes mudanças organizacionais, as empresas buscavam otimização, e assim surgiu a Remuneração Estratégica, sendo a era do conhecimento intensivo, onde as organizações se preocupam com a capacitação de seus colaboradores.
Buscando adequar os sistemas tradicionais de remuneração, esta começa a ser focada no indivíduo e não em seu cargo, levantando em conta a alta qualificação, e estimulando assim o trabalho em equipe, produtividade, para que a empresa consiga rapidez e flexibilidade nas tomadas de decisões.
A remuneração estratégica visa aumentar a motivação e produtividade dos colaboradores, atrelando assim com os objetivos da empresa a serem alcançados.
É uma ferramenta de vantagem competitiva, assim recompensar por habilidades e comportamentos, demonstra que a empresa está disposta a pagar pelo desempenho e capacitação.
Há 4 tipos de remuneração estratégica: Remuneração fixa: salário contratual; Remuneração variável: acompanha o desempenho da pessoa (comissão do vendedor, participação de resultados); Remuneração indireta: benefícios (13º salário) Recompensa social: premiações (destaque por algo, iniciativa), não representa valor monetário, mas sim um estímulo;
A remuneração estratégica vem sido utilizada pelas empresas atualmente, através dela os profissionais podem receber além de seus salários compensações financeiras pelo seu desempenho;
Há diferentes tipos de remuneração: Remuneração fixa, Remuneração variável, Remuneração indireta e Recompensa social. Dentro destas, há os elementos da remuneração estratégica: remuneração funcional, remuneração por habilidades, remuneração por competências, remuneração variável, salário indireto, fundos de pensão, participação acionária e alternativas criativas.
A recompensa social anda lado a lado na remuneração estratégica, a partir dela há a valorização do trabalhador, sensação de pertencimento, além da qualidade de vida no trabalho. Há dois tipos: Recompensa financeira e recompensa social.
Esta é um instrumento que potencializa a produtividade, motivação e agrega valor ao funcionário.
...