A Revolução Industrial
Por: jehduarte • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.017 Palavras (21 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1]
ATPS
Teoria da Administração
Prof. João Arenna
Ariane do Carmo waldez Sepulvedra RA: 7418638048
Daniela do Rosário Fernandes Lima RA: 8025764411
Elismarcia Sobral da Silva Dias RA.: 6664386334
Jéssica Cristina Duarte RA.: 6675390171
Marcela Soares Ceriali RA.: 6664386316
Maria Elizangela C. Souza RA: 726361625
ATPS – Atividades Práticas
Supervisionadas
Faculdade Anhanguera Educacional
Professor: João Arenna – Teoria da Administração
Rio Claro, 19 de Novembro de 2013.
Sumário:
1. Significado da palavra administração............................................................................4
- Quais foram às escolas de administração................................................................5
1.3 A Revolução Industrial...........................................................................................5
2. Reflexão do vídeo Rafinha e a Sociedade da Informação............................................6
3. Aplicações na Padaria ...................................................................................................7
4. Comparação sobre o vídeo Funcionário Gato e Funcionário Cachorro........................8
5. Melhora no desempenho da Padaria.............................................................................9
6. Implantação da Qualidade Total e as Normas ISSO 9000..........................................12
7. Ações de melhoria na Qualidade de Vida dos Funcionários......................................18
8. Ações Éticas e Responsabilidade Social.....................................................................19
Etapa 1 Passo 3 e 4
*A palavra Administração vem do Latim e significa direção, gerencia. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoal ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Na história da administração sobressaíram quatro escolas de quatro períodos diferentes das quais são:
Escola Clássica: É uma escola de pensamento administrativo, projetada por Henri Fayol, na década de 1910. Usava de um processo produtivo eficiente no modo burocrático de organizações e combatia no desperdício em toda sua linha produtiva.
Escola Neoclássica: É o nome dado ao conjunto de teorias que surgiram na década de 1950, que propõe abordagens clássicas da administração.
Tinha um sistema organizacional que usava de estratégia com muita eficácia, havia uma qualidade administrativa que usava o sistema Toyota de produção, sem margem de erros.
Escola Comportamental: A teoria comportamental surgiu no final da década de 1940. Herbert Alexander Simon. Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris são autores importantíssimos desta teoria.
Essa teoria foi aberta pelos Filósofos da Grécia que tentaram entender as pessoas, procurando entender as suas necessidades.
Suas ideias principais são; liderança, motivação, cultura organizacional, diferenças individuais, éticas e responsabilidade social.
Pensamento Sistêmico: Algo constituído por um conjunto de partes ou elementos que são coordenados entre si funcionam como estrutura organizada e se influenciam mutuamente. Nas organizações em geral estes elementos podem ser diferentes departamentos, processos, funções, etc.
O pensamento sistêmico é um campo de visão ampliado, são poucas pessoas que tem essa visão e que possam lidar com sistemas complexos, “linha de montagem, cadeia de suprimentos, gerenciamento de projetos”.
Esse pensamento é uma forma de entender e manejar a complexibilidade, sempre tendo limites e sabendo dominar a ferramenta sistêmica.
*A revolução Industrial
Teve inicio no século XVIII, na Inglaterra. Foi a Inglaterra que saiu na frente no processo de revolução industrial. Ela possuía grandes reservas de carvão mineral, a principal fonte de energia para a movimentação das maquinas e das locomotivas á vapor, também eles possuíam grandes reservas de minério de ferro, (a principal matéria-prima utilizada neste período).
Esta mudança do processo produtivo teve desdobramentos não só econômicos, mas culturais, políticos e principalmente sociais. O mundo deixa a era agrícola e entra na era industrial que traz consigo a modernidade. A produção de bens deixa de ser artesanal e passa a ser mecanizada, ou seja, com a utilização de máquinas movidas pelo vapor e posteriormente pela energia do carvão e elétrica. Com a Revolução Industrial o volume de produção aumenta extraordinariamente. As populações têm acesso aos bens, pois os preços ficam acessíveis. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro, baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção. Tudo isto provocou um novo modo de administrar as empresas e as comunidades, já que se por um lado, havia avanços produtivos, por outro a revolução tecnológica gerava graves problemas sociais numa sociedade empobrecida ainda sem direitos laborais. De fato a Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados.
A revolução industrial é o marco histórico que deu origem aos estudos administrativos no trabalho e proporcionou a sua evolução.
Contudo, as buscas de soluções para os problemas gerados pela revolução industrial proporcionaram uma base sólida para a administração cientificam organizacional e humana que evoluiu para uma prosperidade financeira empresarial e uma melhor qualidade de vida aos atuais trabalhadores.
Conclusão: Concluímos que o passo 1 e 2 tem a mesma linha de pensamentos, todos tem o objetivo de alcançar metas, através de um planejamento, pensar antes de tomar algumas atitudes, tendo uma boa organização e sempre motivando as pessoas com uma liderança eficaz.
...