A SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Por: Nadielly Tavares • 15/9/2021 • Trabalho acadêmico • 802 Palavras (4 Páginas) • 122 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
NADIELLY BIANCA ANDRADE TAVARES
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
ATIVIDADE AVALIATIVA I
SABARÁ
2021
NADIELLY BIANCA ANDRADE TAVARES
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Trabalho apresentado no centro de graduação do Instituto Federal de Minas Gerais do Brasil
Orientador: Filipe Bravim Tito de Paula
SABARÁ
2021
Questões
- Descreva, em linhas gerais, o contexto histórico de surgimento da sociologia a partir de 02 pontos: Industrialização e positivismo.
- Industrialização
- Positivismo:
- O que é um fato social conforme a teoria de Durkheim? Por que os fatos sociais são considerados objeto da sociologia?
É o objeto de estudo da sociologia, porque se refere aos hábitos e maneiras de agir e de pensar que determinam a forma como os indivíduos se comportam em uma sociedade.
- Quais são as três características dos fatos sociais, de acordo com Durkheim?
Para ser considerado um fato social é necessário atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
- Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a neutralidade na análise dos fatos sociais?
Com Durkheim, a sociologia passou a ser vista como uma ciência e passou a ser predominada pela razão e não pelo sentimento, com isso Durkheim elaborou algumas regras para que a análise dos fatos sociais seja feita com neutralidade.
As regras de Durkheim:
1º Tratar o objeto de estudo como coisa: O objeto analisado não pode ser tratado como um sistema financeiro ou uma religião, todos eles devem ser coisas.
2º O sociólogo deve se isolar de sentimentos, crenças, preconceitos e qualquer intimidade que tenha com o objeto analisado
3º O objeto social deve ser neutro, sem opiniões pessoais e sim dados científicos baseados nos fatos.
4º Distanciamento entre sociólogo e o fato analisado: deve-se buscar o isolamento entre qualquer opinião já existente sobre o fato, a fim de evitar o contagio com opiniões externas.
- O que é solidariedade mecânica e orgânica? Em que medida esses conceitos explicam a transição na divisão social do trabalho?
Para ele, a solidariedade mecânica é fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral, características muito presentes em sociedades pré-capitalistas, tendo a divisão social do trabalho era muito simples. Já a solidariedade orgânica é baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista.
Durkheim concebe o trabalho como o principal gerador de solidariedade. O trabalho define o modo como os indivíduos atuam e se organizam socialmente, fator determinante para a coesão social.
- Ao defender a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:
“O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade científica”. (Regras do método sociológico. São Paulo, Nacional, p. 31).
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?
Não. Para que houvesse um distanciamento cognitivo entre o cientista e seu objeto de estudo, assumido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como “coisas”, isto é, objetos que lhe são exteriores. Diante deles, o cientista, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispõe de métodos objetivos, como a observação, a descrição, a comparação e o cálculo estatístico, para apreender suas regularidades. Deve o sociólogo manter-se afastado também das opiniões dadas pelos envolvidos. Tais opiniões, juízo de valor individuais, podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista. Para levar essa racionalidade ao extremo, Durkheim propõe o exercício da dúvida metódica, ou seja, a necessidade de o cientista inquirir sempre sobra veracidade e objetividade dos fatos estudados, procurando anular, sempre, a influência
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