A Sociologia Crítica
Por: Adrinefumagali • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 187 Visualizações
SOCIOLOGIA CRÍTICA
Acadêmicos: Adrine Fumagali,
Claudionei de Oliveira
Prof. Jean Carlos Morell
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração com Linha de Formação em Finanças
FIN 24 - Sociologia
16/05/2014
CRITÉRIOS | PONTUAÇÃO |
1. Metodologia e coerência de autoria evitando cópias e plágios. | |
2. Seguimento do roteiro determinado para este trabalho. | |
RESUMO
Novos hábitos, novas mudanças, estão modificando o nosso mundo, a nossa sociedade está a todo instante em constante mudança. Pode-se observar essa afirmação quando entramos no assunto família, a vários critérios que devem ser seguidos conforme os ensinamentos dos mais antigos, mas já é observado que esses ensinamentos estão mudando, onde a mulher está fazendo parte das tarefas do dia a dia, e os antigos critérios já são visto como preconceito, onde a própria sociedade influência a seguir novos costumes. Notícias correm o tempo todo, e muitas vezes às pessoas ingênuas acreditam na primeira notícia que é passada, sem jamais imaginar que pode ser uma notícia falsa, ou até mesmo sem nenhum interesse em se aprofundar na notícia, ou vontade de expressar sua opinião, com a chegada das redes sócias pode-se observar, mas uma mudança, onde as pessoas se interessam mais e procuram realmente conhecer e analisar os fatos.
Palavras Chaves: Notícias. Família. Critérios.
*1 INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo de constantes mudanças, pode-se observar essas mudanças nas famílias e até mesmos nas formas de receber as notícias hoje em dia. Ter confiança, acreditar em alguém ou algo é muito raro. Por mais que a sociedade evolua juntamente com a tecnologia que nos fornece notícia de minuto a minuto, a sociedade ainda possui muito preconceito assim prefere-se seguir os critérios mais antigos.
Segundo o critério gênero, as mulheres devem ser donas de casa, cuidarem de seus maridos e filhos, esse ensinamento já é passado desde o berço. Nos dias de hoje por algumas pessoas esse critério já é considerado preconceito, assim a mulher esta ganhando cada vez mais seu espaço, e construindo carreiras solidas e de sucesso, mas nem todos tem o mesmo pensamento e prefere seguir os critérios antigos, a seguir o novo critério da sociedade atual.
As pessoas ingênuas acreditam em tudo o que veem e ouvem na mídia, acreditam que jamais possam existir pessoas capazes de mentir. Às vezes são as notícias, outras são os próprios políticos falando mentiras para conseguir alcançar os seus objetivos. Com as novas tecnologias já é possível perceber que as pessoas estão buscando estar mais informadas antes de acreditar no que está passando nas mídias, utilizando as redes sócias para expressar e compartilhar suas próprias opiniões, tirando assim suas próprias conclusões.
2 NOVOS HABITOS E PENSAMENTOS
Viver em sociedade não é tarefa fácil, cada um possui sua opinião, costumes e critérios. Observa-se que a cada dia que passa tudo está se transformando, as pessoas estão começando a enxergar de maneira diferente e deixar de lado aquele antigo critério, se expressando mais, seja pela busca da igualdade ou até mesmo buscando maior conhecimento, deixando de acreditar em tudo o passa na mídia, e mostrando para si mesmo que todos são iguais e têm os mesmos direitos.
A sociedade sempre vai influenciar como uma família deve seguir. Existem vários critérios para discutir sobre as relações básicas a serem seguido, um deles é o critério gênero:
O critério gênero: o homem manda mais que a mulher. Para os homens são permitidos certos comportamentos, certas regalias, que de nenhuma maneira são permitidos à mulher. Dentro do processo de socialização primária, o menino já é educado diferentemente, para ser o "chefe", para decidir, tomar a iniciativa. A menina vai cuidar das coisas de casa, vai "servir" ao marido, cuidar das crianças. Mais uma vez as diferenças de gênero servem para a reprodução elas relações de dominação, pois quando se chegar ao trabalho, teremos novamente essas diferenças já consagradas e legitimadas. No trabalho, a mulher, como regra, vai receber menos, mesmo que faça o mesmo trabalho que o homem. O importante é que se mantenham as hierarquias ele poder, que as relações se estabeleçam verticalmente. (GARESCHI, 2005, p. 112).
Esse critério existe, pois a sociedade mais antiga sempre influenciou desde o berço o homem já era criado para mandar e a mulher para obedecer, hoje muitos já reconhece como preconceito. Com o passar dos anos esse critério já começa a ser revisto pela própria sociedade, mesmo com a modernização muitos pontos do critério até mesmo famílias tem preferência em segui-lo, pois ainda acham o mais correto. Um exemplo claro do critério gênero é o salário, onde o homem sempre deve ganhar mais para sustentar a família, e a mulher deve ficar cuidando da casa e dos filhos. Hoje já se consegue ter outra visão, onde tanto quanto o homem quanto a mulher trabalham fora e dividem as tarefas de casa.
Muitas pessoas são influenciadas pelo o que vê ou ouvem nas mídias, muitas vezes até levam a diante sem realmente conhecer o caso, convictos que jamais a mídia vai mentir, são então chamadas pessoas ingênuas.
As pessoas ingênuas acham que tudo o que se diz é verdade. Não imaginam que há pessoas que podem mentir. Não se previnem e não têm sempre presente que, assim como uma pessoa pode dizer a verdade, pode também dizer a mentira. E quanta gente ingênua, sendo cantada toda a noite diante das notícias da TV, escutando balelas e mentiras de ministros, políticos, presidentes etc. Vivemos no país "cantadas”. (GARESCHI, 2005, p. 147).
...