TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia no Agrárias

Por:   •  9/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Questão: Porque as manifestações de poder emanados por um grupo social são maiores que o poder de escolha de um indivíduo?

Segundo Peter Berger em seu livro Perspectivas Sociológicas, após que a personalidade passa a ser identificada pelo individuo, naturalmente, com que a pessoa está sendo inclusa na sociedade, mostra aquilo que pode fazer e o que pode esperar da vida. Sua identidade e as ideias vão sendo inseridas na vida social, o que indica estar em um ponto de interseção de forças sociais específicas.

A pessoa age em sociedade dentro de sistemas cuidadosamente definidos de poder e prestígio. E depois que aprende sua localização, passa também a saber que não pode fazer muita coisa para mudar a situação.

Dentro de uma sociedade há métodos de intervenção de policiais e juízes (aqueles que tem maior poder sobre o social) para controle que apresentam grande variedade. É provável que, após os controles políticos e legais, se deva situar a pressão econômica.

Todos ser humano vivem ou trabalham em grupos, nos quais são conhecidos e também estão ligados com alguém tipo de sentimento e lealdade. Em estudos se descobriu que em discussões grupais os indivíduos modificam suas opiniões iniciais, se ajustando com a do grupo, assim tendo todas as opiniões formadas com o mesmo objetivo.

De acordo com Peter Berger, um exemplo dado em seu livro seria que, tivéssemos um grupo de vinte canibais discutindo o canibalismo com um não-canibal, as probabilidades maiores são de que ao fim este ultimo saia convencido e que, com apenas algumas reservas para manter as aparências, cederá completamente ao ponto de vista da maioria. Mas se tivermos uma discussão entre dez canibais que consideram a carne de pessoas de mais de sessenta anos como dura para um paladar apurado e dez outros canibais que estabelecem o limite aos cinquenta anos, é provável que por fim o grupo concorde em estabelecer o limite em cinquenta e cinco anos, refugando como alimento os prisioneiros que ultrapassarem esta idade. Assim se processa a dinâmica grupal. O que significa no sentido de um consenso, que será provavelmente um profundo desejo humano de ser aceito, talvez por qualquer grupo que estiver á mão.

Outro exemplo em que um grupo social são maiores em poder, seria na questão do ridículo e a difamação. Esses instrumentos potentes de controle social em grupos são muito usados em sociedade.

O ridículo tem um dos principais controles sobre crianças, onde – as obedece a norma não por receio de castigo, mas para não ser alvo de zombaria. A maioria das pessoas já sentiu o medo de cair no ridículo em alguma situação social.

A difamação é de especial eficácia em pequenas comunidades, onde a maior parte das pessoas conduz suas vidas num alto grau de visibilidade de inspeção por parte dos seus vizinhos.

Tanto o ridículo como a difamação podem ser manipulados por qualquer pessoa inteligente que tenha acesso a sua vida social. Com esse meio de crítica, pode vir a rejeição por meio dos maiores (grupos) para as minorias (inferiores). Quando um individuo quebra um tabu do grupo, faz com que seja rejeitado.

Outros sistemas de controle social que exerce pressão contra a figura solitária no centro dos círculos é o da moralidade. Costumes e convenções. A imoralidade é punida com a perda de emprego,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com