A Téoria da Administração Científica
Por: kayowarruda • 21/11/2017 • Resenha • 653 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
Teoria da Administração Científica
A característica deste sistema é a organização, divisão de tarefas dentro da empresa para obter os melhores resultados com o mínimo de erros possíveis e o maior rendimento dos trabalhadores, tendo como suas principais características a especialização do trabalhador; treinamento e preparação dos trabalhadores; analise dos processos produtivos dentro de da empresa; uso de métodos para reduzir custos e aumentar a produtividade; disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades.
A administração Cientifica foi criada pelo engenheiro mecânico norte-americano Frederick Winslow Taylor.
Taylor focava na divisão do trabalho, departamentalização, controle e supervisão, tendo como principal objetivo aumentar a produtividade das fabricas através de uma analise cientifica do trabalho dos empregados, de modo a encontrar uma forma de aumentar a produção obtendo melhores resultados.
Nos dias de hoje ainda assim as empresas procuram pela redução dos custos e aumento da produtividade com profissionais adequados para desenvolverem as tarefas em menor tempo e de forma eficiente para redução dos custos e aumento dos lucros.
Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica tem como característica a ênfase na estrutura de organização, pela busca da máxima eficiência e economia, tendo preocupação com os níveis hierárquicos mais altos das empresas considerando que a gestão e o controle era o caminho para o sucesso da organização, tendo como estrutura alguns princípios básicos, Autoridade e responsabilidade; Unidade de direção; Unidade de comando; Remuneração; Hierarquia; Ordem Estabilidade dos funcionários.
Henri Fayol foi o principal criador da teoria, tendo em pensamento o foco na unidade de comando, autoridade e responsabilidade. Em função disso ficou cego pelo comando. A partir do momento em que o planejamento é definido como gestão empresarial.
Nos dias de hoje as empresas continuam buscando articulações nos aspectos materiais e social das empresas, visualizando o futuro e traçando o programa de ação, dirigindo e orientando o pessoal, realizando as devidas articulações entre todos os esforços e atos das pessoas envolvidas na empresa e verificação dos procedimentos do pessoal com as regras e os princípios estabelecidos na empresa.
Teoria da Burocracia
A característica da teoria burocrática tem como normas e regulamentos baseado em legislação própria, regras e normas previamente estabelecidas, caráter formal das comunicações por escrito para registrar fatos, a divisão do trabalho voltada para eficiência da organização, com uma clara distinção das atribuições dos cargos, com rotinas e procedimentos padronizados, ocupantes de um cargo fazendo tarefas pré-estabelecidas e mantendo escolhas baseadas no mérito e na competência técnica de acordo com a especialização dos funcionários que ocupariam os cargos.
A teoria da Burocracia tem como seu principal autor Max Weber que tinha o pensamento totalmente autoritário e que os subordinados devem aceitar as ordens dos superiores por admitirem a idéia de que tais ordens estão baseadas por normas e preceitos legais.
Hoje podemos utilizar como um utilizador da teoria da burocracia o Estado, que almeja a previsibilidade do comportamento de toda população, tendo com que todos os participantes desse meio devem se comportar de acordo com as normas da organização visando à melhor eficiência possível sempre tentando prever antecipadamente as ocorrências e criando rotinas sobre execuções, para que a eficiência seja alcançada mais rapidamente.
...