A Transcrição de Teleconferência de Resultados
Por: vitorail • 12/6/2021 • Artigo • 11.426 Palavras (46 Páginas) • 96 Visualizações
[pic 1]
Local Conference Call BRF S.A.
Resultados do Primeiro Trimestre de 2016 29 de abril de 2016
Operadora: Bom dia senhoras e senhores. Sejam bem vindos à teleconferência de resultados do Primeiro Trimestre de 2016 da BRF S.A. Informamos a todos que esta teleconferência está sendo transmitida pela Internet através do site www.brf-br.com/ri.
Neste momento todos os participantes estão conectados apenas como ouvintes e após o discurso iniciaremos a sessão de perguntas e respostas, quando as instruções para os senhores participarem serão fornecidas. Solicitamos que cada participante faça apenas uma pergunta.
Caso necessitem de alguma assistência durante a teleconferência, queiram, por favor, solicitar a ajuda de um operador digitando asterisco zero.
As declarações contidas nesta teleconferência relativas à perspectiva dos negócios da empresa, às projeções e resultado e ao potencial de crescimento da empresa constituem-se em meras previsões e foram baseadas nas expectativas da administração em relação ao futuro da empresa. Estas expectativas são altamente dependentes de mudanças no mercado, do desempenho econômico geral do país e do setor e dos mercados internacionais, estando sujeitas a mudanças. Cabe lembrar que esta teleconferência está sendo gravada.
Esta conferência será apresentada pelo Sr. Abilio Diniz, Presidente do Conselho de Administração da BRF, o Sr. Pedro Faria, Diretor Presidente e o Sr. José Alexandre Carneiro Borges, Diretor Vice-Presidente de Finanças e Relações com Investidores.
Passamos a palavra agora para o Sr. Abilio, que dará início à teleconferência. Sr. Abilio, por favor.
Sr. Abilio Diniz: Faz três anos que cheguei a essa companhia e me tornei presidente do conselho. Foram três anos de muita luta, muito trabalho, mas foram três anos de grande recompensa. Nós reestruturamos a empresa e a tornamos realmente uma empresa global.
Neste 1T olhando para ele a primeira coisa que eu tenho a dizer é o seguinte: antes de vir para cá quando eu estava estudando o que era a BRF antes de comprar a minha participação eu comecei a entender, comecei a saber o que era o ciclo do frango e saber que uma companhia como essa está sujeita a ciclos.
Apesar disso eu entendi, achei que o desafio era interessante e fomos em frente: comprei a minha participação, assumi a presidência do conselho e acho que estamos fazendo um grande trabalho. Estou muito feliz com aquilo que foi feito.
Mas hoje olhando para esse 1T deste ano e ouvindo as pessoas que estão aqui há muitos anos o que elas me dizem? Nunca vimos um ciclo tão difícil, tão desafiador como esse. Milho, o preço do milho altíssimo, o mercado internacional com os preços extremamente baixos, um momento extremamente difícil.
Apesar disso é com satisfação que nós estamos anunciando os nossos resultados do 1T. Conseguimos entregar, conseguimos entregar resultados muito satisfatórios. Apesar das dificuldades a nossa receita cresceu 15% sobre 2005; o nosso Ebitda de 1,025 bilhão foi 7,8% maior do que em 2005 e representando uma margem de 12,6, que se não é uma maravilha para um momento como esse é uma margem extremamente boa.
No Brasil apesar das dificuldades a nossa margem Ebitda de 13,7 foi maior ainda do que nós tivemos em 2015.
Além dos resultados o 1T16 foi marcado por avanços estratégicos importantes: além de anunciar a aquisição da Calchaquí na Argentina concluímos as aquisições de GFS na Tailândia, da Universal no Reino Unido, do Campo Austral também na Argentina, da nossa distribuidora no Catar e da nossa distribuidora em Omã. Esses movimentos além de expandirem a nossa exposição global estão 100% alinhados com a nossa estratégia de avançar na cadeia de valor.
Por outro lado fica claro que a aposta que nós fizemos na Argentina foi uma aposta certa. Mais que dobramos o tamanho da companhia, abrimos realmente uma grande possibilidade de crescimento num mercado que agora se recompõe e apresenta novas possibilidades. Foi realmente em termos estratégicos o avanço da Argentina foi realmente muito importante para a companhia.
Além de tudo isso, além de todos esses movimentos, no dia 7 de abril tivemos a nossa assembleia e aí fizemos uma reforma no nosso estatuto. Estamos conscientes de que temos hoje um estatuto moderno, dos melhores senão o melhor existente no Novo Mercado no Brasil.
A companhia com esse estatuto ganhou mais agilidade: retiramos todas as cláusulas de quórum qualificado, demos uma clareza e uma transparência maior ainda para companhia.
Como o órgão regulador no Brasil não dá grandes proteções aos acionistas minoritários decidimos não retirar o poison pill que estava em 20% mais elevá- lo para 33%. Consideramos que isso é uma proteção aos minoritários, principalmente num momento como esse onde o valor de mercado da companhia está muito baixo, onde o BRL também se desvalorizou.
Num momento como esse nós consideramos que era importante fazer uma proteção aos acionistas minoritários mantendo a obrigação de fazer uma OPA àqueles que tivessem mais do que 33% pagando um prêmio, mantendo um prêmio de 35% sobre o preço de mercado calculado de uma forma que também colocamos no estatuto.
Dessa forma consideramos estamos com um estatuto moderno, transparente, eficiente, ágil para a companhia e com grande proteção a todos os acionistas, principalmente os acionistas minoritários. Acho que estamos cumprindo a nossa tarefa, estamos cumprindo aquilo a que nós nos propusemos.
Por último da minha parte uma palavra sobre o Brasil, esse momento do Brasil. Não tenho dúvida que a perspectiva, o futuro do Brasil será um futuro muito melhor do que os tempos que estávamos vivendo até agora. Acredito que a confiança vai voltar, os investimentos vão voltar - e a coisa mais importante que o Brasil precisa para gerar emprego são investimentos.
Eu acho que nós vamos conseguir seguir por esse caminho. Olho para frente com muito otimismo, com muita confiança naquilo que virá.
Essa é minha palavra para vocês todos do mercado, obrigado.
Sr. Pedro Faria: Obrigado Abílio, bom dia senhoras senhores, obrigado por participarem da nossa teleconferência. Apesar do cenário desafiador que enfrentamos com a crise econômica e a forte alta do preço do milho no Brasil o nosso resultado no 1T comprova uma evolução no modelo de negócios da BRF.
Fizemos avanços estratégicos importantes: anunciamos mais uma aquisição, a Calchaquí, que chega para fortalecer o nosso portfolio na categoria de frios na Argentina gerando sinergias com as nossas outras operações na região. A aquisição da Calchaquí e da Campo Austral juntas totalizam faturamento anual
...