TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Unip Estatística

Por:   •  24/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise do filme Doze homens e uma sentença e relacionar com a teoria proposto por Kurt Lewin que é um dos autores que contribuiu muito para a psicologia social através de suas pesquisas e teorias. Para elaboração deste trabalho foi necessário assistir ao filme que foi lançado em 1957 tornando-se um clássico do cinema, produzido por Sidney Lumet e escrito por Reginald Rose é um filme norte americano que possui aspectos grupais por se passar em uma sala de júri com uma longa reunião de um grupo de jurados com objetivo de decidir a sentença de um réu. O trabalho possui um breve relato sobre o filme e sobre a biografia da vida e da obra do autor, uma analise das principais cenas do filme onde é perceptível a teoria do de Kurt Lewin que apresenta suas principais características sobre as questões de dinâmica de grupo, sobre a interação dos integrantes, a participação, colaboração, tomada de decisões e questões de liderança.

Doze homens e uma sentença

O filme se passa em um cenário de tribunal, em uma sala do júri, representa uma reunião onde doze jurados precisam decidir sobre a vida de um garoto de dezoito anos que foi acusado de matar o próprio pai após uma briga. No início do filme, o juiz diz a eles que eles precisam ter uma enorme responsabilidade, pois está em jogo a vida do garoto acusado (pena de morte), e que a decisão dos jurados precisa ser unanime. No inicio da reunião, eles fazem uma votação e a maioria dos jurados está com pressa porque querem assistir a um jogo que aconteceria naquele dia; na votação, onze jurados votam a favor da condenação e apenas um vota na inocência do garoto, dizendo que estava com dúvida sobre os fatos relatados e que deseja conversar com os demais sobre o caso.

O único jurado que vota pela inocência do acusado inicia uma discussão sobre as evidências do caso, fazendo com que os outros jurados percebam que as provas contra o acusado não pareciam ser tão irrefutáveis como era no inicio. O mesmo com sua persistência vai aos poucos fazendo com que os outros jurados reflitam suas decisões e mude o modo de pensar, deixando de lado os preconceitos que cada um já carregava consigo antes do julgamento acontecer.

No final do filme, com unanimidade, os jurados declaram o jovem inocente da acusação.

Kurt Lewin

Kurt Lewin nasceu em Mogilmo, Alemanha em 09 de setembro de 1890. Doutorou-se em Psicologia pela Universidade de Berlim, onde também estudou Matemática e Física. Após ser convocado pelo exercito para lutar pela Alemanha na primeira guerra mundial, fez parte do instituto de psicanálise de Berlim e logo após se viu obrigado a fugir de seu país e se refugiou nos EUA durante a segunda guerra mundial. Fundou e tornou-se o diretor do Centro de Pesquisa para Dinâmica de Grupos. Foi o primeiro a estudar dinâmicas de grupo. Ele se interessou pelo estudo de pequenos grupos através de pesquisas com minorias e suas consequências, por ser judeu aderiu aos estudos sobre a minoria e suas consequências, pois, os judeus eram minoria dos grupos não judeus.

Iniciou também pesquisa sobre comportamento e emoção ligado a pesquisas de psicologia de grupo. Kurt Lewin foi o psicólogo que deixou a herança mais importante para o movimento das Ciências do Comportamento.  Ele contribuiu muito para as ciências do comportamento e ajudou os interessados como a administração e a psicologia industrial. Foi importante para a psicologia Gestalt “que defende o fato de que se deve compreender o todo”. Em sua vida acadêmica ele explorou as questões de fenômenos de grupos e criou as teorias sobre a dinâmica de grupo, teoria de campo e a pesquisa ação. Com essas criações tornou-se um autor que contribuiu com a evolução da psicologia social, considerando como importantes as três grupos das ciências fundamentais que seria: sociologia, antropologia e cultura/psicologia social.

A teoria de Campo

Kurt Lewin, através do estudo de grupos construiu a teoria de campo. O campo é constituído por: espaço de vida que é representado pela pessoa, por seu meio psicológico e a sua percepção desse espaço.

Campo psicológico – indivíduo e seu ambiente.

Para Kurt Lewin, existem três definições de grupo: Existência, interdependência e contemporaneidade. Abaixo as definições:

Existência: Ela é definida pelo espaço de vida onde as integrações da pessoa com o campo psicológico e suas percepções criam uma unidade que permite o sentimento de grupo.

Interdependência: momentos em que os sujeitos estão em uma situação de decisão e precisam estabelecer relações entre si para decidirem o veredicto do caso.

Contemporaneidade: É um aspecto vivenciado pelos jurados quando eles percebem seu espaço-tempo e se veem necessitados por agir para resolver sua demanda.

Pesquisa ação

Pesquisa-Ação

A pesquisa-ação é uma abordagem utilizada por pesquisadores das ciências humanas e sociais, parte da atuação conjunta dos pesquisadores desde o início da pesquisa até o final chegando aos resultados. Tem seu foco na informação, interação, colaboração, ou seja, para atingir os objetivos é necessária uma construção realizada, a partir de um possível diagnóstico do assunto e de um planejamento pelos envolvidos na pesquisa de forma coletiva que são os famosos passos de: Planejamento, Ação, Observação e Reflexão. O método consiste no processo colaborativo no qual os membros de uma equipe de pesquisa-ação trabalham juntos para solucionar um problema refletindo criticamente sobre suas ações e suposições; recopilam a informação acerca de seus comportamentos, ações, resultados e julgamentos, com o objetivo de investigar e solucionar problemas e comprovar as ideias na prática como meio de melhorar e incrementar o conhecimento acerca de um tema.

Relação entre o filme “doze homens e uma sentença” e a teoria de Kurt Lewin

A principal mensagem que o filme nos traz, é a dificuldade das relações grupais em processos que todos juntos precisam decidir uma só coisa, pois cada indivíduo possui uma cultura, uma característica, um padrão de vida e isso na maioria das vezes acabam servindo como influência para a tomada de decisões, já que cada indivíduo analisa conforme a própria historia de vida.

Entre os jurados, havia vários que eram autoritários e que impuseram sua opinião sobre os demais. No inicio do filme, os jurados que votaram a favor da acusação possuíam uma liderança autoritária e deste modo tentavam agredir com palavras àquele que tinha uma opinião diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com