A VALORIZAÇÃO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM PEDRO II
Por: daacarvalho • 23/8/2019 • Artigo • 2.869 Palavras (12 Páginas) • 247 Visualizações
A VALORIZAÇÃO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM PEDRO II
Dalila Raquel Sousa Carvalho[1]
Francisco Raul Oliveira Freitas [2]
Isabel Estefanny do Nascimento Alves²
Luana Caroline Melo Costa ²
Paula Filomena Leite Braga[3]
Ronielle Medeiros Rocha[4]
RESUMO
O turismo sustentável com o passar dos anos vem se destacando cada vez mais no mundo atual, ou seja, está ressalvando o ambiente e os recursos naturais garantindo um crescimento econômico da atividade. Este artigo tem como objetivo expor as potencialidades da cidade de Pedro II – Piauí, valorizando assim o trabalho dos artesãos da região e os pontos turísticos. Optou-se pela pesquisa de campo e um estudo qualitativo bibliográfico, que possui caráter avaliativo, contando um questionário com a finalidade de complementar as ideias relacionadas ao tema abordado. Conclui-se que atraindo mais turistas, otimizando-os setores de hotelaria e estimulando-os para conhecer os pontos turísticos, haverá a oportunidade de crescimento e a melhora da economia do município de Pedro II.
Palavras – chaves: Turismo. Meio ambiente. Economia. Marketing
ABSTRACT
Over the years, sustainable tourism has become more and more prominent in the world today, in other words, it is conserving the environment and natural resources, guaranteeing an economic growth of the activity. This article aims to expose the potential of the city of Pedro II - Piauí, thus valuing the work of artisans in the region and tourist attractions. We chose the field research and a qualitative bibliographic study, which has evaluation character, counting a questionnaire with the purpose of complementing the ideas related to the topic addressed. It is concluded that by attracting more tourists, optimizing them in hospitality sectors and stimulating them to know the tourist attractions, there will be an opportunity for growth and improvement of the economy of the municipality of Pedro II.
Key - words: Tourism. Environment. Economy. Marketing
1 CONSIDERAÇÃO INICIAL
O turismo sustentável com o passar dos anos vem se destacando cada vez mais no mundo atual, ou seja, está ressalvando o ambiente e os recursos naturais garantindo um crescimento econômico da atividade. Costuma-se ver os recursos naturais como fonte de satisfação para a realização de nossas necessidades, assim afetando o meio ambiente. Quando muda o pensamento de tal forma percebe-se que deve haver uma proteção ao ecossistema.
O turismo é uma forma de manter a infraestrutura sem atitudes que prejudicam o ecossistema, atendendo as necessidades dos turistas e dos locais, fazendo o necessário para atender a economia, mostrando a sociedade outras culturas regionais.
Desse modo surge a importância da valorização dos trabalhos da cidade dando um aspecto especial para que eles sejam reconhecidos. Assim, mostram-se as riquezas que podem oferecer ao público que visita e a cidade que tanto almeja. Portanto, é necessário incentivar a população a reconhecer sua produção primária local, valorizando toda espécie de empreitada.
O Município de Pedro II está situado na Mesorregião do Norte Piauiense e na Microrregião de Campo Maior. A cidade possui ótimas condições para a fomentação do turismo na região. O clima agradável, conhecida como “Suíça Piauiense”, dispondo de balneários naturais, de queda d’agua, formações rochosas de invulgar a beleza, além de um artesanato poderoso que atrai semanalmente compradores de outros municípios. Um conjunto magnifico que revela um estilo único na cidade de Pedro II.
Este artigo tem o intuito de mostrar como os aspectos naturais e sociais dão lucro à população, com a finalidade de ser reconhecido. Tem como objetivo principal expor as potencialidades da cidade e valorizar o trabalho que proporciona renda ao município.
Deste modo, haveria uma maior divulgação da opala, do turismo e do artesanato da localidade, como forma de atrair turistas, aumentando a renda local. À vista disso, incentivaria o setor produtivo não só a formalizar, como também desenvolver e criar novas oportunidades de investimento que enseje um maior dinamismo do setor.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Turismo
O turismo é uma forma de conhecer, viajar e despertar novos horizontes, tornando-se um contentamento prazeroso, auxiliando na busca de amigos, lugares e belezas naturais. Portanto o turismo proporciona um conhecimento sobre cada lugar visitado, assim, a história de cada viagem torna-se enriquecedora.
Categoricamente o autor Rose (2002), destaca o turismo como uma fonte de renda que gera milhares de emprego, atividade econômica que aumenta a qualidade de vida e que, por sua característica, favorece todos os setores econômicos, preservando o natureza e promovendo novos conhecimentos.
Dessa forma o turismo é uma atividade do setor terciário, há uma pequena diferença na distribuição física do produto onde o usuário se desloca até a fonte de produção. Assim o consumidor passa a conhecer outras culturas e acaba gerando renda para os trabalhadores deste setor.
A viagem é definida como momento de lazer, de tal modo que o turista procure descanso e agregue conhecimento. O turista procura visitar destinos que lhe proporcionam aventuras e conhecer a cultura daquela localidade. Qualquer indivíduo tem um gosto e o mesmo pode ser variado, podem-se ter diversas questões individuais e coletivas, assim tendo que satisfazer a necessidade do consumidor.
Segundo o autor Barreto (2006), a ciência do turismo estuda os impactos sociais e ambientais, apresenta-se como um fenômeno cultural, político e econômico. Portanto é necessário à conscientização da preservação ao meio ambiente, o respeito das culturas regionais e modernização da infraestrutura.
2.2 Economias do turismo
A economia do turismo se se relaciona com a origem e a formação do valor turístico, assim como sua transformação em renda e a forma como está na sociedade. O turismo contribui para um melhor equilíbrio regional, gerando assim novos empregos.
Glauber (2012), afirma que existem dois tipos de elementos que envolvem a economia do turismo: o elemento passivo que está influenciado pelas condições do ambiente econômico, e o elemento ativo gerando impactos a vida humana, assim oferecendo emprego a população, fornecendo renda e o bem-estar social de uma determinada localidade.
...