ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DESAFIO PROFISSIONAL
Por: Geisa Duarte • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.498 Palavras (10 Páginas) • 314 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA UNIDERP
CAMPUS BELENZINHO - UNIBERO
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DESAFIO PROFISSIONAL
Prof. Tutor Marcelo Tonon
Novembro/ 2016
SÃO PAULO - SP
Sumário
1. Introdução 2
2. Objetivos 3
3. Relatório Pesquisa de Satisfação de Clientes (Passo 1) 4
4. Análise de propostas (Passo 2) 7
5. Lei da acessibilidade e adaptações necessárias (Passo 3) 8 a 11
6. Análise e aplicablidade Teoria das Filas (Passo 4) 11 e 12
7. Análise geral e Plano de Ação (Passo 5) 12 e 13
8. Conclusão 14
9. Referências Bibliográficas 15
- INTRODUÇÃO
A qualidade nos serviços ofertados, atualmente é fator essencial para a satisfação e fidelização dos clientes, para isso é necessário as empresas prestadoras de serviços tentarem atender com excelência todos os tipos de público, inclusive aos públicos com necessidades especiais, assim, é suma importância que as empresas se adequem cada vez mais e busquem prestar seus serviços de forma eficaz, para garantir a satisfação de seus clientes, fidelizando-os.
- OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo a análise do quadro atual da satisfação de clientes do banco Londres, bem como propor ações para melhoria na oferta de serviços e atendimento, visando a satisfação de clientes.
- Relatório Pesquisa de Satisfação de Clientes (Passo 1)
Buscando identificar as oportunidades de melhoria nos serviços ofertados pelo banco X, foi realizada pesquisa de satisfação de clientes e usuários levantando as questões de serviço e estrutura da agência que envolvem os aspectos tangíveis e aspectos intangíveis. A pesquisa de satisfação foi realizada com um público composto por 55% de homens e 45% de mulheres, onde o maior percentual de usuários possuem acima de 19 anos.
Dos entrevistados, 14% apenas estudam, 20% trabalham e estudam, 49% apenas trabalham, 11% são aposentados e 6% estão desempregados. Desta amostra, 77% eram correntistas do banco enquanto 23% eram apenas usuários.
De acordo com a pesquisa referente aos aspectos tangíveis, composto pelos itens: climatização, limpeza, espaço para atendimento aos clientes, quantidade de assentos disponíveis, disponibilidade de sanitários, quantidade de terminais de autoatendimento, disponibilidade de bebedouros, quantidade de caixas obtivemos os seguintes resultados:
- Climatização: 90% dos respondentes estão satisfeitos com este item, sendo que 70% consideram o item como ótimo e 20% classificaram a climatização como bom. Apenas 10% dos pesquisados classificaram a climatização como regular ou péssimo.
- Limpeza do ambiente: 70% dos clientes apontaram como ótimo ou bom, tendo avaliado como regular ou péssimo este item cerca de 30% dos respondentes.
- Espaço físico: Neste item podemos perceber que o público ficou dividido, ficando 50% satisfeito, onde responderam ótimo ou bom e 50% insatisfeitos, tendo respondido regular ou péssimo.
- Número de assentos: Cerca de 30% dos clientes estão satisfeitos com este item e cerca de 70% estão insatisfeitos.
- Disponibilidade de sanitários: 100% dos respondentes não souberam avaliar, provavelmente os clientes não sabem que é disponibilizado esse item no banco.
- Quantidade de terminais de autoatendimento: 40% dos respondentes estão satisfeitos e 60% insatisfeitos com a quantidade de terminais.
- Disponibilidade de bebedouros: 100% dos respondentes não souberam avaliar, provavelmente os clientes não sabem que é disponibilizado esse item no banco.
- Número de caixas interno: Cerca de 40% dos entrevistados responderam que estão satisfeitos com a quantidade de caixas disponibilizados internamente na agência, e cerca de 60% responderam que estão insatisfeitos com este item.
- Acessibilidade: Quanto a este item, 100% dos respondentes estão insatisfeitos, classificando como péssimo ou regular.
Já em relação aos aspectos intangíveis, composto pelos itens: atendimento dos funcionários, capacidade de solução de problemas, qualidade do autoatendimento e capacidade de oferecer informações, obtivemos os seguintes resultados:
- Atendimento dos funcionários: em torno de 70% dos clientes entrevistados alegaram que estão satisfeitos com este serviço, e cerca de 30% não estão satisfeitos.
- Capacidade de solução de problemas: Este item foi classificado por 70% dos respondentes como péssimo ou regular.
- Qualidade do autoatendimento: o nível de satisfação deste item foi cerca de 55%, 30% dos respondentes declarou estar insatisfeito e cerca de 5% não souberam avaliar.
- Capacidade de oferecer informações: cerca de 70% dos pesquisados estão insatisfeitos com este item, apenas cerca de 20% estão satisfeitos e os demais não souberam avaliar.
De acordo com os dados levantados, presume-se que de um modo geral a satisfação dos clientes está abaixo da expectativa, ficando claro que é necessário buscar melhorias nos itens referentes aos aspectos tangíveis: Espaço físico, número de assentos, Quantidade de terminais de autoatendimento, número de caixas internos e acessibilidade.
Vale ressaltar também que os respondentes em sua totalidade não souberam avaliar os quesitos Disponibilidade de Bebedouros e Disponibilidades de banheiros, assim presume-se que os itens citados não estão disponíveis de forma acessível e visível aos clientes.
Tratando-se do aspectos intangíveis, os itens que apresentam insatisfação dos clientes são: Capacidade de solução de problemas e Capacidade de oferecer informações.
- Propostas de melhorias para a Agência Bancária Londres (Passo)
1 – Se realizar o treinamento e não comprar a máquina. O custo do treinamento será de R$ 5.000,00 mensais para a agência, mantendo os seus clientes.
...