ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Por: FRANKLIN01 • 3/10/2016 • Projeto de pesquisa • 436 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA APD
Fórum: Analise as dez Escolas do Pensamento Estratégico de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000). Argumente qual delas você considera ser mais eficaz na Administração Pública, justificando seu posicionamento.
As dez Escolas de Estratégias estão divididas em três categorias: Escolas Prescritivas, Escolas Descritivas e Escola Configurativa.
As Escolas Prescritivas: composta pela Escola do Design, Escola do Planejamento e pela Escola do Posicionamento.
As Escolas Descritivas: Composta pela Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e pela Escola Ambiental.
A Escola Configurativa: Composta pela Escola da Configuração.
- A Escola do Design: Utiliza a estratégia como um processo de concepção. A base dessa Escola está nos elementos da Matriz SWOT, permitindo análises ambientais e posterior avaliação de cenários e definição de estratégias.
- A Escola de Planejamento: Utiliza a estratégia como um processo formal.
- A Escola de Posicionamento: Utiliza a estratégia como um processo analítico. Esse modelo considera três tipos de abordagens estratégicas genéricas para obter vantagem competitiva: liderança de custo total, diferenciação e foco.
- A Escola Empreendedora: Utiliza a estratégia como um processo visionário. Essa Escola baseia o processo estratégico nos mistérios da intuição, é feita formulação da estratégia através de visões vagas ou perspectivas amplas, as quais são vistas por meio de metáforas.
- A Escola Cognitiva: Utiliza a estratégia como um processo mental, ou seja, estuda as estratégias que se desenvolvem nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas.
- A Escola do Aprendizado: Utiliza a estratégia como um processo mental de elaboração e implementação e como processo exploratório baseado na tentativa do erro.
- A Escola do Poder: Utiliza a estratégia como um processo de negociação. Essa estratégia é influenciada pelas relações do poder.
- A Escola Cultural: Utiliza a formulação das estratégias como um processo coletivo com base nos aspectos humanos e sociais da empresa e das suas formas de estratégias.
- A Escola Ambiental: Utiliza a estratégia como um processo reativo, ou seja, a organização é considerada um ente passivo que consome seu tempo reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida.
- A Escola da Configuração: Utiliza a formulação das estratégias como um processo de transformação. Nessa linha de estudo, as organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. A fim de transformar uma organização.
Na Administração Pública não pode ser descartada a utilização das Escolas Estratégicas existentes, cada uma atende uma necessidade. Porém, a que possui melhores instrumentos para utilização na Administração Pública é a Escola do Planejamento.
...