ADMINISTRAÇÃO PARTIDAS DOBRADAS SITES PESQUISADOS
Por: Everson Alexandre • 14/5/2019 • Resenha • 910 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
PARTIDAS DOBRADAS
SITES PESQUISADOS:
http://www.administradores.com.br/artigos/academico/luca-pacioli-e-o-metodo-das-partidas-dobradas/94521/
https://blog.egestor.com.br/escrituracao-de-partidas-dobradas/
https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/metodos.php
Luca Pacioli, é considerado o pai da contabilidade moderna, viveu entre 1447 a 1517.
O mesmo tem o livro de autoria “SUMMA DE ARITHMETICA, GEOMETRIA, PROPORÇÃO E PROPORCIONALIDADE” ( Coleção de conhecimentos de aritimetrica, geometria, proporção e proporcionalidade).
Publicado em 1494 ele dedicou um capitulo sobre “PARTICULARIO DE COMPUTIES ET ESCRIPTURIS” sendo pra nós o “metodo das partidas dobradas”.
O metodo das partidas dobradas nos ensina e faz entender que para todo “debito” existira um “credito” correspondente, e vice-versa.
Entenda que para as contas do ativo aumentam por debito e diminuem por credito, porem nas contas do passivo e patrimonio liquido, elas aumentas com credito e diminuem com debito.
Em summa, cada origem (passivo) deve ter uma destinação (ativo) e, para cada debito, devera ocorrer um credito correspondente.
E como funciona isso na pratica?
Uma transação posui duas entradas, sendo na conta de credito e outra na de debito. Por isso o nome de “partidas dobradas”. A base da aplicação é o valor total lançado nas contas de debito, em cada um dos lançamentos precisa ser exatamente igual ao total lançado em contas do credito.
Não existe um devedor que não possua um credor, o metodo das partidas dobradas esta baseado na compensação.
ATIVO PASSIVO[pic 1][pic 2]
COMPRA DE UM VEÍCULO[pic 3]
R$25.000,00 VEICULO R$25.000,00 REVENDA DO VEICULO
O metodo é simples, basta saber a natureza das contas: ATIVO (DEVEDORA), PASSIVO (CREDORA) E PATRIMONIO LIQUIDO (CREDORA) e conhecer sobre as obrigaçoes e as contas envolvidas para saber em qual dos grupos do balanço elas podem aparecer. Sendo assim segue quatro verdades sobre partidas dobradas:
- ATIVO = PASSIVO + PATRIMONIO LIQUIDO
- SADO DEVEDOR = SALDO CREDOR
- NÃO HÁ DEBITO SEM CREDITO
- NÃO HÁ CREDITO SEM DEBITO.
Débitos e créditos
https://blog.maxieduca.com.br/debito-credito-contabilidade/
https://blog.cefis.com.br/debito-e-credito-na-linguagem-contabil/
imagem https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/deb_cred.php
As palavras credito e debito tem significados diferentes na linguagem contábil. Estamos acostumados a ouvir e associar as palavras credito em adição e debito em subtração. O correto é associa-las aos termos Destino e Origem.
[pic 4]
Debitar significa anotar na coluna do Debito de uma conta, para aumentas seu valor ( se a conta representa um bem ou direito) ou para diminuir seu valor ( se a conta representa uma obrigação).
Creditar significa registrar uma importância na coluna de credito de uma conta para aumentar seu valor (se a conta representa uma obrigação) ou diminuir seu valor ( se a conta representa um bem ou direito).
Debito é aplicação do recurso, enquanto credito é a origem do recurso aplicado.
Sendo assim, quando, fizer um lançamento à debito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou serviço destina-se aquela conta. Se fizer um lançamento a credito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou serviço teve origem naquela conta.
Exemplo: aquisição de um imóvel avista:
- DÉBITO – IMOVEIS ( IMOVEL TEVE DESTINO NA CONTA EM QUESTÃO, JÁ QUE FAZ PARTE DOS IMOVEIS DA EMPRESA)
- CRÉDITO – CAIXA ( O LANÇAMENTO TEVE ORIGEM NA CONTA CAIXA, JÁ QUE FOI PAGO AVISTA COM DINHEIRO DA EMPRESA).
Para se ter um melhor controle das contas, a melhor opção é o razonete, também conhecido como gráfico ou conta em T. Através dele serão feitos os registros individuais por conta. Ele foi criado para ser um recurso que ajude nos lançamentos contábeis.
...