ALTERED CARBON – RELATÓRIO DE MACROAMBIENTES
Por: MoonJuhee • 25/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 127 Visualizações
ALTERED CARBON – RELATÓRIO DE MACROAMBIENTES
A série “Altered Carbon" apresenta uma sociedade do futuro que está acostumada a transferir mentes humanas para novos corpos quando estes morrem, mantendo intactas as mentes ao armazena-las como FDH, fazendo com que esta consciência seja transferida ao que eles chamam de “capas” que nada mais é do que um corpo “novo”. A morte real só ocorre quando se é retirado o cartucho com a consciência da pessoa.
Takeshi Kovacs é um dos últimos emissários vivos que acorda depois de 250 anos usando um corpo diferente do seu, sem se lembrar do que aconteceu, como é emissário ele possui a habilidade de entrar em qualquer capa já pronto para o combate. Acaba se unindo a algumas pessoas que buscam retrazer a possibilidade de uma morte real acontecer, visto que essa se encontra extinta na sociedade apresentada na série.
A série nos mostra um mundo do futuro completamente diferente e em constante transformação assim como o nosso mundo se encontra e se encontrará no futuro. Além disso as relações, lugares, pessoas e outros também estão diferentes e constantemente em mudanças assim como acontece “na vida real”.
Do ponto de vista político temos que neste episódio em questão Kovacs chega ao mundo Harlan, em uma cidade chamada Millsport que antes era governada por Konrad Harlan, o qual abdicou de todas as suas posições e acabou sendo substituído por sua filha Danica sem ter oposição alguma o que demonstra que a sociedade vive governado por um regime quase monárquico (devido a ser passado de pai para filha o governo e que não há a existência de algum opositor). Além disso, Kovacs percebe que chegou no meio da guerra entre governo e rebeldes que pressionam o governo atrás de seu ideal - que nada mais é do que a existência novamente de uma morte que seja real e não mais a transferência da consciência de um corpo para outro – o que está limitando operações das mineradoras visto que elas servem para possibilitar esta transferência de corpos, então a governadora passa uma mensagem aos cidadãos relatando que há uma queda na atividade terrorista da cidade e que a rebelião Quellista que sabotava minas, carregamentos e fazia o povo ficar deslocado, estava sendo extinta através de uma tratativa com o líder da rebelião com uma trégua que se fosse quebrada teria uma rápida retaliação como resposta e que seu mundo está com a segurança garantida.
Logo, podemos perceber que este episódio mostra como intervenções políticas podem atingir as empresas como por exemplo a guerra entre rebeldes e governo que afetou as minas.
Com relação a economia deste local mostrado neste episódio em questão, podemos notar que as mineradoras e atividades de mineração são importantes fatores econômicos, visto que mais da metade dos cartuchos que servem para armazenar a mente humana e realizar a transferência para novos corpos são fabricados com a utilização de ligas das minas, ou seja, as minas podem quase ser consideradas como fontes da vida eterna. E esta guerra entre rebeldes e governo faz com que as operações de mineração sejam suspensas, levando o povo a ter problemas e desagrados.
Além disso, outro fator econômico com valor são as “capas” que como mencionado anteriormente nada mais são do que corpos para os quais as mentes são alocadas. Há uma cena na qual Kovacs quer um lugar para se esconder e decide se hospedar em um hotel de um amigo que é seu chefe, logo ocorre um mal desentendido entre Kovacs e pessoas que estão neste hotel e ao invés de mata-lo eles observam que a capa é personalizada e que vale muito.
Há uma cena na qual um homem primeiramente pergunta por Kovacs mas como todos no bar se identificam como se fosse Kovacs faz com que ele deixe a maleta com créditos e saia da sala, isso faz com que os presentes no bar se ataquem para pegar estes créditos, mostrando que a economia é baseada principalmente nos créditos que podem ou não ser rastreáveis e que são dados através de aparelhos que parecem celulares, e com esta cena podemos perceber que a população não tem tanto poder de compra assim caso contrário não lutariam por conta desta maleta.
Ao analisarmos a sociedade representada nesta série e especificamente neste capítulo demograficamente, culturalmente, socialmente, observamos que algumas coisas permanecem inalteradas, como por exemplo o tamanho, densidade, idade, sexo, raça e algumas outras coisas (pelo menos não há uma mudança que se faça perceptível neste episódio), no entanto podemos ver algumas mudanças que ocorreram como por exemplo como as pessoas se relacionam tanto com os outros como com si mesmos por conta da existência da imortalidade e de algumas outras mudanças que esta sociedade teve.
Além disso houve a mudança na localização da população também visto que agora outros planetas são habitáveis e habitados, além das ocupações também terem se alterado como por exemplo a existência de emissários, caçadora de recompensas, mas, mesmo assim outras como por exemplo governadora, mineradores se mantiveram existentes. Isso mostra como as empresas deste mundo novo tiveram que se adaptar pois por exemplo é extremamente necessário a existência de funcionários mineradores sem os quais a retirada de ligas que permitem a transferência de mentes para novos corpos seria impossibilitada o que faria esta sociedade ruir.
Assim como já mencionado nesta sociedade há um impasse entre os rebeldes, que preferem e lutam pela existência de uma morte real, e os que preferem manter o sistema de transferência de mentes, isso mostra o grande conflito político, econômico e social que envolve a sociedade reproduzida pela série e que também afeta o mercado visto que algumas pessoas (rebeldes) tentam boicotar/ destruir empresas e coisas relacionadas a tudo com a imortalidade.
Ao analisarmos tecnologicamente o ambiente descrito pela série neste episódio podemos ver como esta sociedade se encontra avançada em relação a de 2020, contando com diversas tecnologias diferentes como emissores de alta frequência, inteligências artificiais próprias (Poe é a de Kovacs por exemplo), salas virtuais, capas (corpos novos que podem ou não ser personalizados e feitos sob medida para usos pessoais, militares ou outros e que contam com melhoramentos como cura rápida, tempo de reação melhorado, placas biométricas, ampliadores personalizados de armas que as alcança se estiver perto delas, entre outros adicionais), géis condutores, recipientes com agua e tubos onde acontece o reencape, estações de transferência, hotéis de inteligência artificial, sala com tecnologia e projetores de alta performance na qual a pessoa fica em pé e fala para uma janela e tem sua imagem projetada para outros, nanocorrentes, transmissores, chips que unem moléculas para trazer a inteligência artificial, entre outros.
...