ANÁLISE SOBRE O ARTIGO “ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM OU APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL” - Autora: Yeda Swirski de Souza
Por: DPinheiroJunior • 12/8/2017 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 477 Visualizações
ANÁLISE SOBRE O ARTIGO
“ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM OU APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL”
Autora: Yeda Swirski de Souza
O artigo explana as perspectivas de desenvolvimento e melhoramento de métodos de aprendizagem organizacional, reputando realidades culturais e sociais. Discorre também, que a atividade da aprendizagem organizacional não se limita meramente as ideologias do autor Peter Senge, em seu livro A quinta disciplina, podendo utilizar outros métodos para aprendizagem. Aponta dois cenários diferentes que se destacaram como oportunidades de aprendizagem organizacional: 1) reuniões de trabalho em uma empresa de telefonia; 2) feiras setoriais, na ideia de um cluster coureiro-calçadista.
Devido ao desenvolvimento constante da tecnologia, as mudanças organizacionais são contínuas, refletindo na disseminação constante da aprendizagem e aperfeiçoamento, ocasionando a necessidade de se modernizar para competir. O fato de se manter estagnado, sem se desenvolver, sem evoluir conforme a atualidade ocasionaria a falência, demissões, entre outras consequências mais graves.
Peter Senge possui notório conhecimento administrativo, mas nem toda empresa pode seguir suas ideias, tendo em vista que devem ser relevadas as questões culturais e sociais de cada região, e também, modelos mentais e liderança devem ser salientadas. Deste modo a ideia de seu livro pode ser afastada. Isto posto, a organização em si, deve buscar entender suas dificuldades e obter a resposta para resolvê-los.
A aprendizagem organizacional se torna um desafio constante, tendo em vista que sempre que surgir uma novidade, causará um transtorno no aprendizado anterior, fazendo com que haja um novo equilíbrio para o novo conhecimento. O conhecimento de oportunidades de aprendizagem organizacional permite estabelecer estratégias de intervenção voltadas a favorecer processos de aprendizagem.
As reuniões de trabalho e feiras setoriais, são oportunidades de aprendizagem organizacional e só serão realmente efetivadas na organização se todo o conhecimento adquirido seja anotado e repassado para todos.
A leitura do artigo nos mostra que a organização não deve se prender somente a um modelo, e que pode equilibrar as ideias da literatura com as novas ideias que podem surgir diante dos diversos elementos. Esta por sua vez, deve tirar proveito das oportunidades que aparecerem e aprender com elas, e desta forma, repassar sempre que possível este novo conhecimento para os seus funcionários.
...