AS PRÁTICAS GERENCIAIS
Por: GutoAntero • 17/5/2021 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO UNIFENAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PRÁTICAS GERENCIAIS VIII
Relatório do Livro: SONHO GRANDE
Discente: Adalton da Silva Mendonça
Alfenas - MG
2015
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PRÁTICAS GERENCIAIS VIII
Relatório do Livro: SONHO GRANDE
Orientadores: Alisson Pereira de Oliveira
Odacyr Guerra Lourenço Gomes
Alfenas - MG
2015
Para aqueles que ainda não sabiam, ou não acreditavam que o empreendedorismo de brasileiros pudesse alcançar destaque ou poder perante as grandes organizações mundiais, eis que o trio de empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira “sacodem” as estruturas do mundo dos negócios. Com uma maneira inovadora de se posicionar perante o mercado e de administrar todo o sistema, os três, alavancam suas conquistas enaltecendo basicamente que equipe é fundamental.
Recrutar, treinar e manter gente boa é um esforço constante e permanente de todos. No livro SONHO GRANDE, a história deste trio de brasileiros que ergueu o maior império do empreendedorismo do país, conseguindo juntar as antigas rivais Brahma e Antárctica para formar a Ambev. E, recentemente, também compraram a Budweiser, o Burger King e a Heinz, que são algumas das maiores marcas americanas.
Vontade forte de crescer junto, dando espaço para quem está disposto a pagar o preço e receber as recompensas. Além de suas fortunas individuais, o trio de empresários produziu vários outros milionários com seu sistema de bonificações e participação nas empresas.
De uma maneira geral, humildade, negociação, liderança e principalmente a meritocracia são características que ficam muito evidentes no livro todo. Fazendo uma analogia ampla do livro e relacionando-o com o conteúdo aplicado em aula neste semestre, nota-se a configuração de uma linha de abordagem e aprendizagem que se unificam, ou seja, no livro encontram-se características e princípios da administração praticados por grandes gestores.
As negociações feitas pelos empreendedores foram difíceis, pois envolveram grandes números de pessoas e valores extraordinariamente altos, sendo necessários meses de negociações e reuniões em varias partes do mundo, o que acorrentou uma serie de circunstancias adversas e cansativas, visto que estas envolviam até mesmo os governos deixando assim o processo de negociação ainda mais imprevisível. Nas negociações, por exemplo, o trio tinha o conhecimento de seus pontos fortes e os pontos fracos das empresas que pretendiam adquirir, com estas informações em mãos, e com o feeling empreendedor o processo pode ser mais favorável e a obtenção do sucesso pode ser alcançado de maneira a se tornar um exemplo de negociação, tanto que, não é somente através do livro que se pode conhecer esta valorosa negociação com tal magnitude.
Quanto ao conhecimento adquirido através da compilação entre o livro e o conteúdo aplicado em aula, nota-se que existe uma relação muito grande entre o individuo e o conhecimento, ou seja, apenas titulo de grande empreendedor sozinho não se consegue obter todos os objetivos almejados, para alcança-los, é necessário acima de tudo conhecer regras. Regras estas que não só estão ligadas a negociação, conflitos de interesses e valores, mas sim, ou também, na maneira como o líder é reconhecido. A forma com que se conduz a equipe e como as pessoas que circunrodam os interesses da organização, faz com que haja uma espécie de retorno positivo (reflexo melhorado), e isso agrega muito valor perante varias e valiosas situações.
...