ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA TECNOLODIA DA INFORMAÇÃO
Por: Darlenenunes • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 539 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA TECNOLODIA DA INFORMAÇÃO
ALUNA: Darlene Nunes de Souza RA: 1713100194
PROFESSOR: Julio Cesar Machado,
O ERP é um sistema integrado que utiliza um mesmo banco de dados facilitando o fluxo de informações entre todas as áreas de uma empresa. O ERP designa um sistema multimodular operando sobre um banco de dados unificado com o objetivo de auxiliar a gestão das empresas reunindo e integrando informações de áreas diversas como Logística, Produção, Financeiro, Recursos Humanos, etc. Em suma: as ferramentas ERP vêm ajudando a integrar sistemas que antes funcionavam de modo isolado. Esse sistema integra os dados e processos de vários departamentos, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio. Através do ERP é possível monitorar todas as transações de forma integrada e não redundante em tempo real. Por exemplo: informação da venda de um produto pelo departamento comercial é disparada para os demais departamentos da empresa, seja de fabricação, estoque de insumos, logística, marketing, financeiro, contabilidade entre outros. Ele também apresenta outras vantagens como: redução de inserções manuais nos sistemas, redução de custos com pessoal, funcionários bem treinados, redução do tempo de resposta às necessidades do mercado; implementação e monitoramentos das melhoras práticas de gestão e redução do tempo dos processos gerenciais. Os sistemas integrados ERP permite que as empresas contemporâneas padronize seus sistemas de informações. Dependendo das aplicações, o ERP pode gerenciar um conjunto de atividades que permitam o acompanhamento dos níveis de fabricação em balanceamento com a carteira de pedidos ou previsão de vendas. O resultado é uma organização com um fluxo de dados consistente que flui entre as diferentes interfaces do negócio. Na essência, o ERP propicia a informação correta, para a pessoa correta e no momento correto. Com a utilização dos sistemas integrados ERP, acaba-se a complexidade do acompanhamento isolado de cada processo. Desse modo a empresa consegue mais subsídios e tempo para planejar, diminuir gastos e repensar sua cadeia de produção, podendo chegar a produzir de forma mais eficiente, reduzindo os custos e melhorando a qualidade dos produtos. Além disso, ele auxilia também na tomada de decisões, por exemplo, caso uma empresa por alguma razão decide mudar alguns aspectos de fabricação de um produto, todas as áreas corporativas são informadas instantaneamente e possibilitadas de se preparar de forma integrada para o evento. A troca de documentos entre departamentos que demorava horas ou mesmo dias caiu para minutos ou até mesmo segundos.
Sem o banco de dados, a empresa fica de mãos atadas. Não sabem quem deve a empresa, nem a quem estão com contas em aberto, quantos funcionários a empresa tem, e muito menos controle do caixa financeiro da empresa. Apesar de muito útil, ainda não é tão valorizado, porém, basta o mundo começar a progredir.
Entre as movimentações registradas nos bancos de dados das empresas se destacam: fiscais, contábeis, financeiras e prospectos de vendas.
Consultando estas bases de dados, por meio de aplicativos específicos, a empresa consegue os históricos dos fatos para controlar e dar suporte a informações fiscais.
...