ATPS ADIMNISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - ETAPA
Por: Yan Augusto • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
Administração Financeira e Orçamentária
Desde os primórdios possuímos a “fórmula” para o a independência financeira, poupar mais e gastar menos. Mesmo assim, muitas pessoas não conseguem atingir esse tão sonhado objetivo. Nas empresas, não acontece de forma diferente.
Entende-se como Administração Financeira e Orçamentária, o setor responsável por assuntos relacionados às operações financeiras de uma organização, tais como:
- Operação do fluxo de caixa
- Transações financeiras
- Operações de crédito
- Pagamentos, etc.
Assim como as outras áreas da Administração, a AFO é suma importância, pois a partir dela será definido o sucesso financeiro, trabalhando em cima de um planejamento bem estruturado, realocando os recursos de forma a maximizar os ganhos financeiros e diminuir os gastos da organização. Em contrapartida, o insucesso da organização também pode ser oriundo desse setor, já que, grande parte das empresas que entram em períodos de crise e/ou falência devido uma gestão equivocada dos recursos financeiros, diminuindo ganhos financeiros e aumentando gastos.
A AFO corrige um equívoco da Contabilidade, pois o lucro contábil não representa de fato a situação da organização, devido o principio da competência constado no Art. 9º (O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento).
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10).
Dessa forma, a variação do valor da moeda no tempo não é levada em consideração. Um exemplo são as compras à prazo, onde no BP do lado do ativo é criada uma conta “clientes” com o valor total da venda, e na DRE essa conta é aberta como “receita de vendas”, obedecendo este principio.
Como método de correção deste equívoco, usa-se o fluxo de caixa, que por sua vez, trás a valor presente a quantia que de fato entrou no caixa da empresa.
Para Gitman (1997), o planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados.
Contudo, esse planejamento pode ser de dois tipos:
- Á curto prazo (planejamento operacional): que tem como objetivo sanar problemas financeiros, como por exemplo a necessidade de capital de giro devido uma política de venda executada de forma errada, prolongando o prazo médio de pagamento do cliente sem alinhar essa condição estratégica com seu fornecedor, que irá cobrá-lo baseando-se nos termos já antes acordado.
- Á longo prazo (planejamento estratégico): é a formalização do método pelo qual as metas financeiras devem ser alcançadas. O plano financeiro é uma declaração formal do que deverá ser feito no futuro, Ross, Westerfield e Jaffe (1995).
Resumindo, a AFO é uma ciência objetivada a determinar o processo gerencial mais eficiente de captação e alocação de recursos de capital, afim de criar uma crescente e acentuada otimização dos ganhos e diminuição dos gastos.
Referencias bibliográficas:
http://www.portal-administracao.com/2015/01/administracao-financeira-e-orcamentaria.html
https://drive.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM/view
https://drive.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U/view
...