ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Por: joaocarlos2002 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.141 Palavras (17 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
POLO - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
ACADÊMICOS:
JOÃO CARLOS DOS REIS RA: 6788380585
JULIANA B. P. GOMES RA: 6578308837
LUCAS SIMÕES RA: 6951491511
ROBSON KAZUHIKO ISII RA: 6750372396
REGINA DE M. D. DOS SANTOS RA: 6907371694
ATPS
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
5º SEMESTRE – ADMINISTRAÇÃO EAD
PROFESSOR PRESENCIAL: SILVANA MACHADO
PROFESSOR EAD ME: JEFFERSON DIAS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
16/04/2015
ATPS
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Trabalho do quinto semestre de Administração EAD, apresentado a banca examinadora da Universidade Anhanguera-UNIDERP, faculdade de São José dos Campos, como requisição parcial a obtenção de nota na matéria sob a orientação da professora Silvana Machado.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
16/04/2015
SUMÁRIO
Introdução 2
1. Tipo de Negócio... 3
1.1. Tipos de Investimentos... 3
2. Tipos de Negócio 4
2.1. Descrições do Investimento Pretendido 4
3. Demonstrativos Financeiros 5
4.
- Planilha de Produtos e Estimativa de Receita Mensal e Anual...................................5
5. Custos de Despesas Mensais 6
6. Planilhas de Investimentos 7
7. Planilhas Despesas Tributárias e Contribuições 8
8. Planilha do Balanço Patrimonial 8
9. Demonstrativos de Fluxo de Caixa (DFC) 8
10. Técnicas de Análise de Investimento 9
10.1. Técnica de Avaliação 1:Técnica de Retorno (Payback)... 9
10.2. Técnica de Avaliação 2: Valor Presente Líquido(VPL) 11
10.3. Técnica de Avaliação 3: Taxa Interna de Retorno (TIR) 12
11. O efeito da inflação sobre a Análise de Investimentos 16
12. O efeito da Depreciação e Imposto de Renda sobre a Análise de Investimentos 17
12.1. Imposto de Renda determinado com base no Lucro Real Trimestral 17
12.2. Efeito da Depreciação sobre o projeto elaborado 18
13. Análise de Risco do Projeto 18
Conclusão 19
Referências Bibliográficas 20
Introdução
Esta ATPS tem por objetivo favorecer a aprendizagem do acadêmico sobre os tipos de Investimentos, elaboração e análise do conteúdo dos Demonstrativos Financeiros, e através do uso de informações sobre Técnicas de Investimentos, verificar a viabilidade ou não de um determinado investimento, para o qual o grupo de estudos desenvolverá a montagem de uma planilha de investimento de uma pequena empresa com os produtos a serem comercializados, fazendo a análise dos riscos deste investimento, através da utilização de índices financeiros, levando em consideração o efeito da inflação sobre os mesmos, e determinar assim através de um relatório, a sua viabilidade econômica ou não, com isto, estimulando a corresponsabilidade pelo aprendizado eficiente e eficaz, promovendo o estudo, a convivência e o trabalho em grupo, desenvolvendo também, os estudos independentes e sistemáticos, e o auto aprendizado.
Auxiliando no desenvolvimento das competências requeridas e colocando em prática grande parte do conceito adquiridos durante as aulas, aproveitando a oportunidade de estudar e aprender, para pode enfrentar os desafios da vida profissional.
1.Investimento
Investimento é um conceito originário do campo da Economia, e que apresenta uma grande importância para as organizações, no seu sentido econômico se trata de “Utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro” (PLT 673; Olivo, Rodolfo Leandro de Faria, 2013, p. 16).
1.1. Tipos de Investimentos
Existem vários tipos de investimentos, porém para o desenvolvimento de nossa atividade, nos concentraremos nos três mais importantes, que são :
Investimentos públicos: Em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.
Investimentos privados:São aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
Investimentos mistos:Este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.
...