ATPS Administração Mercadológica
Por: rejaneflima • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.215 Palavras (9 Páginas) • 230 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
TAGUATINGA/DF
25 DE ABRIL DE 2015
SUMÁRIO | |
| 3 |
| 4 |
| 6 |
| 9 |
| 12 |
| 13 |
INTRODUÇÃO
O conceito de marketing pode ser visto como um contraponto ao de macroeconomia. Sempre que ocorrem mudanças no ambiente macroeconômico, o comportamento do consumidor muda.
Ao longo dos últimos 60 anos, o marketing deixou de ser centrado no produto (marketing 1.0) e passou a ser centrado no consumidor (marketing 2.0). Hoje, vemos o marketing transformando-se mais uma vez, em resposta à nova dinâmica do meio. Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os consumidores e para as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano, e na qual a lucratividade tem como contrapeso a responsabilidade.
Um dos fatores que permitiram a nova onda de tecnologia foi a ascensão das mídias sociais. Classificamos as mídias sociais em duas amplas categorias. Uma é composta pelas mídias sociais expressivas, que incluem blogs, Twitter, Youtube, Facebook, sites para compartilhamento de fotografia como o Flicker e outros sites de networking social. A outra categoria é a das mídias colaborativas, que inclui sites como Wikipédia, Rotten Tomatoes e Craigslist.
Como as mídias sociais são de baixo custo e pouco tendenciosas, será delas o futuro das comunicações de marketing. As conexões entre amigos nos sites de networking social, como o Facebook e o Myspace, também podem ajuda as empresas a desenvolver insights sobre o mercado.
Na primeira fase, o marketing era orientado pela transação, concentrava-se em como efetuar a venda. Na segunda fase, o marketing tornou-se orientado pelo relacionamento – como fazer o consumidor voltar e comprar mais. Na terceira faze, convida os consumidores a participar do desenvolvimento de produtos da empresa e de suas comunicações.
A globalização pode abrir a economia, mas o mesmo não se aplica à política. A paisagem política continua sendo nacional. Esse é o paradoxo político da globalização.
ETAPA 1
Identificação da empresa
Nome da Razão Social: Centro Cópias ME
Nome fantasia: Centro Cópias
Endereço: C 08 LOTES 12/28 SALA, 116 – Taguatinga/DF CEP 72.010-080
Fone: (61) 3028-6566
Email: centrocopias@gmail.com
CNPJ: 06.172.482/0001-43
Produtos e serviços comercializados
A Centro Cópias é uma empresa de porte médio, enquadrada como ME (microempresa) que atua no segmento gráfico, no ramo de cópias, impressões, banners e comercialização de cartuchos reciclados, remanufaturados e compatíveis, encadernações, plastificação, diagramação, plotagem e impressos especiais. A Centro Cópias iniciou suas atividades em outubro de 2002, portanto está há doze anos e sete meses no mercado. Com uma área de 45m² (quarenta e cinco metros quadrados), a empresa conta com dois funcionários e o proprietário, que gerencia a loja.
A Centro Cópias surgiu a partir do momento que o proprietário percebeu uma carência de serviços rápidos e com preço acessível no ramo de cópias e impressões de alta qualidade e resolução na região de Taguatinga, onde está localizada a loja; a região conta com diversas lojas do ramo, no entanto todas oferecem serviços demorados e nem sempre de boa qualidade e a altos custos. A empresa oferece aos seus clientes uma diversidade de serviços que acompanham as tendências e as necessidades dos clientes, o que gera rapidez e confiabilidade.
A empresa está em pleno funcionamento há doze anos e sete meses e, devido à crise financeira pela qual o mercado passa, existe a necessidade de mudança de estratégia para que continue a atingir seus objetivos. Portanto, toda a forma de trabalho executado hoje será analisada, com o objetivo de identificar quais serão as mudanças necessárias, o que, como e quando serão colocadas em prática as devidas mudanças.
MISSÃO
Comercializar produtos e serviços com qualidade tecnológica e excelência no atendimento, buscando atender todas as classes sociais, com serviços variados e preços diferenciados.
VISÃO
Ser a melhor empresa do ramo na cidade de Taguatinga, sendo referência de rapidez, bons preços e qualidade.
VALORES
Satisfação plena de nossos clientes, união de nossa equipe, ética e responsabilidade com nosso cliente e com o meio ambiente, promovendo uma política de sustentabilidade.
ETAPA 2
Mercado de cópias e impressões em Taguatinga/DF – Posicionamento atual no marcado
Na região administrativa de Taguatinga/ DF, pode-se observar uma copiadora a cada esquina, pois houve um tempo em que o grande negócio era montar uma copiadora próxima a uma faculdade ou cartório. O baixo investimento estimulava os empreendedores e a receita era suficiente para pagar as despesas, incluindo o aluguel das máquinas. No entanto, com a facilidade oferecida pelas impressoras domésticas que chegaram ao mercado, o panorama se alterou. Já há algum tempo, qualquer usuário com uma multifuncional é capaz de fazer cópias impressas de livros, apostilas e documentos. Reflexos imediatos foram a queda nos preços e a incorporação de novas tecnologias às antigas empresas de cópia que se transformaram em birôs de impressão digital. O portfólio de serviços oferecidos se ampliou: encadernações, plastificação, diagramação, plotagem, impressos especiais, comunicação visual, materiais diferenciados e muitos outros itens podem fazer parte das soluções à disposição dos clientes.
...