ATPS Estatística
Por: Rodrigo Boiatti • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 179 Visualizações
Faculdade Anhanguera Educacional II
Nome RA: Curso/Série
Gabriel Souza 1299100143 Administração - 3º ano
José Roberto 9911155929 Ciências Contábeis – 3º ano
Matheus Fidelis 9572411680 Administração - 3º ano
Rodrigo Boiatti 9025442100 Administração - 3º ano
Disciplina: Estatística
Orientador: Elisângela
Estatística Descritiva
Campinas – 30 de Setembro de 2015
Faculdade Anhanguera Educacional II
Disciplina: Estatística
Orientador: Elisângela
Estatística Descritiva
“A maior barreira para o sucesso é o medo do fracasso”.
Campinas – 30 de Setembro de 2015
Sumário
1. Introdução
2. Etapa 1 – Introdução à Estatística Descritiva
2.1 Passo 1 e 2 – O que é a Estatística Descritiva?
2.2 Passo 3 – Passo realizado com a ferramenta Microsoft Office Excel – Anexo 1
3. Etapa 2 – Estatística Descritiva – Tipos de Medidas
3.1 Passo 1 – Tipos de Medidas de posição e dispersão
3.2 Passo 2 – Utilização de Medidas de Posição e Dispersão na Prática
4. Considerações Finais
5. Referências
1. Introdução
Atualmente utiliza-se vários métodos e ferramentas nas empresas para facilitar o momento da tomada de decisão e também ao realizar algum planejamento estratégico ou traçar algum objetivo coletivo. A estatística em si é uma ferramenta primordial neste ramo devido ela conseguir transformar porções de dados colhidos de uma determinada população (pessoas, por exemplo), em um simples gráfico ou tabela. Será abordado neste trabalho a Estatística Descritiva como forma de análise de dados, para compreendermos como aplica-la na Administração e utilizá-la corretamente. Este trabalho é desenvolvido primeiramente de forma teórica e depois é feito na prática, para conseguirmos entender melhor como funciona.
2. Etapa 1 – Introdução à Estatística Descritiva
2.1 Passo 1 e 2 – O que é a Estatística Descritiva?
A estatística descritiva proporciona apresentarmos dados em tabelas e gráficos, resumindo determinada quantidade de informações através de medidas estatísticas. Todo tipo de conjunto de dados, seja tempo de ligação telefônica, a velocidade de um computador, opinião de pessoas referente à outra pessoa, etc. contém informação sobre algum grupo de indivíduos. Pode-se determinar uma variação de análise de dados a partir das diferenças dos indivíduos. Ela se denomina variável pelo motivo de poder assumir diferentes valores de uma pessoa, caso contrário, seria denominada uma constante.
Esta área da Estatística nos mostra um resumo tirado de uma amostra e demais observações feitas. O seu uso é histórico e foi usado no princípio para gerar dados populacionais e econômicos de um país, e, com o passar do tempo foi expandindo seus conceitos e teorias.
Na administração, a Estatística é essencial para a tomada de decisões, visto que, a mesma nos ajuda a planejar a obtenção de dados realizando uma interpretação destes, analisando-os, e, por fim apresentar os resultados obtidos com maior facilidade. Então, pode-se dizer resumidamente que a Estatística Descritiva converte uma porção de informações/dados que fornece poucas informações ou até mesmo nenhuma informações em tabelas, gráficos e outros elementos que podem influenciar na tomada de decisão de uma empresa.
2.2 Passo 3 – Passo realizado com a ferramenta Microsoft Office Excel – Anexo 1
3. Etapa 2 – Estatística Descritiva – Tipos de Medidas
3.1 Passo 1 – Tipos de Medidas de posição e dispersão
Medidas de posição é uma série de dados que nos orienta quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de frequência. As mais utilizadas são: Média, Média Ponderada, Mediana e Moda, mas existem outras que são utilizadas com menor frequência que também são úteis em alguns casos.
A Média populacional, por exemplo, pode ser calculada somando os valores e dividindo-os pela quantidade de elementos para chegar no resultado. A Mediana, deve-se colocar os valores em rol (ordem crescente/decrescente) e, se a quantidade de elementos for ímpar, o valor da mediana será o número central, caso seja par, deve-se somar os 2 valores centrais e dividi-los por 2 para chegar no resultado. A Moda é simplesmente o valor que aparece com maior frequência (repetidamente) em uma sequência de valores.
As medidas de dispersão fornecem dados que não são visíveis no método comum, elas é utilizada para avaliar o grau de variabilidade ou como o próprio nome diz, dispersão dos valores. Temos como principais: Amplitude Total, Desvio Médio e Variância.
A Amplitude Total é um método fácil de medir a dispersão em um conjunto de observações, fazendo a subtração do maior número menos o menor número, mas este método é limitado, visto que abrange apenas os valores das extremidades, deixando os do centro fora da relação. O Desvio Médio é uma variabilidade absoluta, ou seja, ela mede a variabilidade do conjunto em termos de desvios relacionados à média aritmética, e é uma quantidade não negativa. A Variância é uma medida de variação absoluta, que faz a medição do conjunto em termos de desvios quadrados em relação à média aritmética, e é uma quantidade sempre não negativa.
...