ATPS de Administração
Por: marceloeadriana • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.758 Palavras (12 Páginas) • 224 Visualizações
Introdução
Através da elaboração deste relatório, buscaremos mostrar o que a administração está em todo o lugar da nossa vida, em casa, nas indústrias, no comércio, até na padaria da Sr. Bread, embora não esteja sendo aplicada corretamente, e o objetivo desta ATPS e aplicar todos os conhecimentos da administração para ajudar a Padaria Q Pão do Sr. Bread a sair deste momento de dificuldade em que se encontra. A administração faz parte do nosso cotidiano de tal forma que muitas vezes nem percebemos, afinal, administrar o lar, o tempo pessoal ou salário do mês são tarefas que exemplificam a prática da administração no nosso cotidiano, que se forem bem aplicadas poderemos colher os resultados que uma boa administração é capaz de fazer. Mostraremos aqui o início e a evolução das teorias da administração através dos tempos e como essa evolução através dos séculos se tornou tão importante para nós hoje.
Etapa 01
Administração é o processo de tomar decisões dobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. O que nos permite concluir que administrar é desenvolver uma função sob o comando de outro, de tal maneira e que o trabalho realizado alcance o objetivo esperado. Atualmente administração é a função que faz com que as organizações sejam produtivas e muito mais que eficientes e eficazes. Objetivos e recursos são as palavras-chaves na definição de administração e também de organização. No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma simples ou complexa de administrar as organizações. O desenvolvimento das idéias e teorias a respeito da administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX.
As principais escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções praticas que surgiram no decorrer da historia e seus principais nomes e premissas são: Escola clássica; eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica. A Escola Clássica com conceitos fundamentais de administração é assim denominada por ter sido primeira escola de gestão a surgir e a produzir modelos específicos e dedicados às organizações em geral e às empresas em particular. Os principais integrantes da escola clássica são:
Frederick Winslow Taylor, sua idéias principais: movimento da administração científica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.
Henry Ford desenvolveu a linha de montagem, produtos, peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo produtivo.
Henri Fayol focou suas idéias na administração como processo, com identidade e papel próprios dentro de funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes sobre como administrar.
Max Weber deu ênfase ao modelo de burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.
Gradativamente a trilha da escola clássica se alarga, divide-se e dá origem a outros conceitos e teorias, propiciando o desenvolvimento de muitos outros descendentes como:
Taylor e Ford através de suas idéias deixaram como descendentes todas as ferramentas da administração e aprimoramentos da eficiência, reengenharia, seis sigma, administração enxuta, sistema Toyota de produção, corrente critica, modelo japonês de administração.
Fayol deixou como descendentes os processos de gerenciamento de projetos segundo o guia do PMBOK, papéis e competências gerenciais, ciclo PDCA de Shewhart-Deming.
Os descendentes de Weber: a sociologia das organizações, modelos de organizações formais, novos modelos de organização.
À medida que a sociedade industrial evoluiu os administradores precisaram de ferramentas para enfrentá-la surgindo a escola neoclássica que foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores: Pierre Du Pont e Alfredo Sloan que tiveram como idéias principais a estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.
A Revolução Industrial foi uma mudança na forma de produção de mercadorias ocorrida em meados do século XIX. Com origem na Inglaterra, revolucionou o modo de produção com o uso de máquinas a vapor e transformações no sistema de trabalho da época. O uso de máquinas em grande escala foi implantado na Inglaterra a partir de 1760, teve profunda influência sobre a economia mundial, ocasionando significativas mudanças sociais, políticas e culturais para o homem contemporâneo. A tecnologia tem convertido o mercado de massa em milhões nichos, onde cada minuto que se passa há uma variedade de escolhas em diversos setores. Apenas estamos dando continuidade a mais uma revolução industrial, mas de uma forma muito mais rápida, mais acessível, onde as pessoas independentes da classe que pertence tem acesso à tecnologia atual. Vivemos num mundo de informações de fácil acesso, onde todos têm acesso à mesma, como consequência a exigência tem se tornado cada vez mais rigorosa. Muitos acreditam que estamos passando por mais uma grande revolução industrial, mas tudo tem sido muito natural para a humanidade, à inovação já faz parte do nosso cotidiano.
Considerações finais
A Teoria de Administração foi criada e desenvolvida por grandes nomes como Frederick Winslow Taylor, Henry Ford, Henri Fayol, Max Weber, tendo se desenvolvido e avançado com outros grandes nomes como Pierre Dupont e Alfred Sloan, estas teorias defendidas e colocadas em prática por estes grandes nomes proporcionaram as empresas daquela época condições para poder manter a ordem e não sofrer com um descontrole que ocasionaria grandes prejuízos aos donos de empresas, uma solução que só cresceu e continua crescendo até hoje. O que conhecemos e praticamos hoje é fruto do trabalho dessas pessoas.
Bibliografia:
CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de Administração. Rio de janeiro: Elsevier, 2006.
W OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008.
Internet:
Vídeo: Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0bx5d-jfdrklbiuaelfnzbuuve/edit> Acesso em:
22 abr. 2013.
Etapa 02
Relatório contendo todas as informações desta etapa.
O filme Tempos Modernos, estrelado por Charlie Chaplin famoso comediante da época da Revolução Industrial, mostra a transformação do trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova etapa e demonstrando acima de tudo o quanto as coisas estavam mudando, em relação ao trabalho. Com o surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, fazendo com que o homem deixasse o campo para trabalhar nas grandes indústrias que surgiam, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Através de pessoas como Frederick Taylor, Henry Ford, Henri Fayol, Max Weber entre outros estudiosos dos processos de administração e produção, criou-se novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, e com a utilização destas técnicas as linhas de produção vieram para substituir os processos de produção antigos para novos métodos que evitavam o desperdício de tempo, Por outro lado a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas. O personagem de Chaplin faz uma critica a este sistema, que explorava o trabalhador que se submetia como forma de garantir sua subsistência, tal personagem tenta sobreviver em mundo confuso, moderno e industrializado, é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver, o personagem trabalha em uma fábrica apertando parafusos, junto com outros operários que também realizam uma só função, pois o sistema da época era procurar o homem ideal e especializar este funcionário para realizar uma só função dentro da empresa e essa atividade repetitiva de apertar parafusos faz com que nosso personagem tenha um colapso de estresse, e a partir daí começa a agir de forma enlouquecida querendo apertar tudo que via pela frente como se estivesse vendo em sua frente apenas parafusos.
...