ATPS de estatística
Por: BeaOliveira • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.846 Palavras (12 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - 4° SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DISCIPLINA: ESTATISTICA
PARATY/RJ
2014
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - 4° SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DISCIPLINA: ESTATISTICA
[pic 3]
PARATY/RJ
2014
RESUMO
Estatística é a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------V
- CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATISTICA -----------------------------------------VI
- Conceito --------------------------------------------------------------------------------------VI
- Possibilidades de aplicação de estatística na área de administração -------------VII
- Relatório Final da pesquisa -----------------------------------------------------------------VII
- PLANEJAMENTO DE EXPERIENTES---------------------------------------------------VIII
- Processo de coleta de dados estatístico-------------------------------------------------VIII
- Relatório Parcial da pesquisa -------------------------------------------------------------IX
- TABELAS DE FREQUENCIA---------------------------------------------------------------IX
- Gráfico de coleta utilizando frequência absoluta-----------------------------------------X
- Gráfico de coleta utilizando frequência relativa -----------------------------------------X
- TABELA DA MÉDIA DE DESVIO DAS AMOSTRAS ---------------------------------XI
- Formulas --------------------------------------------------------------------------------------XI
- Estatísticas dos resultados obtidos--------------------------------------------------------XV
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ------------------------------------------------------------------XVI
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS -----------------------------------------------------XIX
1. INTRODUÇÃO
Estatística é a parte da matemática aplicada que se ocupa em obter conclusões a partir de dados observados.
A Estatística é, hoje em dia, um instrumento útil e em alguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos científicos, econômico, social, politico.
A estatística é uma ferramenta matemática meio utilizada em vários setores da sociedade, organizando dados, de pesquisas e apresentando informações claras e objetivo.
Iremos através de uma coleta de dados construir uma tabela de frequência absoluta e frequência relativa de uma variável, ou seja, um estudo de controle de qualidade de empacotamento(peso) de uma marca especifica.
2. CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATISTICA
2.1 CONCEITO
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, assim o objetivo da estatística é a produção da melhor informação a partir dos dados disponibilizados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para assim melhor compreender as situações. Em prática a estatística pode ser uma ferramenta fundamental em várias outras ciências, as organizações modernas estão a cada dia mais dependente dos dados estatísticos para obtenção das informações essenciais e necessárias.
2.2 POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.
Os administradores utilizam a estatística para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, etc. É grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de
desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.
Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atual provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.
2.3 RELATÓRIO FINAL DAS PESQUISAS REALIZADAS
O uso da estatística nos dias de hoje vem da necessidade das análises e avaliações objetivas nas organizações, essas informações que a Estatística traz são diretas, claras, específicas e eficazes tornando as tomadas de decisões mais racionais, pois não podemos tomar decisões corretas sem dados confiáveis. Com o uso da estatística as organizações têm melhor visibilidade de suas metas e objetivos, observando seus pontos fracos e focando atuar na melhoria.
Ainda hoje, no conceito popular apalavra estatística evoca dados numéricos apresentados em quadros ou gráficos, publicados por agências governamentais, referentes a fatos demográficos ou econômicos. A utilização de tabelas e gráficos são frequentes na Estatística, as tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.
...