Adm de materiais e logística
Por: kerlleen • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.983 Palavras (16 Páginas) • 131 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
Centro de Educação a Distância – Polo COTIA
Administração de Materiais e Logística
Trabalho de Administração de materiais e logística apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp. Curso de Administração sob orientação Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira
Camila Suyan Prado Banco RA: 400599
Kerllen da S. Oliveira RA: 398738
POLO COTIA
2015
Sumário
Introdução1
Conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais4
Controle de Estoque5
Classificação de Material5
Aquisição / Compra de Material5
Armazenagem / Almoxarifado 6
Movimentação de Material 6
Inspeção de Recebimento6
Cadastro 6
Responsabilidade e Atribuição da administração de materiais6
Principais Objetivos da administração de materiais e recursos patrimoniais 7
Preço Baixo 7
Alto Giro de Estoques 7
Baixo Custo de Aquisição e Posse 7
Continuidade de Fornecimento 7
Consistência de Qualidade7
Despesas com Pessoal 7
Relações Favoráveis com Fornecedores 8
Aperfeiçoamento de Pessoal 8
Bons Registros 8
SCM 8
Gestão de estoque e compras e sua importância na empresa 9
Estoque 9
Nível de estoques 10
Estoques mínimos 10
Estoque de segurança 11
Estoque intermediário12
Tempo de reposição 12
Compras 12
Etapa 3 – Passo 1 13
Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria-prima 14
Como são classificados e armazenados, os suprimentos, insumos e matéria-prima 15
Conclusão 16
Matéria-Prima 17
Introdução
Vamos mostrar neste trabalho a competitividade dos mercados permitiram que as empresas adoptarem métodos e equipamentos mais eficientes a fim de melhorarem a sua produtividade e a qualidade dos serviços prestados. A logística empresarial fez com que as empresas adquirissem um maior controlo de todas as atividades de movimentação e armazenagem, facilitando assim, a verificação eficiente do fluxo de mercadorias, ou seja, desde o carregamento inicial de materiais de um fornecedor, até à venda do produto fabricado ao consumidor final.
Etapa 1 – Passo 1
[pic 2]Conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais:
A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma determinada empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de
Dois fatores que influenciaram a administração de materiais foram a Revolução Industrial e as grandes guerras mundiais, fiando nitidamente visível a importância dos fatores abastecimento e suprimentos para o sucesso de tais operações e com o passar do tempo, foram ganhando força os estudos voltados para gestão.
A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Adota-se a administração aos meios necessários do suprimento de materiais e ao funcionamento da organização, em tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.
A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques. Assim, suprir antes do momento oportuno acarretará, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização. Por outro lado, a providência do suprimento após esse momento poderá levar a falta do material necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração. Do mesmo modo, o tamanho do Lote de Compra acarreta as mesmas consequências: quantidades além do necessário representam inversões em estoques ociosos, assim como, quantidades acima do necessário podem levar à insuficiência de estoque, o que é prejudicial à eficiência operacional da organização.
Estes dois eventos, tempo oportuno e quantidade necessária, acarretam, se mal planejados, além de custos financeiros indesejáveis, lucros exaltantes, fatores esses decorrentes de quaisquer das situações assinaladas. Da mesma forma, a obtenção de material sem os atributos da qualidade requerida para o uso a que se destina acarreta custos financeiros maiores, retenções ociosas de capital e oportunidades de lucro não realizadas. Isto porque materiais, nestas condições podem implicar em paradas de máquinas, defeitos na fabricação ou no serviço, inutilização de material, compras adicionais, etc.
Os subsistemas da Administração de Materiais, integrados de forma sistêmica, fornecem, portanto, os meios necessários à consecução das quatro condições básicas alinhadas acima, para uma boa Administração de material.
Decompondo esta atividade através da separação e identificação dos seus elementos componentes, encontramos as seguintes subfunções típicas da Administração de Materiais, além de outras mais específicas de organizações mais complexas:
1- Controle de Estoque - subsistema responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de material, compreendendo a análise, a previsão, o controle e o ressuprimento de material. O estoque é necessário para que o processo de produção-venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.
...