Administração
Por: Aline2414 • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
INTRODUÇÃO
A ferramenta como uma atividade estratégica e vital dentro das organizações é a comunicação, pois é um fenômeno que cria ambiente de contato.
Uma organização que investe na comunicação planejada alimenta uma fonte importante para o desenvolvimento de seus negócios; a comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, desenvolve um modelo de comunicação interna estruturado, sistêmico, ágil e permanente dentro das organizações.
O primeiro passo que deve ser dado é conhecer a realidade da empresa e as expectativas das pessoas de qualquer nível hierárquico, entendendo as relevâncias e buscando a compatibilização de interesses, a organização deve envolver as pessoas no processo com critérios, e fazer com que o funcionário sinta a transparência da gestão, o que não significa falar tudo para todos, que acaba, em muitos casos, se tornando o caos.
Dessa forma, o modo como a organização conversa internamente é extremamente importante e também refletem na qualidade das relações e resultados; atualmente as pessoas têm apontado o ambiente de trabalho como fator primordial de gestão e isso significa a valorização do indivíduo, maior transparência e respeitabilidade, ciência das funções e da importância de cada um no processo.
DESENVOLVIMENTO
Na empresa Braskem o principal objetivo é alcançar a excelência em comunicação; antes de divulgar relatório dos resultados, a empresa se reúne para alinhar as principais mensagens e discutir o que se discutir o que se deve ser reforçado entre analistas de mercado e empresa e avaliar eventuais vulnerabilidade e o que se pode ser feito para responder a questionamentos, esse grupo é composto pela diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores, são realizados dois encontros antes do anúncio dos resultados e boletins gerados para seus colaboradores.
A cada dois meses são divulgados revistas sobre a empresa, onde um colaborador da área de comunicação fala com cada uma das áreas da empresa para saber sobre temas importantes, estes são avaliados pela equipe de comunicação, após a aprovação viram textos, é encaminhado ao diretor e por fim enviados a gráfica, essas revistas são compostas de assuntos diversos, como da empresa, de seus colaboradores, negócios e assuntos familiares. A comunicação é de total importância dentro da empresa, pois é através dela que a empresa mantém bases sólidas para enfrentar eventuais problemas; a Braskem busca criar valor a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação, tem como meta perseguir uma agenda positiva de comunicação em todas as suas frentes faz questão de dizer que é necessário tratar todos com respeito, através da comunicação aberta com todos os funcionários.
Apenas um assunto ainda é deixado de lado; a sustentabilidade, a estratégia da petroquímica é estimular a discussão provocando o surgimento do tema em datas que se comemoram o dia da água e do meio ambiente.
Na CPFL, a comunicação é direcionada aos consumidores, através de mensagens na conta de luz, tendo o cuidado de serem mensagens diretas e simples de ser entendida com dicas sobre segurança. Outra atenção especial é dada à imprensa regional, para melhor atender às publicações e rádios regionais, foi criada uma estrutura descentralizada em que os gerentes de operações têm autonomia para se relacionar diretamente com os meios de comunicação locais dão o apoio que os gerentes necessitam para o caso de precisarem, por exemplo: fazer um comunicado que explique a razão de uma interrupção no fornecimento de energia. Para o alinhamento de informações da empresa eles utilizam o programa de Gestão de Stakeholders, ou seja, que compreende a estratégia de relacionamento e as ações de comunicação com públicos estratégicos para a empresa, como colaboradores,
...