Administração
Por: Iaslin Nostorio • 17/3/2016 • Relatório de pesquisa • 577 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
- A administração é o ato de gerenciar pessoas a fim de alcançar objetivos definidos.
- Eficiência- alcançar objetivos com o menor custo; eficácia- é simplesmente alcançar os objetivos, sejam eles de natureza qualitativa ou quantitativa; efetividade- não é apenas alcançar os objetivos, mas também atender as necessidade dos clientes e a expectativa do mercado.
- Nível estratégico- (representado pelo presidente), nível em que o administrador tem de pensar mais a empresa em vez de executar. É importante pois pensa na empresa como um todo integrado.
Nível tático- (representado pela gerencia), é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa. É importante pois atua como multiplicador o que garante a alinhamento estratégico entre todos os níveis.
Nível operacional-(representado pelo supervisor), é responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. É importante pois orienta e dirigi os funcionários que realizam as tarefas.
- Atividades fins- são vinculadas diretamente as “carro-chefe”.
Atividades meio- são as que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins.
- Segundo Katz o administrador deve ter habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Técnicas- compreender e dominar a atividade que realiza.
Humana- saber trabalhar com pessoas e obter resultados por meio delas.
Conceitual- implica a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teoria e abstrações.
- Responsabilidade social é contribuir com a sociedade de maneira positiva e gerir os impactos ambientais e sociais da organização de forma a aumentar e assegurar aq competitividade.
- Integração vertical- todos os processos que ocorrem desde a fabricação a finalização do produto EX. Montadora de automóveis. Integração horizontal- integração de processos para dar conta da demanda, ou seja, a distribuiç
- Uma maneira de subdividir a centralização de um supervisor geral.
- Operações técnicas, comercial, financeira, de segurança, de contabilidade e administrativa.
- A organização significa o ato de estruturar, integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles,enquanto a administração é um todo que envolve o planejamento, a organização,a direção ,a coordenação e o controle de forma interconectada
- A diferença entre Taylor e Fayol é que: Fayol usava uma abordagem de cima para baixo (da direção para a execução) e seu foco principal era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e da disposição de seus órgão componentes (departamentos),E Taylor focava na decomposição na imersão do engenheiro na eliminação o desperdício do esforço físico etc. Taylor elaborou uma teoria focando na produção e Fayol aprimorou essa teoria(similaridade)
- Refere-se aos fenômenos que se podem observar na realidade, tornando, desta forma, algo concreto em situação particular.
- Para terem aplicações práticas nas organizações frente ao paradigma da instabilidade, incerteza e imprevisibilidade.
- Sim
- Porque deve estar capacitado e apto para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento. Além de saber tomar decisões adequadas e desenvolver gerenciamentos qualitativos e adequados nos diversos campos de atuação do administrador.
- Planejar - Demonstra utilidade para traçar metas e obter resultados de forma mais eficaz e aplicada no setor da diretoria.
Organizar - Analisando os recursos humanos, materiais e financeiros faz com que sejam poupados de gastos desnecessários, aplicada em operação comercial.
Comandar - Se mostra útil no setor de produção onde subordinados devem executar as tarefas que são ordenadas.
Coordenar - Aplicada no setor administrativo, coordenando e semeando a funções. Controlar - Útil no controle de produção, traça metas para obter melhores resultados utilizada pela supervisão
...