Administração
Por: Jasmin Silva • 15/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 292 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Introdução
Através de uma simples analise, pode-se afirmar que ir contra os direito do meio ambiente é ir contra a nossa saúde, pois estaria nos afetando diretamente.
Os deveres e obrigações para com o meio ambiente, deveria vim antes dos direitos do meio ambiente. Porque prevenia não só degradações ao ambiente mas também melhoraria a qualidade de vida, com por exemplo, a diminuição de lixos na rua que provoca as enchentes, que propagam doenças.
Texto 1
Como consta na Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e responsabilidade do Estado, onde seu dever é a prestação de serviço, como atendimentos, exames, distribuição de medicamentos.
Esse direito é custeado pelos impostos pagos pela população, o que torna um dever do Estado, não só a prestação de serviços, mas também em oferecer condições de atendimento em hospitais, postos de saúde (UPA), programas de prevenções e medicamentos. Esse atendimento deve ser feito para toda a população necessitada e que garanta tudo que o cidadão necessite.
Texto 2
O direito do meio ambiente, um direito difuso, subjetivo, e de garantia institucional também. Segundo a Constituição Federal é de direito de todos preservarem e defender o meio ambiente. Porém incumbe ao poder público preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover manejos ecológicos das espécies e ecossistemas.
Um pequeno exemplo, mas que causa um grande impacto, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde, são as enchentes, sempre causadas pela própria população local, que faz corretamente sua coleta de lixo, deixando-os espalhados pelas ruas causando o entupimento de bueiros e represando a água suja e proliferando doenças. E é essa mesma população que critica o Estado pela má conservação e limpeza das galerias de esgoto. Ficamos então diante dos dois lados errados da moeda.
...