Administração
Por: Alisson Rocha • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.689 Palavras (19 Páginas) • 502 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE PESSOAS
ARAÇATUBA - SP
2014
EQUIPE:
BRUNO CANTIERI ANTUNES DOS SANTOS – B55DIF-3
FELIPE TELES DA SILVA ARAUJO – B57GGH-5
ANDERSON WILLIAN LOUREIRO CHAVES – B84DIF-1
ERICA ARIELI FRANCISCO DANTAS – B760JJ-1
GUILHERME MARTELLI SIMÃO – B93577-4
GESTÃO DE PESSOAS
Um estudo visando o processo de provimento de recursos humanos na empresa Ótica Visão
Atividades Práticas Supervisionadas. Trabalho apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplina do 4º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob a orientação do professor Francisco.
ARAÇATUBA – SP
2014
1 REVISÃO CONCEITUAL
Nos dias atuais, o conceito de Administração de Recursos Humanos (ARH) passou por uma grande ampliação. Hoje, a ARH é a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas organizações. Assim a ARH requer, a união de duas realidades: empresas e pessoas. Sem empresas e pessoas não haveria condições de se ter a ARH. A Administração de Recursos Humanos está preocupada em fazer com que o relacionamento entre empresas e pessoas seja excelente. Isso significa fazer com que a empresa crie um contexto e um ambiente no qual as pessoas se sintam bem, ao mesmo tempo em que faz com que essas pessoas agreguem valor ao trabalho que executam e permite que a empresa alcance os resultados pretendidos pela sua administração, buscando sempre se atualizar em novas técnicas de RH.
De acordo com (Chiavenato Pag 116) A administração de recursos humanos é uma área de estudos relativamente nova. O profissional de Recursos Humanos é um executivo encontrado nas grandes e medias organizações. Todavia, a ARH é perfeitamente aplicável a qualquer tipo ou tamanho de organização.
Em nível institucional a responsabilidade básica da ARH cabe ao presidente, é ele o responsável pela organização como um todo, já nos níveis de departamentos as reponsabilidades cabem aos executivos de linha que são os gerentes e os chefes dos setores, sendo assim, segundo (CHIAVENATO PAG 120) cada chefe ou gerente responsável pelos recursos humanos alocados em seu órgão-qualquer que ele seja, de linha ou de assessoria, de produção, de vendas, de finanças, de pessoal etc.
A Administração de Recursos Humanos possui um caráter multivariado, Segundo CHIAVENATO PAG 116, a ARH é uma área interdisciplinar: envolvem necessariamente conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, Sociologia Organizacional, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Engenharia de Sistemas, Cibernética etc. De acordo com o mesmo autor, Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto a aspectos internos da organização (abordagem introversiva da ARH) , como as aspectos externos ou ambientais (abordagem extroversiva da ARH)
Segundo CHIAVENATO PAG 120, o que ressalta ainda mais o caráter multivariado e contingencial da ARH é que tanto as organizações como as pessoas são diferentes. Da mesma forma como ocorreram diferenças individuais entre pessoas, ocorreram também diferenças entre organizações, o que faz com que a ARH tenha de, necessariamente, defrontar-se com essas diferenças.
As empresas devem estar bem abastecidas de bons profissionais nessa área, pois são eles que fazem a diferença no desemprenho de seus subordinados, já que eles além de desempenhar suas funções básicas, devem também ensinar e passar conhecimento á seus subordinados. De acordo com LACOMBE PAG 19 alguns administradores acreditam que formar pessoas não é parte de sua atribuição, que isto cabe ao órgão de recursos humanos, Os bons administradores, no entanto, são verdadeiros educadores de seus subordinados e devem agir sempre com imparcialidade e justiça nas decisões que afetam os subordinados.
Nas empresas do século XXI, as comunicações serão intensas e tanto mais eficientes quanto for a qualificação dos administradores. A área de recursos humanos terá de participar intensamente na formulação e na implementação das estratégias da empresa, pois elas dependem cada vez mais das pessoas em todos os níveis. O pessoal dessa área terá de dominar a tecnologia da informação e proporcionar orientações por meio d intranet e dos portais da empresa. LACOMBE PAG 21
Em seu caráter contingencial a ARH depende da situação organizacional: do ambiente, da tecnologia empregada pela organização, das politicas e diretrizes vigentes, da filosofia administrativa preponderante, da concepção existente na organização acerca do homem e de sua natureza e, sobretudo, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis. À medida que mudam esses elementos, muda também a forma de administrar os recursos humanos da organização. CHIAVENATO PAG 117
Para as empresas que queiram buscar sempre o melhor resultado, é preciso investir em treinamento, se acordo dom LACOMBE PAG 20 a empresa devera também, montar programas de âmbito geral para avaliação, capacitação e aperfeiçoamento de pessoal, especialmente no preparo daqueles de alto potencial e, para isso, a atuação do órgão central de recursos humanos é vital.
CHIAVENATO 121 PAG o processos básicos na gestão de pessoas são cinco, a saber: prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar as pessoas. O ciclo da gestão de pessoas se fecha em cinco processos básicos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de pessoas.
GRAFICO PAG 124 CHIAVENATO
Sobre os objetivos da administração de recursos humanos, as empresas devem buscar a eficácia e eficiência através das pessoas, processos motivacionais dentre outros. Segundo CHIAVENATO 125, toda organização tem como um de seus principais objetivos a criação e distribuição de algum produto (como um bem de produção ou de consumo)-ou de algum serviço (como uma atividade especializada). Assim, ao lado dos objetivos organizacionais, a ARH deve também considerar os objetivos pessoais dos parceiros.
...