Administração
Por: viihjustdoit • 8/12/2015 • Trabalho acadêmico • 746 Palavras (3 Páginas) • 175 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Taubaté Unidade 1 - 8° Semestre de Administração
Atividade Prática Supervisionada – Etapas 3 e 4
Gestão da Qualidade
Taubaté
2015
Gestão da Qualidade
Professor Gustavo Bohler
Taubaté
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. QUESTÕES 5
2.1. Conceituar 5S. 5
2.2. Conceituar Kaizen. 5
2.3. Defina Seis Sigma. 5
2.4. Quais as perspectivas estratégicas do Seis Sigma? 5
2.5. Quais as características dos projetos Seis Sigma? 5
2.6. Explicar a equipe Seis Sigma e seus papéis. 5
3. RESOLUÇÃO DO ESTUDO DE CASO “NEGLIGÊNCIA” 6
4. COMPARATIVO ENTRE “ISO” 7
5. CONCLUSÃO 8
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
2. QUESTÕES
2.1. Conceituar 5S.
O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.
Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
2.2. Conceituar Kaizen.
Kaizen é um termo de origem japonesa, que agrega o significado de "melhoria contínua" nos âmbitos do trabalho, família, pessoal e social. Seu propósito sugere o aprimoramento diário e constante das situações, visando sempre o aumento da produtividade, bem como eliminar os processos desnecessários e desperdícios, tanto de tempo, quanto de itens de produção, no ambiente de trabalho, por exemplo. O foco principal do Kaizen é humanizar as relações e com isso implementar sua produtividade.
O método Kaizen visa o bem do Homem e consequentemente suas ações melhoradas, auxiliam nos processos da empresa, na família e no convívio social. Os conceitos desta filosofia são baseados no mote: "Hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje"; e a metodologia aplicada resulta em aplicações concretas e nítido salto qualitativo, com o aumento da lucratividade e diminuição do custo operacional.
O Kaizen é regido por dez mandamentos: Todo desperdício deve ser eliminado; Todos os colaboradores devem se engajar no processo de melhoria; O aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento financeiro alto; Deve ser aplicado em qualquer local/empresa; As melhorias obtidas devem ser divulgadas, como forma de se ter uma comunicação transparente; As ações devem ser focadas no local de maior necessidade; O Kaizen deve ser direcionado de forma que seu objetivo seja unicamente a melhoria dos processos; A priorização na melhoria das pessoas deve ser mais importante.
...