Administração Científica
Por: kelubia • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Graduação em Gestão Financeira
ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
Belo Horizonte
2015
ADMINISTRAÇÃO
Administração científica
Atividades apresentada à disciplina de Administração, como requisito parcial para conclusão do curso.
Belo Horizonte
2015
Administração Científica
A típica e Revolucionária Administração Científica, representada por nomes como Taylor e Zord, continuam servindo de exemplo e sendo adotadas por grandes empresas firmadas no mercado, e para as empresas que ainda estão surgindo. Embora, alguns métodos, utilizados naquela época, não são mais empregados hoje. Quando surgiu a administração cientifica, ela teve este nome vinculado á ciência, para tentar definir os métodos científicos, que tomou o lugar do empirismo. As empresas padeciam de males graves como o desinteresse dos funcionários, a falta de conhecimentos corretos para a adequação do trabalho, e também a falta de planejamento em sua estrutura organizacional. Surgiu daí a necessidade de mudanças e principalmente um melhor planejamento do trabalho nas empresas.
O princípio básico e fundamental da administração cientifica são:
- Planejamento: as empresas deveriam deixar de lado o empirismo e se ater a ciência.
- Preparo: onde os funcionários seriam preparados e treinados para funções especificas, levando em consideração também o preparo dos equipamentos utilizados na produção, maquinarias e ambiente.
- Controle: Controlar os funcionários na produção, através da fiscalização é a execução, que era como as tarefas seriam dividas e executada.
- Execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
Esses princípios se fazem presentes hoje na administração moderna, e a execução cedeu lugar á liderança. Liderança esta, que é fundamental em um mundo empreendedor no qual vivermos, liderar é conduzir, administrar um grupo, alcançado com esta liderança os objetivos de tal instituição. Os lideres são pessoas dinâmicas, flexíveis, aberta a inovações, empreendedores, capazes de se adequar as constantes mudanças num mercado onde as possibilidades são incertas. Ser empreendedor implica em saber a hora certa em que se volte para o tradicional. Isso é, ser flexível é o mercado hoje, necessita de gestores capacitados, competentes, que sejam ora conservador, ora inovador. É o equilíbrio desses dois conceitos é que se chega a eficiência almejada pelas empresas, onde o certo é feito com os recursos a disposição.
Taylor, mesmo em seus estudos afirmava que a eficiência, levava o trabalhador a uma maior produtividade. Foi visando esta produtividade que ele introduziu a ORT as empresas padronizou os métodos especialização do trabalho dentre os tantos outros vários feitos. Até mesmo Ford, que revolucionou a história da administração com a produção em massa e a linha de produção e de qualidade. Todavia apesar dos feitos eles falharam, viam nos trabalhadores, seres vazios, passivos de suas realidades. Na era da administração científica, nunca se produziu tanto. As pessoas (trabalhadores) foram automatizadas, robotizadas e tiveram que se adequar as máquinas. Embora a administração científica tenha sido alvo de críticas, por conter muitas falhas as quais se deveria ser levada em conta, ela é a responsável pelo sucesso de grandes empresas, e seus métodos continuam sendo utilizados, porém com algumas adequações e modificações a nossa época, a do conhecimento. Também as empresas de hoje tem uma maior preocupação com seus funcionários e com a sustentabilidade. Sustentabilidade que no mundo de hoje é a missão das empresas, que apresentam Consórcio por menor, esse diferencial.
...