Administração Mercadológica
Por: Juh Oliveira • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.731 Palavras (19 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1]
ISABEL GONÇALVES
JULIANA DE AZEREDO OLIVEIRA
MAITÊ GOMES BRAGA
ROZILENE FERRARI GEREVINI
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Passo Fundo
2015
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Isabel Gonçalves RA: 4997014962
Juliana de Azeredo Oliveira. RA: 4311784836
Maitê Gomes Braga. RA: 3815667668
Rozilene Ferrari Gerevini RA: 7536602091[1]∗
SUMÁRIO
1 MERCADO E O MARKETING DO SÉCULO XXI
1.1 OS 4PS DE MARKETING
2 COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING
3 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
4 ANÁLISE SWOT DA ENCADERNADORA - GRUPO FOTO SUL
4.1 PLANO DE MARKETING PARA ENCADERNADORA DO GRUPO FOTO SUL
4.1.1 Loja Física versus Loja Virtual
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Introdução: Esta pesquisa acadêmica procura compreender os conceitos da Administração Mercadológica, bem como fazer uma análise de mercado da empresa escolhida, que atua no ramo de fotografia, mais precisamente, em álbuns encadernados. Definindo seu público-alvo, visão, missão e concorrentes. A empresa é real, Grupo Foto Sul Ltda e sua identificação detalhada no corpo deste trabalho.
Para identificarmos os pontos fracos e fortes, internos e externos utilizamos análise SWOT e as estratégias dos 4Ps [Produto, Preço, Praça e Promoção]. Pesquisamos de forma ampla sobre o marketing do século XXI, pois é muito importante estar ciente do que se passa na empresa, mas compreender as necessidades e desejos do consumidor de hoje é outro ponto relevante para que o marketing seja de resultados.
O estudo da Administração Mercadológica auxilia a identificação dos aspectos que precisam de melhoria em uma organização e nos auxilia no que diz respeito à segmentação de mercado para assim conseguirmos elaborar um Plano de Marketing que atendesse a real necessidade da do Grupo Foto Sul, que é a implantação de uma plataforma E-commerce. Para tanto, trouxemos requisitos importantes tanto para quem já tem uma empresa física e quer expandir seus negócios quanto para quem pensa, apenas, em abrir uma empresa virtual.
- MERCADO E O MARKETING DO SÉCULO XXI
De acordo com o pensamento de Kotler, o mundo está cada vez mais rico e informado, as preocupações sociais e ambientais das pessoas estão voltadas ao desejo de ter, ou seja, adquirir bens e serviços. Para o autor o consumidor é mais do que um simples comprador, pois tem preocupações coletivas, ambientais e visa uma sociedade melhor.
Conforme Kotler, a preocupação é como devemos nos relacionar com o mercado de trabalho, na hora da compra pensar além do produto mais barato, é preciso pensar também no que trará o maior benefício para o produto final e o cliente. Neste ponto, o papel do Marketing é essencial para as empresas.
De empresa para empresa, podemos perceber as diferenças no estilo e na maneira de como o marketing é praticado. Na década de 60, o marketing era descritivo e havia três tipos de abordagens, a mercadológica, a institucional e a funcional. A mercadológica explicava os diversos produtos e o comportamento dos consumidores. A institucional tratava a forma que trabalhavam as várias organizações do marketing, como as atacadistas e varejistas. E a abordagem funcional mostrava como as atividades de marketing atuavam no mercado.
Os gestores observavam o marketing pelo ponto de vista administrativo, isso porque, se confrontavam com decisões difíceis, e, portanto, precisavam escolher com cuidado seu público-alvo e por consequência, desenvolver características e benefícios ideais para o produto, definir preço efetivo e decidir sobre a alocação adequada da força de vendas e dos demais orçamentos de marketing. O conceito que se tinha sobre marketing focava apenas nas empresas que buscavam obter lucros. Mais tarde, se percebeu a necessidade e a importância de abordar o marketing para organizações que, além de visar lucros, visam pessoas, como por exemplo, as instituições de ensino e a competitividade por alunos; as feiras que buscam visitantes e as igrejas que buscam fiéis.
Os objetos negociáveis no mercado do século XXI são produtos e serviços. No contexto atual, o marketing é mais amplo, pois pode se realizar o marketing de pessoas, lugares, ideias e experiências. A ideia principal do marketing atual é a administração da demanda. O marketing contemporâneo auxilia as empresas a perceberem a importância da mudança dentro da organização, daquele marketing que era focado no produto para aquele que foca no cliente. Embora essa mudança esteja acontecendo, ainda existem muitas empresas que focam na venda do produto e não na satisfação de seus clientes.
Quando se refere ao marketing as mudanças não param. Deve se levar em consideração que o mundo é globalizado e a tecnologia anda em ritmo acelerado. Contudo, as exigências dos clientes estão maiores, a competitividade está maior e o panorama da economia atual é moldado por duas grandes e poderosas forças: tecnologia e globalização.
Acompanhar as mudanças na velocidade que elas acontecem, ter flexibilidade em mudar e se adequar tornou-se uma vantagem competitiva e somar a isso uma qualidade superior teremos uma empresa de sucesso. Qualidade tem custo, mas nem por isso se desconsidera a possibilidade de vencer com menores preços. A estratégia do preço baixo funciona, mas é preciso ter atenção redobrada, pois uma empresa com preços ainda menores pode entrar no mercado. É preciso que haja uma proporção entre qualidade e serviço, desde que os consumidores percebam que estão comprando com base no valor do produto ou serviço e não somente no preço. As empresas também têm como objetivo vencer com uma grande fatia de mercado. Assim, elas têm mais lucro que a concorrência e maior reconhecimento da marca. Novos clientes tendem a procurar uma marca forte porque transmite maior credibilidade e segurança. Muitos clientes em potencial querem que o produtor mude sua oferta inicial, para incluir características ou serviços mais específicos, então, para ter mais competitividade dentro do mercado, as empresas precisam atender as necessidades e expectativas criadas por seus clientes.
...