Administração científica
Por: c_selmer • 22/8/2017 • Trabalho acadêmico • 5.336 Palavras (22 Páginas) • 240 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
- ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Surgiu no começo do século XX, devido ao grande crescimento após a Revolução Industrial, porem com esse crescimento muito rápido, as empresas ficaram desorganizadas e queriam uma maneira de produzir mais em menos tempo, logo surgiram duas ideias que apesar de serem completamente opostas se juntam para ajudar as empresas atingirem seus objetivos.
- ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Uma das abordagens foi através de Frederick Taylor, com seu primeiro livro “Administração de Oficinas”, publicado em 1903. O qual falava sobre Técnicas de Racionalização do Trabalho Operário, por meio do estudo de Tempo e Movimento, que é basicamente encontrar melhores formas de se realizar uma certa atividade.
Taylor acreditava que o objetivo da administração era fazer o aumento de salários com reduções de custo, que deveriam ser aplicados métodos científicos e processos padronizados para facilitar o trabalho do operário. O ambiente de trabalho deve ser totalmente otimizado sem riscos para o operário e que ajudasse ele a realizar seu serviço, e antes do operário entrar na linha de produção, ele deve receber treinamento especifico na sua área, para que ele possa desenvolver suas atividades com o máximo de eficiência. Esse primeiro conceito de Taylor visava totalmente a melhoria dos meios de produção, através da aplicação de métodos tecnológicos.
Em seu segundo livro chamado “Princípios da Administração Científica”, publicado em 1911, Taylor conclui que a Racionalização do Trabalho deve vir juntamente com uma Estruturação Geral da Empresa. Ele acreditava que as indústrias sofriam com três problemas que eram: A negligencia dos trabalhadores que diziam que a um alto rendimento de trabalho geraria desemprego, os gerentes não conheciam o trabalho dos operários logo não sabiam como era executadas e o tempo de execução das atividades, e as técnicas e métodos de trabalhos não tinha uma uniformidade correta. Para ele todo o operário era irresponsável e vadio e que para ter uma maximização industrial, deveria ser investido na eficiência de cada operário que geraria melhora para toda a empresa.
- ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
A administração, para Taylor, deveria ser estudada como ciência e não com imperícia, o qual qualquer improviso deve dar espaço ao planejamento e deve haver harmonia e cooperação. Taylor inovou ao analisar o trabalho por completo estabelecer formas de se realizar as atividades.
- ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO
Ainda olhando para indústria, Taylor viu que os operários aprendiam mais e melhor quando observavam seu colegas fazendo, porem eles não tinham capacidade de desenvolver uma forma melhor de realizar a atividade, eles ficavam trabalhando incessantemente sem pensar no próprio bem estar ou em uma maneira de facilitar seu trabalho. Então Taylor e seu companheiro de estudo Gilbreth começaram a analisar o trabalho ainda mais profundamente. Eles notaram que cada tarefa tinham uma quantidade excessiva de movimentos e que com alguns ajustes poderiam reduzi-las a movimentos fundamentais. Perceberam que a fadiga era um fator que reduzia a produtividade de um operário, então propuseram a redução de esforços desnecessários. Propuseram também a divisão do trabalho, cada trabalhador deveria se especializar em fazer apenas um tarefa, assim ele alcançaria maior produtividade e qualidade. Definiram o conceito de cargo e tarefa, que toda atividade executada era uma tarefa e o conjunto de tarefas executadas repetidamente era um cargo. Colocaram métodos de incentivos para que o trabalhador realizasse sua atividade com mais animo, implantaram o conceito de “Homo Economicus”, que afirma que todo trabalhador é incentivado por recompensas financeiras, porem falavam que o trabalhador era um indivíduo limitado, mesquinho, preguiçoso e irresponsável. Para ajudar na eficiência de cada operário colocaram condições de trabalho melhores, onde o trabalhador tinha prazer em estar realizando seu serviço. Com a ajuda de Henry Gantt, Taylor descobriu maneiras de atingir o psicológico do operário. Para o aumento da eficiência ele padronizou todos os métodos de trabalho e colocou um supervisor especializado para cada área de produção.
- PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
- Princípio do Planejamento: fazer da administração uma ciência, substituindo o improviso por planejamento.
- Princípio do Preparo: preparar os operário conforme suas facilidades de praticar a atividade.
- Princípio do Controle: supervisores para fazer uma cobrança em cima do trabalho e ver se está sendo executado corretamente.
- Princípio da Execução: dividir o trabalho e as responsabilidades.
- TEORIA CLÁSSICA
Foi proposta primeiramente por Henri Fayol, para ele a administração de uma empresa tinha como fundamento a Estrutura Organizacional, ou seja, a empresa precisa ser dívida em funções. Fayol criou 6 funções básicas que uma empresa deve ter, que são: Funções Administrativas que compreende os princípios gerais administrativos, Funções técnicas que são as produções e serviços prestados pela empresa, Funções Comerciais que são as compras e vendas, Funções Financeiras que são relacionadas a gerencia da empresa, Funções de Segurança que são tudo o que se refere a proteção dos bens e pessoas e Funções Contábeis que são os registros e demonstrações de resultado da empresa. Hoje as pessoas adeptas e esse estilo de administração reformularam essas funções e deixaram mais atualizadas para a atualidade do mercado. Com essas funções bem estabelecidas dentro de uma empresa Fayol acreditava que tudo poderia dar certo. Ele também dizia que uma empresa precisa ser hierárquica, no qual quanto mais a pessoa cresce dentro dela mais atitudes administrativas serão necessárias e quanto mais a pessoa desce na hierarquia menos atitudes administrativas serão necessárias.
- PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Para Fayol tudo na administração deve ser quantificado e analisado. Pensando nisso ele criou 14 princípios básicos para administração que são:
-Divisão do Trabalho: o produto final deve ser divido em várias partes e cada funcionário deve se especializar em uma parte apenas.
-Autoridade e Responsabilidade: todo setor deve ter seu superior e ele deve ser responsável pela produção do mesmo.
-Disciplina: para a organização ser perfeita, todos devem seguir as ordens para atingir as metas propostas.
...