Administração da Produção
Por: 315020501 • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 683 Palavras (3 Páginas) • 553 Visualizações
1. “ ... do túnel, passamos por salas de embarque lotadas, onde grupos de pessoas esperavam ansiosamente a chamada de seus voos já bastante atrasados. Depois, em esteiras rolantes, passamos vagarosamente por outras salas desembarque, igualmente superlotadas de passageiros. Ansiosos para sair da multidão, apressamos o passo, tomando um caminho que passava em frente a cafés, bares e lojas, procurando evitar a comum fila matinal de controle de passaportes. (...) meu próximo destino seria a sala de primeiros socorros.”
No texto acima identifique:
a) Qual a macrooperação?
b) Quais são as microoperações que podem ser identificadas?
c) Qual a importância desta análise para a gestão estratégica de operações?
R. a) Aeroporto.
b) Salas de embarque; esteiras rolantes; estabelecimentos de alimentação; lojas; salas de desembarque; departamento de controle de passaportes; e sala de primeiros socorros.
c) A importância é devido à necessidade de termos um diferencial no mercado, objetivando ser melhor que a concorrência, e para tanto, é preciso combinar os recursos disponíveis para atingir as metas de forma eficaz.
Outro ponto importante é saber onde estão os recursos imprescindíveis e essenciais para que ocorra a produção ou a disponibilização do serviço, a fim de provermos um gerenciamento diferenciado e estratégico.
2. Nas organizações abaixo escreva o modelo de transformação, detalhando o que são:
a) Inputs
b) Processo Predominante
c) Outputs
• Lavanderia
• Universidades
• Igreja
• Restaurante
• Lanchonete
• Cinema
R.
Lavanderia
Universidades
Igreja
Restaurante
Lanchonete
Cinema
3. De acordo com o caso do Hotel Formule 1, classifique os 4v’s e justifique cada escolha.
Formule 1: Cadeia de Hotéis mais Barata
Fornecer acomodações de hotel a preço acessível, que sejam modernas, confortáveis, higiênicas e de qualidade consistente parece ser quase uma contradição. Afinal, hotéis são intensivos em funcionários e precisam enfrentar a variedade demanda pelos consumidores, cada um deles com uma variedade de necessidades e expectativas. Então, seria impossível dirigir uma cadeia de hotéis bem-sucedida sem se transferir aos consumidores o auto custo do contato? Não para o Formule 1, subsidiária do grupo francês Accor, cuja cadeia de hotéis se espalha pela Europa e África do Sul. A cadeia é administrada para oferecer notável valor, adotando dois princípios nem sempre associados às operações de hotel – padronização e uso inovador de tecnologia. Geralmente, os hotéis Formule
...