Administração da Produção I
Por: claudialigia • 17/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 863 Palavras (4 Páginas) • 149 Visualizações
Este portfólio foi elaborado com o auxilio da Diretora Escolar do Centro Educacional SESI nº 176 – Mogi Guaçu com o objetivo de identificar dentro de uma escola todo o processo e técnica da administração da produção.
O Centro Educacional SESI nº 176 – Mogi Guaçu está atuando desde 1964 e oferece seguintes modalidades de ensino:-
• Ensino Fundamental – 9 anos – 1º ao 9º Ano – Educação Integral em Tempo Integral
• Ensino Médio
• Educação de Jovens e Adultos – Ensino à Distância
As orientações que normatizam as práticas escolares estão consubstanciadas no documento: Regimento Comum da Rede Escolar do SESI-SP.
Os recursos de entrada (inputs)/transformação/recursos de saída (outputs)
Input = Alunos em formação no momento do ingresso à educação formal.
Output = Alunos formados e preparados para outras etapas superiores de formação.
Os recursos de input e output são os próprios alunos que são os “elementos” a serem transformados. A escola promove o desenvolvimento integral do estudante, oferecendo uma aprendizagem significativa, com foco na educação de qualidade, integrando-o à sociedade atual, para o pleno exercício da cidadania e preparando-o para o mercado de trabalho, garantindo assim, o processo de ensino e aprendizagem pautados em valores como, respeito mútuo, honestidade, solidariedade, responsabilidade, ética, moral, comprometimento e autoestima que permeiam o processo educacional.
Quais medidas de desempenho são controladas pela empresa;
A avaliação dos alunos é realizada mediante o emprego de instrumentos e técnicas diversificadas, de modo a refletir o desempenho global do educando considerando que há ritmos e processos de aprendizagem diferentes, como também as três dimensões da avaliação: diagnóstica, formativa e classificatória. Também através de avaliação externa, SARESP e ENEM. Os resultados das avaliações servem como elemento de reflexão sobre a própria prática educativa do professor, orientando-o na seleção de intervenções mais adequadas para o avanço do aluno. Esses resultados deverão ser vistos como instrumentos que possibilitam ao aluno tomar consciência de suas dificuldades e também de seus avanços e possibilidades. A avaliação é contínua e não apenas em um momento do processo.
Quais os objetivos de desempenho são contemplados pela empresa;
Os objetivos constituem o ponto de partida para se refletir sobre qual é a formação que se pretende que os alunos obtenham, que a escola deseja proporcionar e tem possibilidades de realizar, sendo, nesse sentido, pontos de referência que devem orientar a atuação educativa em todas as áreas, ao longo da escolaridade obrigatória.
Como é realizado o planejamento da capacidade;
O planejamento da gestão da capacidade é realizada pelo estudo da Projeção anual, sempre no final de cada ano. O estudo começa pela Diretoria de Educação e Cultura do SESI-SP que já estabelece um limite de alunos por sala, no caso, 32 alunos. A partir daí a escola realiza sua projeção com base na classificação dos alunos para abertura de vagas. A escola já atua no limite máximo de sua capacidade física, contando com 20 salas de aulas, 02 laboratórios de informática, 01 laboratório de Física e 01 laboratório de Química/Biologia, biblioteca, refeitório além de uma ampla área de convivência.
Como é realizada a gestão da capacidade - se a empresa adota alguma política de gestão da capacidade; e se adota, qual é a política;
1º Orientação do SESI/SP para ampliação do ensino;
2º Estudo do layout
...