Administração da produção
Por: gabibueno03 • 3/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 253 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
GABRIELA BUENO
Administração da produção e operações
Santo André
2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
GABRIELA BUENO – RA 6238206311
Administração da produção e operações
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera como requisito parcial para aprovação na disciplina administração da produção e operações do bacharelado em Administração de Empresas.
Orientador: Prof.ª Maristela e Alan
Santo André
2017
Administração da produção e operações
A Administração da Produção é o gerenciamento das operações físicas da empresa, se aplica aos ambientes de serviços mão de obra da fábrica.
As principais tarefas da gestão de operações é melhorar o desempenho dos recursos produtivos homens, máquinas, materiais, sistemas de administração, em qualquer unidade econômica.
No intuito de valorizar o serviço produzido os fatores de sucesso neste tema, são:
- Melhoria da qualidade: Almeja aumentar a eficácia e a excelência de atividades e processos de uma organização, para proporcionar benefícios satisfatório à própria empresa e aos clientes.
- Aumento da Produtividade: Produtividade é resultado da divisão da produção na fabrica obtida num determinado tempo pelos fatores trabalho e capital. Quanto mais for produzido num intervalo de tempo, mais produtivo é um trabalhador, uma maquina, um determinado processo, quando comparado a outro.
- Redução de Custo: Corte de gastos e investimentos a meta principal seria a redução de gastos na empresa para não ocasionar problemas futuros.
- Diminuição do Prazo de Entrega: Otimizar o tempo de entrega, para cativar clientes e ter uma boa apresentação de mercado
A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:
[pic 1]
- Estratégia de produção: Para não perder o espaço competitivo no mercado as organizações que encontram – se o mercado cada vez mais competitivo, é primordial que sejam cada dia mais flexíveis referente ao volume de seus produtos.
- Projeto de produtos e serviços: Melhor a de serviços e produtos.
- Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.
- Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta.
- Estudo de tempos e movimentos: ferramenta para melhoria na mão de obra
- Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento.
- Planejamento e controle de projetos
[pic 2]
O processo de produção
Produção é a área onde são desenvolvidos produtos e serviços através dos materiais, informações e clientes a gestão da produção é responsável pela produção de bens e serviços que são disponibilizados ao consumidor.
O processo de produção abrange desde a entrada de recursos que serão transformados, os quais são submetidos ao processo de transformação e os recursos transformadores, até o momento de sua saída dando origem ao produzido final.
As etapas da produção:
[pic 3]
Entrada/ Recursos a serem transformados: são os insumos que serão utilizados para fazer um determinado produto e que sofrerão mudanças por meio do processo produtivo. Os recursos a serem transformados podemos citar:
- Materiais: Matérias-primas e componentes ( aço, matéria etc.)
- Informações: Dados que são projetados em informações que possam ser melhor compreendidas pelo consumidor
- Consumidores: são os serviços que são oferecidos para os consumidores, como prestação de serviço como: médicos, industriais de entretenimento, entre outros.
Recursos transformadores: Mas parte do processo de produção e não são transformados apenas permitem que a transformação aconteça: São exemplos de desses recursos:
- Instalações: prédios, máquinas, equipamentos, terrenos, etc.
- Funcionários: que operam, planejam e administram a produção.
- Conhecimento: Domínio técnico sobre o processo.
Transformação/ Processo produtivo: É do processo que transforma os elementos usados no processo de produção. É onde ocorre a mudança de fato:
- Processamento de materiais: se refere à transformação de suas propriedades físicas, alterando sua composição, forma ou características. O processamento de matérias ocorre nas organizações do tipo manufatura, empresas de mineração, varejo, armazéns, transportadoras, etc.
- Processamento de informação: transforma a informação á venda dos resultados de uma pesquisa de mercado, sua localização, como telecomunicações ou ser referente a sua estocagem, os arquivos de uma biblioteca. Esse tipo de processamento é feito por contadores, advogados, bancos, empresas de pesquisa e marketing, etc.
- Processamento consumidores: Transforma suas propriedades físicas, como um SPA, cabeleireiro. Acomodação dos consumidores, como hotéis. Podem mudar sua localização, por exemplo, serviços de transportes. Podem alterar também seu estado fisiológico, como hospitais e restaurantes ou ainda podem alterar seu estado psicológico como serviços de entretenimento, cinemas, parques.
Saídas/Produto Final: É quando o produto já atingiu a forma necessária ao consumidor.
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
Tipos de operações da produção
A gerência de operações trata das seguintes variáveis presentes no processo de produção:
[pic 7]
- Volume: Um sistema de grande volume de produção possui um alto grau de repetição de tarefas. O que possibilita a especialização de trabalhadores, e a sistematização da produção. O resultado mais importando disto é o custo unitário baixo, devido os custos fixos serem diluídos em um grande número de produtos.
Já em sistemas com baixo volume de produção, existe um número pequeno de funcionários, não havendo grande repetição de tarefas. Isso pode ser mais gratificante para o funcionário, porém é prejudicial à sistematização. Além disso, o custo unitário é bem mais alto, pois é pouco diluído.
...