Administração de Disponibilidades
Por: Jenieger • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 787 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL - JARAGUÁ DO SUL
CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO
[pic 1]
DISCIPLINA: CAPITAL DE GIRO E ANÁLISES
DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS
PROFESSOR: JANE MARLI SPREDEMANN
ADMINISTRAÇÃO DE DISPONIBILIDADES
(CAIXA)
ACADÊMICOS:
Jenifer Rodrigues Eger Ra 9930002254 3° Fase
Julia Soares Ra: 0073598711 2° Fase
Keliane Oliveira Nunes Ra:0049564546 2° Fase
Luan Carlos Barbosa Ra: 0017525156 2° Fase
Stevan Duarte Ra: 1299129496 2° Fase
SEM MEDO DE ERRAR
“Nesta seção, sua tarefa será calcular o ciclo operacional e o ciclo de conversão de caixa da empresa Rosa & Azul, indústria têxtil especializada em roupas infantis com sede na região Sul do país e que atende clientes em todo o território nacional. Como gestor de caixa, que sugestões você apresentaria à administração para redução do ciclo de conversão de caixa? ”
Para isso, você tem as seguintes informações:
- A Rosa & Azul tem vendas anuais de R$ 35.000,00; custo de mercadorias vendidas de 75% das vendas e compras que correspondem a 60% do custo das mercadorias vendidas.
- O prazo médio de produção e estocagem é de 60 dias.
- Ela trabalha com a política de crédito de vender à vista e parcelado para 30, 60 e 90 dias. Mas, o prazo médio para recebimento tem se mantido em 45 dias.
- O prazo médio de pagamento a fornecedores é de 40 dias.
Resolução:
Ciclo operacional = Prazo médio de estocagem + Prazo médio de recebimento
CO = PME + PMR
CO = 60 + 45
CO = 105 Dias
Ciclo de conversão de caixa = Ciclo Operacional - Prazo médio de pagamento
CCC = CO - PMP
CCC = 105 – 40
CCC = 65 Dias
Graficamente podemos representar da seguinte maneira:
[pic 2]
Através do gráfico, conseguimos identificar que a empresa primeiro está pagando os fornecedores para somente depois de 65 dias receber os valores de seus clientes. Ela precisa financiar a sua operação, ter caixa, para manter o seu negócio por 65 dias.
Como gestor de caixa, quais as sugestões que podem ser levadas à administração?
Descasamento de caixa pode ser interpretado através dessa equação que demonstra o quanto de recursos serão utilizados para manter a empresa durante o período que ela não receberá de seus clientes, mas ainda se encontra em situação de cumprir com suas obrigações.
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
A empresa se encontra em boa posição, pois tem condições de honrar com seus compromissos e nesse espaço de tempo pode melhorar essa situação, observe a seção anterior:
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
Reduzindo em 5 dias as necessidades de recursos de financiamento caem para R$ 265,70.
Com relação ao prazo de estocagem, o que pode ser feito?
As iniciativas de otimização do ciclo de caixa devem começar com a redução do prazo médio de estoque. Para tal, é necessário realizar melhorias nos processos de compras e produção, com objetivos de determinar volumes adequados fazendo uma melhor previsão de demanda e, consequentemente, reduzir o nível de estoque. Com isso, é possível reduzir o volume de pagamentos dos fornecedores e escoar mais rápido o que foi produzido, de modo antecipar o fluxo de recebimentos.
Realizar uma campanha do setor de venda e marketing, onde ambos tomem medidas para melhorar as vendas e reduzir tempo de estoque parado. Para que isso aconteça é preciso ter autoconhecimento na empresa, sendo ela do ramo têxtil, identificamos que ela deva investir nas trocas de coleções, ao nos referirmos em investimento falamos em divulgar a marca e promover uma ação de vendas em maior quantidade através de promoções. Um bazar seria uma ótima opção desde que bem divulgado, para que o maior número de pessoas seja atingido. Para diminuir o estoque nas próximas coleções poderia se investir em um único público alva sendo classe alta, média ou baixa, visando apenas um destes.
...