Administração de Materias
Por: Mirrel • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.175 Palavras (9 Páginas) • 181 Visualizações
INTRODUÇÃO
A administração de recursos materiais é de fundamental importância nas organizações, pois através dela é determinado o que, quando , como e quanto comprar ao menor custo, desde a aquisição junto ao fornecedor até a disponibilidade do produto ao consumidor final. Obtendo assim diretrizes para o planejamento, manutenção e controle dos recursos da empresa.
Sendo um dos principais subsistemas da empresa, é composto por algumas atividades como compras, armazenamento, controle e distribuição, e tem a finalidade de assegurar o continuo abastecimento dos materiais necessários para atender a demanda de produção.
Os recursos materiais a serem administrados são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final, podem ser classificados como: matéria-prima, materiais auxiliares, produtos em processo ou produtos acabados.
Assim temos que a administração de materiais é um sistema que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimentos, transporte e manutenção do material de uma organização, tendo como objetivo principal atingir o equilíbrio entre estoque e consumo, evitando perdas e custos desnecessários, que afetam a lucratividade da empresa, a qualidade dos produtos e a satisfação do cliente.
DESENVOLVIMENTO
Administração de Recursos Materiais
A administração de materiais é feita visando colocar os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo, para utilização em todo processo produtivo. A gestão de materiais engloba além do controle de estoques, as atividades de compra, almoxarifado, movimentação e distribuição de materiais. Uma das funções básicas do administrador de materiais é otimizar o uso dos recursos envolvidos na área de logística da empresa, com objetivo de alcançar economia e eficiência.
Recursos materiais são os meios físicos que são utilizados pela organização na produção de seu produto final, podendo ser um produto material ou serviços, sendo assim a administração de materiais é um conjunto de atividades conduzidas em uma organização, visando a maximizar a utilização dos recursos da empresa, isso significa de um modo geral evitar desperdícios.
Dentre as atividades que se destacam e merecem atenção temos:
Compras- Podem ser feitas no mercado interno ou importadas, esse processo envolve fornecedores, contratos, licitações, tomada de preços, pedido de compras, prazos e condições de pagamento, transporte e controle no recebimento de mercadorias. No caso de importações, os compradores deverão conhecer as leis e guias de importação, assim como os processos que envolvem o governo federal mediador das importações. Devem ser escolhidos os fornecedores que melhor se adaptam as necessidades da empresa.
Transporte- Do fornecedor ao espaço físico de estocagem que pode ser interna ou por terceiros. Interna envolve o processo de gerenciamento e distribuição de cargas. Se externa envolve a contratação de transportadoras (rodoviárias, ferroviárias, aeras ou marítimas).
Armazenagem e conservação- Do recebimento de mercadorias, controle de qualidade e fechamento contra o pedido de compra, catalogação dos itens conforme codificação de estoque, armazenagem no local físico (localização) designado para os itens e contabilização dos itens. Deve se adequar o armazenamento de acordo com a demanda, pois armazenamento em excesso pode trazer prejuízos à organização.
Manipulação e controle de estoques- Envolvem os processos de requisição e devolução de itens, seja para fabricação, cosumo ou revenda. O controle de estoque é adotado pelas empresas para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de matérias- primas, mercadorias produzidas e ou vendidas, isso permite otimizar o investimento com estoque, fazer estimativas de vendas, estimativas para pedidos dos fornecedores, estimativas de produção e verificar quais produtos mais vendem e quais menos vendem.
Distribuição- Ao fim de todos os processos de acordo com as ordens de compras recebidas é feito a distribuição dos produtos aos clientes na quantidade e no momento oportuno.
Assim dentro de um processo de produção a administração de materiais precisa coordenar e controlar:
A quantidade- mantendo uma quantidade mínima para suprir a demanda
O tempo- O material deve estar disponível sempre que for necessário
A localização- O material deve estar no local certo, no tempo certo, e na quantidade certa. Por isso a localização deve ser próxima do local de seu uso.
Classificação dos Materiais
A classificação se faz necessária para aperfeiçoamento do controle de estoques através da identificação, codificação e catalogação de todos os itens da empresa. Um sistema de classificação deve ter alguns atributos para ser eficiente tais como:
Abrangência- Abordando aspectos físicos, financeiros e contábeis.
Praticidade- Deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos.
Flexibilidade- É aquela que permite interfaces entre os diversos tipos de classificação de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques.
A classificação de materiais também deve ter alguns princípios como:
Catalogação- arrolamento de todos os itens de material existentes em estoque, permitindo uma ideia geral do conjunto.
Simplificação- Caso exista dois itens de material que sejam empregados para a mesma finalidade, com o mesmo resultado, opta-se pela inclusão no catalago de matérias apenas um deles.
Especificação- Minuciosa do material, possibilitando sua individualização em uma linguagem familiar ao mercado.
Normalização- Estabelecimento de norma técnicas para os itens de materiais entre si, ou para seu emprego com segurança.
Padronização- Uniformização do emprego ou do tipo de material facilita o dialogo com o mercado, facilita o controle, permite a intercambio de sobressalentes ou demais matérias de consumo.
Codificação- Atribuição de uma série de números ou letras a cada item de material, de forma que essa informação, compilada em um único código, represente as características do item.
...