Administração na antiguidade
Por: PSRJ • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.529 Palavras (7 Páginas) • 920 Visualizações
NEAD - UNICENTRO Curso Bacharelado em Administração Pública
Teorias da administração II – Unidade 2 – Atividade1: Envio de arquivo
Professor Paulo
Aluno Paulo
Londrina, 08 de julho de 2015
Unidade 2 - Atividade 1 - Envio de arquivo
Caros acadêmicos!
Vocês deverão fazer um breve resumo sobre a administração e sua presença nas civilizações antigas, desenvolvendo um texto curto no máximo de uma página, relatando a presença da Administração nas sociedades antigas (sumérios, babilônios, chineses etc), e sua presença até os dias de hoje nas sociedades atuais. Poderão ser utilizados livros, artigos ou sites da internet, desde que devidamente referenciados
INTRODUÇÃO:
Na história antiga podemos constatar realizações, descobertas, criações e invenções magníficas para a época, muitas servem como referência e são aproveitadas até hoje.
Isso denota com certeza a utilização de todas as atividades administrativas essenciais, planejamento, organização, liderança, e execução e controle. Sem isso não constataríamos nos resumos abaixo sociedades sofisticadas e complexas com várias camadas e níveis, exércitos enormes e organizados, subdivisões de reinos e impérios para melhor administrar, divisão de funções, documentação e contabilização, criação de códigos de leis e mandamentos, de sistemas monetários, criação de escolas e filosofia, comercio internacional, armazenamento, planejamento logístico, grandes obras consideradas maravilhas da antiguidade onde necessitariam de grande, planejamento, projeto organização e administração pública por longos anos, criação de cidades entre tantas outras coisas que demonstram alto nível administrativo.
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA:
No Egito, a sociedade era heterogênea e se dividia em algumas camadas, cada uma com suas funções bem definidas. O faraó, rei todo-poderoso, dono de todo o território, tido como Deus. Sacerdotes poder espiritual e material, os sábios do Egito. Vizir, geria o império e os nomarcas as províncias, eram os juízes, chefe político e militar. O exercito para defesa e manter a paz. Os escribas para documentar, contabilizar toda sociedade. Os artesãos exclusivos para a nobreza e templos. Os comerciantes, os camponeses a maioria do povo organizados e controlados pelos funcionários do faraó e escravos. No Egito tivemos grandes obras, ciências em geral, sociedade sofisticada. Exemplos pirâmides, agricultura, navegação, matemática, física, astronomia e cultura.
CIVILIZAÇÃ CHINESA:
A China é um imenso país e isolado geograficamente o que dificultou a de muitas de suas descobertas e invenções, A civilização chinesa é antiquíssima, rica em especiarias.
Muito evoluídos na agricultura, Desde 1500 a.C., já era organizada em um reino. No (século III a.C.) surgiram vários Centros Escolares de filosofia e história da China e formaram Confúcio, Lao-Tsé, etc.... Surgiram indústrias de tecelagem, da seda e artesanatos, mas seu ponto culminante foi a porcelana. Construiram as muralhas.
CIVILIZAÇÃO MESOPOTAMICA:
Mesopotâmia em 4000 a.C. pelo invento da escrita cuneiforme é origem da História.
Região fértil e rica da Ásia, na planície dos os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque. Onde já viveram os sumérios, os babilônios e vários outros menos significativos.
Os Sumérios por volta de 3000 a.C se estabeleceram ao sul próximo ao golfo Pérsico. Fundaram várias cidades-estados com governo próprio, como Uruk, Lagash, Nippur e Ur a mais importante. Era governadas por um intermediador aos os deuses (Pafesi) junto com um sacerdote. Após constantes lutas o rei Sargão I conseguiu a unificação e surgiu o reino Sumério, Após a morte de Sargão I decairam foram dominados.
Os Babilônios no século XVIII a.C., após muitas guerras entre os invasores Amoritas e várias cidades estado, foi unificada pelo rei Hamurabi que formou o império da babilônico, firmou a capital e criou o código Hamurabi ou lei de Talião que determinava penas equivalentes aos prejuízos oriundos de delitos, falhas ou acidentes. Ergueu o zigurate de Babel citado na Bíblia. Nesse período houve muito crescimento e prosperidade. Após sua morte houve a decadência, invasões de vários povoe culminando com a ascenção dos Assírios em 1300 a.C.. Em 612 a.C. Com a retomada do caldeu Nabucodonosor tiveram muitas conquistas militares expandindo o império e construíram grandes obras públicas como templos, palácios, muralhas e os Jardins Suspensos da Babilônia. Foram muito desenvolvidos em artes, esculturas, arquitetura, agricultura, irrigações e na arte da guerra. Com a morte de Nabucodonosor foi conquistada pelo rei Ciro I da Pérsia em 539 a.C..
POVO HEBREU:
A principal fonte para os estudos desse povo é a Bíblia, começou com Abraão, chefe de uma tribo de pastores seminômades que deixou a cidade de Ur na Mesopotâmia e se estabelecer na terra de Canaã, na costa oriental do Mediterrâneo (atual Israel).
Ao contrário dos outros povos eram monoteístas. Foi sucedido pelo seu filho Isaac e posteriormente a Jacó seu neto que teve o nome alterado para Israel (Sendo os três patriarcas). A conquista definitiva de Canaã só ocorreu no século XIII a.C., quando Moisés saiu da escravidão do Egito com todo o povo em 1250 a.C e na sequência foram escritos os 10 mandamentos. Após a morte de Moisés, liderados por Josué, venceram vários vizinhos próximos e se tornaram o país de Israel. Tiveram vários lideres chamados de Juízes sempre assessorados por profetas sempre viveram em guerras com muitas vitórias e exércitos bem organizados. Quando se tornaram monárquicos, principalmente com os Reis Davi e seu filho e sucessor Salomão que viveram períodos mais gloriosos. Davi grande guerreiro estabeleceu definitivamente o reino de Israel e sua capital Jerusalém, Salomão grande escritor e compositor, mandou construir palácios, fortificações e o Templo de Jerusalém e para isso importou muitos materiais.
...