Administraçõa
Por: luciaraalves • 11/4/2015 • Monografia • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 259 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – UNIDADE PIRITUBA
Carlile Scarabel
Cristina Nerci de Andrade
Elaine Cristina Nunes
Francis de Queiroz Lima
Luciara Alves da Silva
Maria Daiane Castellari
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
São Paulo, 27 de Setembro de 2014.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – UNIDADE PIRITUBA
Carlile Scarabel RA 3715658168
Cristina Nerci de Andrade R.A: 3721675084
Elaine Cristina Nunes RA 4200055448
Francis de Queiroz Lima RA 3726693219
Luciara Alves da Silva R.A 3786795757
Maria Daiane Castellari RA 3715680799
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O trabalho apresentado da disciplina Administração e Gestão de Pessoas com pré-requisito para aprovação sob avaliação da Professora Suellen Freitas
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ETAPA 1
1. CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS
1.1 FILME TEMPOS MODERNOS
1.2 GESTÃO DE PESSOAS ERA INDUSTRIAL X MERCADO ATUAL
ETAPA 2
2. BREVE LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA EMPRESA.
2.1 QUESTÕES PARA AVALIAR O MODELO DE GESTÃO UTILIZADO NA EMPRESA.
ETAPAS 3 E 4
3. MODELO DE PLANO DE PROJETO ORIENTADO PELO ESCOPO.
3.1 PLANO DE ACÃO 10
CONCLUSÃO
Introdução
Com a globalização da economia, os avanços tecnológicos e a concorrência, ocorrem constantes mudanças nas empresas, com isso existe a necessidade de reavaliar alguns conceitos da administração de pessoas, as organizações estão sempre buscando ferramentas de gestão mais eficientes, visando gerir melhor o seu capital intelectual, deste modo o AERH (Administração Estratégica de Recursos Humanos) tornou-se parte essencial dentro da organização, participando diretamente das estratégias e contribuindo com desempenho de suas equipes, buscando maior eficiência e eficácia nas ações tomadas nos níveis Tático e Operacional.
Este trabalho tem o intuito de demostrar algumas ferramentas da Gestão de pessoas e inseri-las na rotina de trabalho da organização bem como os meios que se utiliza para o aumento dos níveis de motivação no trabalho por parte dos Colaboradores.
Falar sobre o que é o assunto do trabalho, chamar a pessoa para a leitura.
1.1Objetivo
1.2 Objetivo específico do trabalho
1.3 Justificativa
II- Referencial Teórico (referencia de uma teoria)
“Segundo o autor tal, em uma sociedade”. Chiavenato, Idalberto
2.1 Gestão de Pessoas
2.1.1 Recrutamento
2.1.2 Seleção
Etapa 1
1. Conceito de Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas é a administração dos Recursos Humanos, através de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas pela empresa para potencializar o capital humano.
Para que haja sucesso na Gestão, as pessoas envolvidas devem ser devidamente avaliadas e conscientizadas do seu papel na organização, afinal as empresas dependem diretamente das pessoas e vise versa, por isso é preciso que haja interação entre as partes, o bom gestor deve perceber cada indivíduo, para que ele possa ser destinado ao setor ou ambiente correto, de acordo com suas pretensões e habilidades, os fatores culturais também são levados em conta.
A principal função da Gestão de pessoas é capacitar esses indivíduos para torna-los mais lucrativos para organização, promovendo assim maior competitividade, contribuindo para alcançar os objetivos e realizar a missão, satisfação dos colaboradores, motivados e treinados, com melhor qualidade de vida, saber administrar as mudanças e manter as políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
Os três aspectos fundamentais da Gestão de Pessoas:
- Pessoas como seres humanos: as habilidades, personalidade, cultura, atitudes, conhecimentos.
- Pessoas como Ativadores inteligentes de recursos organizacionais: os talentos, criatividade, inovação e capacidade de renovação.
- Pessoas como parceiras da organização: que investem seu tempo, conhecimento e esforços em busca de retornos financeiros e pessoais, como reconhecimento profissional.
Existem seis processos básicos da Gestão de Pessoas, são eles:
- Agregar Pessoas: contratar novos funcionários, de acordo com a necessidade da organização;
- Aplicar Pessoas: resignar as tarefas de acordo com o cargo e acompanhar seu desempenho e avaliar se está de acordo com o que a empresa necessita do momento;
- Recompensar Pessoas: satisfazendo suas necessidades e incentivando-as, por meio financeiros, por exemplo, PLR;
- Desenvolver Pessoas: promover o desenvolvimento pessoal e profissional, através de treinamentos e promoções, como é o caso das organizações que fazem plano de carreira, visto por muitas pessoas como um diferencial positivo para trabalhar;
- Manter Pessoas: proporcionar aos colaboradores um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades propostas, com as ferramentas adequadas e também com segurança e conforto;
- Monitorar Pessoas: ter o Feedback das pessoas e sua atividades, verificar seus resultados, através de indicadores de desempenho e bancos de dados.
1.1 Filme Tempos Modernos
Mostra a realidade após a crise 1929, quando houve a quebra da bolsa de valores de Nova York, que consequentemente se espalhou por vários Países, com quem mantinham relações comerciais, causando desemprego, fome e miséria.
O modelo de Gestão retratado no Filme desumanizado e Capitalista, onde a única coisa que importava era produção, o objetivo da organização era produzir mais rápido e em maior quantidade, não importava o quanto do ser humano seria cobrado, nem seus sentimentos e necessidades mais simples, como se alimentar ou descansar, exemplos mostrado através da invenção da “máquina de alimentar”, que supostamente evitaria perda de tempo para comer, e o aumento da velocidade de produção sem aumentar o número de pessoas. O capital intelectual não era levado em conta, às pessoas não eram ouvidas, somente uma pessoa controlava tudo, forma clara de centralização de poder.
...