Administraçao
Por: krn30 • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.940 Palavras (8 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
2.1. GESTÃO DE PROJETOS.....................................................................................4
2.2. ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGISTÍCA.............................................6
2.3. EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO..............................................7
3. CONCLUSÃO........................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
Esta produção textual está baseada em uma pesquisa bibliográfica dos assuntos abordados nas disciplinas estudadas no sétimo semestre, buscando aprofundar os conhecimentos em Gestão de projeto, Administração de produção e Logística e Empreendedorismo e Plano de Negócios. Essa pesquisa bibliográfica está relacionada á estratégia empresarial, tomada de decisões, intervenção em negócio e uso de um sistema de inteligência em um mercado tendo como estudo de caso a reportagem ”Dupla triplica ganhos vendendo bilhetes aéreos a quem voa pela primeira vez.” Serão abordados assuntos como: planejamento, análise de mercado, como o empreendedor e intraempreendedor devem tomar ações para operacionalizar uma oportunidade de negócio. Como analisar o mercado e o plano de negócio para uma possível expansão da empresa e a importância do projeto para uma empresa, a importância do gestor suas competências e o conhecimento das nove áreas de gestão mostrando porque essa ferramenta diminui os riscos e os custos no gerenciamento e execução de uma obra.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. GESTÃO DE PROJETOS
Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Gerenciar um projeto envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e atividades de controle.
Os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos:
- Processos de Iniciação – A primeira etapa consiste da elaboração da formulação estratégica, em que é definida a identidade organizacional (Negócio, Missão, Visão, Vantagem Competitiva, Crenças e valores) e são feitas análises dos ambientes externo e interno. Esta etapa conduz a empresa a organizar suas estratégias globais e a desenvolver um senso explícito de direção estratégica.
- Processos de Planejamento – A segunda etapa consiste da implementação da estratégia definida. Nessa etapa, é essencial a adoção de um sistema de gestão integrado, que reúna as informações necessárias ao alcance dos resultados planejados.
- Processos de Execução – A terceira etapa consiste em integrar as pessoas e os outros recursos para realização do projeto.
- Processos de Monitoramento e Controle – A quarta etapa mede e monitora regularmente o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas quando necessário para atender aos objetivos do projeto.
- Processo de Encerramento: A quinta e última fase formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado e conduz o projeto ou uma fase do projeto a um final ordenado. É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros).
Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender os requisitos do projeto. Divididos em nove áreas:
- Gerenciamento da integração: São as negociações das divergências entre os objetivos e as alternativas do projeto com a finalidade de atingir ou exceder as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas.
- Gerenciamento do Escopo: O gerenciamento do que vai ser produzido, iniciação, definição do eu vai ser posto no projeto.
- Gerenciamento do Prazo: É coordenação do tempo a ser cumprido conforme cronograma. Definição, ordenação e estimativa de duração das atividades, e de elaboração e controle de prazo.
- Gerenciamento do Custo: Viabilização do projeto dentro do orçamento aprovado. Planejamento de recursos, e estimativa, orçamento e controle de custos.
- Gerenciamento da Qualidade do Projeto: Garantia se os produtos serão aceitos no mercado. Controle de qualidade.
- Gerenciamento dos Recursos Humanos: Aproveitamento das pessoas envolvidas no processo. Consiste de planejamento organizacional, alocação de pessoal e desenvolvimento de equipe.
- Gerenciamento da Comunicação: É a coleta, disseminação, armazenamento e disposição final das informações do projeto. Consiste do planejamento da comunicação, distribuição da informação, relatório de acompanhamento e encerramento administrativo.
- Gerenciamento do Risco: Consiste na identificação, quantificação, tratamento e controle de tratamento de riscos.
- Gerenciamento das Contratações e Suprimentos (Aquisições): Obtenção de bens e serviços externos à organização. Seleção de fornecedores, e administração e encerramento de contratos.
2.2. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
De maneira geral, estudar os fatores que influenciam a decisão da localização de uma organização permite compreender os custos e as receitas que um determinado empreendimento pode estar sujeito, o que por tabela determina a capacidade de sobrevivência e o grau de competitividade desta organização. Uma boa localização tem influência direta na capacidade competitiva da empresa. O problema locacional para as organizações tem natureza dinâmica, ou seja, a decisão locacional deve ser constantemente revisada e alterada caso necessário, pois ao longo do tempo pode ocorrer a necessidade de expandir ou subcontratar.
...