Análise Econômica
Por: Natalia Gonçalves • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Análise econômica
Nome Fantasia: Grendene
Razão Social: Grendene S/A
Endereço: AV. PIMENTEL GOMES, 214 - 62040-125 - SOBRAL , CE
Número de funcionários: Aproximadamente 22 mil funcionários ativos
Faturamento Anual: Aproximadamente 2,3 bilhões
lucro liquido :490,2 milhões
Ano de fundação: 25 de fevereiro1971
Tipo de capital: Aberto
Forma jurídica: S/A
produtos: Calçados
Produção: 250.000 milhões de pares ao Ano
Tamanho da empresa: A Grendene se trata de uma Multinacional presente em 90 países
Setor produtivo
O Setor produtivo da empresa em questão é o secundário, pois se trata de uma industria de transformação, onde se transforma um conjunto de matérias –primas em produtos que atendam o consumidor final .
Fatores De Produção: Terra, Capital e Trabalho
Terra - Trata-se do espaço físico onde a empresa exerce suas atividades, neste caso são 13 fabricas de calçados e estão distribuídas no estado do Ceará, Fortaleza, Rio grande do Sul e no estado da Bahia.
Capital: que são os equipamentos automatizados, as máquinas de produção, e os investimentos em novas tecnologias.
Trabalho : Trata - se da mão de obra qualificada e não qualificada exercida por ambos os sexos
Mercado de venda : A empresa vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e via subsidiarias no exterior .
Tipo De Mercado: O empresa esta posicionada no mercado como um oligopólio de concorrência imperfeita, pois no oligopólio diversos fornecedores detém uma grande parcela do mercado, e são sensíveis a mudanças de preço no mercado, representando uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita.
Matéria Prima : Estireno Vinil Acetato (EVA) utilizada no processo produtivo da companhia;
Polivinilcloreto, matéria prima produzida pela companhia a partir de resina e utilizada no processo produtivo de calçados.
A Grendene é uma empresa de capital aberto, foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso , como Melissa Grendha, Ilhabela, Zaxy, Rider entre outras.
A Grendene é totalmente integrada, com capacidade instalada de 250 milhões de pares/ano em suas seis unidades industriais compostas por 13 fabricas de calçados, matrizaria e fabrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados; com uma logística de distribuição que atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não tradicionais em todo o território nacional e no exterior
As unidades industriais estão distribuídas no estado do Ceará, Fortaleza, Rio grande do Sul e no estado da Bahia.
...