Análise Geostratégica
Por: Fábio Cardoso Tavares • 27/6/2017 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Analise Geoestratégica
Para o plano de internacionalização, devemos considerar os riscos do comércio internacional com base em uma analise geoestratégica, para assim obtermos planos de ação com possíveis precauções.
[pic 1]
Risco País: Possibilidade de o exportador sofrer perdas sob eventos que não estão ao seu controle, tendo como exemplo uma revolta, crise política ou até mesmo delimitações comercias entre os países.( Minervini, 2012)
Risco Cambial: Quando é uma desvalorização da moeda tida como referência contra a moeda usada no momento de pagamento da mercadoria.(Minervini, 2012)
Risco Intercultural: Diretamente ligado a diferenças culturais, como estilo de negociação, praticas éticas, aceitação do produto havendo ou não a necessidade de adaptação.
Rico Comercial: Possível não pagamento do produto por parte do importador, parceiros mal promovidos, intensidade competitiva e estratégias mal implementadas.
Fazendo referência aos riscos de internacionalização visando os Estado Unidos como mercado alvo para exportação:
Risco País: Os EUA estão com seu processo de eleição presidencialista eminentes, podendo o novo presidente adotar uma política mais protecionista, fazendo assim delimitações comerciais.
Risco Cambial: No atual momento de crise no Brasil, temos um imprevisível comportamento cambial, podendo ocasionar em um decréscimo do real em relação ao dólar .
Risco Intercultural: Podendo haver problemas culturais quanto a forma de negociação pois culturalmente os dois países divergente na cultura de negociação, também há o risco da não aceitação do produto no país oriundos da não absorção do produto pelo mercado.
Risco Comercial: Há a possibilidade de os parceiros escolhidos não conseguirem promover o produto da forma deseja, causando falhas na estratégia criada e implementada.
...